O Enem é dividido em quatro áreas de conhecimento e uma redação. Matemática é a única disciplina com 45 questões objetivas, ou seja, uma prova exclusiva para ela.
Pensando na média geral do Enem, se o estudante fechar a prova de matemática, já garante cerca de 20% da pontuação. Isso significa que ter boa nota nessa disciplina pode, sim, fazer muita diferença na sua aprovação, independente do curso que você escolheu.
Mas, e como se preparar para a prova de matemática do Enem? Como estudar? E, por fim, como alcançar nota máxima? Pedro Itallo, professor do Brasil Escola, dá dicas fundamentais para que isso aconteça. Anote!
Tópicos deste artigo
1º passo
Para começar, é necessário montar um cronograma de estudos específico para matemática, com os conteúdos que você vai estudar, os horários e de que forma (livros, apostilas, internet, etc).
Veja: como montar um plano de estudos para o Enem
Mas, nada de estudar todos os temas da matemática; ao contrário, primeiro é necessário checar quais assuntos têm mais chance de cair na prova. Números complexos, por exemplo, é um tema que praticamente não é abordado no Enem.
Sendo assim, confira quais conteúdos de matemática que mais caem no Enem, investigue na internet, analise provas anteriores e foque nos conteúdos que valem a pena estudar.
2º passo
É importante estudar a teoria da matemática. Um tema recorrente no Enem, por exemplo, é função de segundo grau. Então, pegue o seu livro ou assista a videoaulas para entender o assunto.
Em seguida, a sugestão é fazer exercícios.
Resolva exercícios sobre função do segundo grau
Outra dica valiosa é fazer mapas mentais ou flash cards, os quais ajudam a visualizar rapidamente tudo o que você precisa saber sobre determinado tema. Por fim, faça mais e mais exercícios para treinar bastante.
Anote a fórmula de sucesso: teoria + exercícios resolvidos + flash cards
3º passo
Faça provas anteriores de matemática do Enem. No Brasil Escola é possível fazer o download das provas do Enem de 2009 a 2018.
A dica é ler as questões e identificar o nível de cada uma delas: se fácil, média ou difícil. Em seguida, resolver aquelas que considera mais rápidas de serem feitas e deixar as mais trabalhosas para o final.
Atenção: gaste no máximo duas horas para fazer a prova de matemática do Enem. Não se esqueça que, no mesmo dia, você terá testes de Ciências da Natureza e precisa deixar tempo para esta área de conhecimento.
Confira: passo a passo para resolver a prova de matemática no Enem
Na prática, o ideal é simular a prova de matemática do Enem. Para isso, faça o Simulado Enem do Brasil Escola. Ele possui um cronômetro e dá para pausá-lo. No final, um resultado é mostrado com as questões certas e erradas.
Mande bem em Matemática Básica
Há assuntos da matemática básica que são abordados com frequência nas provas do Enem. Geralmente, são questões consideradas fáceis ou médias; o que siginifica que, se você acertá-las, garante que a pontuação na disciplina chegue a, pelo menos, 700 pontos.
Entre os principais assuntos, destaca-se razão e proporção, que, embora seja um conteúdo extenso, sempre cai nas provas de matemática do Enem. Fique de olho!
Quer detonar na prova? Então, a dica é dominar os temas abaixo da matemática básica. Saiba quais são:
- Sistema numérico
- Operações básicas (multiplicação, divisão, adição, subtração, razão, fração)
- Notação científica
- Critérios de divisibilidade
- Números primos (até o 100)
- MMC e MDC
- Transformações de unidade de medida
- Razão e proporção (diretamente e inversamente proporcional, escala, densidade, velocidade média e regra de 3.
- Sistemas lineares
- Produtos notáveis