Topo
pesquisar
Em 11/11/2019 11h24, atualizado em 11/11/2019 12h11

Enem 2019: provas do segundo dia exigiram mais dos participantes

Notícias

Domingo foi marcado por questões objetivas de Ciências da Natureza e Matemática. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terminou ontem, 10 de novembro, com as provas de Ciências da Natureza e Matemática. O segundo dia de provas exigiu um conhecimento mais profundo dos estudantes sobre os temas vistos no ensino médio, o que tornou o Enem 2019 mais difícil do que os últimos anos. 

Dê sua opinião: qual foi a prova mais difícil do Enem 2019?

Como principal formar de entrar no ensino superior público do país, o Enem deixou de ser apenas uma prova avaliadora do ensino médio e passou a exigir mais dos estudantes. Segundo o gerente de inteligência educacional e avaliações do Sistema Poliedro, Fernando da Espiritu Santo, o exame está se aproximando mais dos grandes vestibulares e seu conteúdo voltou-se para a seleção dos melhores candidatos. 

Domínio de Conteúdo e Exigência de Cálculos 

Dominar o conteúdo foi importante para a resolução dos cálculos que os estudantes tiveram que fazer para chegar até as alternativas corretas. Segundo o diretor do curso Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, as contas trouxeram dificuldades para os participantes porque não foi possível usar calculadora e os números apresentados eram mais complexos para se calcular de cabeça. "A operacionalização das questões era difícil de fazer no contexto de uma prova de 90 questões em 5 horas", destaca. 

  • Matemática

A prova de Matemática seguiu o histórico das outras edições, mas os cálculos exigiram mais dos participantes, além da interpretação dos enunciados. Os temas mais difíceis de Matemática neste Enem foram:

Probabilidade
Estatística
Análise combinatória
Logaritmos 
Função Trigonométrica

Probabilidade foi um dos assuntos de Matemática no Enem 2019
  • Ciências da Natureza

A prova de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) exigiu uma boa base escolar dos estudantes. Química foi considerada a disciplina mais pesada das três matérias desta área do conhecimento, cobrando um conhecimento amplo do que conteúdo visto durante todo o ensino médio. Fernando chama a atenção para a retomada da cobrança de modelos atômicos, algo que não estava presente nos Enem dos últimos anos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cálculos também apareceram em maior complexidade na prova de Física. O foco conteudista deste Enem veio em abordagens de assuntos como decomposição de forças, algo que é mais presente em vestibulares do que no exame. 

Já Biologia aproximou a disciplina ao cotidiano dos estudantes com temas como imunologia, importância da vacinadescarte de medicamentos e alternativas para controle de pragas. Apesar de uma prova clássica, professores consideraram esta edição mais difícil do que o normal. 

Enem aborda o uso da vacina na prova de Biologia

Como foi o Enem 2019

O Enem 2019 começou no dia 3 de novembro, domingo em que foram aplicadas 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 sobre Ciências Humanas e a Redação com o tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". As provas tiveram continuidade ontem (10), sendo realizadas 45 questões de Ciências da Natureza e mais 45 de Matemática. 

O Gabarito Oficial será divulgado na próxima quarta-feira, 13 de novembro. O resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020

Correção Comentada

Que tal tirar suas dúvidas sobre os cálculos das provas de Ciências da Natureza e Matemática, conferir o gabarito extraoficial e ver quantas questões você acertou? Confira a Correção Comentada do Brasil Escola e fique por dentro da resolução feita pelo Oficina do Estudante. 

A correção do primeiro dia do Enem 2019 e o comentário da redação também estão disponíveis no Brasil Escola. Ainda com dúvidas sobre o exame? Acesse nosso especial sobre o exame!

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola