Topo
pesquisar
Em 08/11/2019 09h00, atualizado em 08/11/2019 13h41

Professores dão dicas para mandar bem na prova de Física do Enem 2019

Notícias

Eles também citam temas que mais caem, como ondulatória, circuitos elétricos, Leis de Newton, formas de energia e outros Por Silvia Tancredi
PUBLICIDADE

A disciplina de Física faz parte da prova de Ciências da Natureza do Enem 2019, que será aplicada no próximo domingo, 10 de novembro. Mas, o que esperar da prova dessa matéria? Quais temas têm mais chance de cair?

Para entender um pouco mais do estilo da prova que espera mais de 5 milhões de estudantes, o Brasil Escola conversou com o professor de Física e coordenador do Curso Poliedro de Campinas (SP), Vitor Ricci, e com o professor de física do Brasil Escola, Rafael Helerbrock.

Assim como a prova de matemática, a de física costuma deixar alguns alunos que não têm muita intimidade com a área de exatas um pouco apreensivos, porque eles sabem que vão encontrar cálculos. Mas, para mandar bem no exame é preciso decorar fórmulas? Segundo Helerbrock, essa não é a ideia.

“O Enem meio que é avesso a decorar fórmulas, ele gosta mais do raciocínio e da resolução de situações-problema". (Rafael Helerbrock)

Ricci acredita que a prova de física do Enem 2019 deve ter questões fáceis, médias e difíceis. Para ele, o Enem precisa desse equilíbrio para a Teoria de Resposta ao Item (TRI) funcionar. "A TRI não olha só para o número bruto de acertos, mas a coerência da prova do candidato", explica Vitor.

Entenda a Teoria de Resposta ao Item

O professor do Poliedro também recomenda não ficar "batendo cabeça" em uma questão difícil. A recomendação é resolver primeiro as fáceis, depois as médias e, apenas no final, as difíceis. Geralmente, a prova de Ciências da Natureza possui 15 questões de física, mas algumas podem ser interdisciplinares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra dica dada por Vitor Ricci, que também vale para as demais provas, é interpretar bem as perguntas e controlar a ansiedade. O Enem é uma prova de interpretação de texto, de tabela, gráficos, figuras e simbolismos matemáticos. A ansiedade e o nervosismo podem atrapalhar a interpretar corretamente as questões.

"É muito importante que o participante preste atenção no enunciado, grife as palavras-chaves e informações essenciais para a resolução da questão". (Vitor Ricci)

O que pode ser cobrado na prova de biologia do Enem 2019

Professor lista temas de química que têm chance de cair na prova do Enem 2019

Temas

Questão de física do Enem 2018

Ao analisar as provas de física do Enem dos últimos 10 anos, o professor Vitor Ricci percebeu que ondulatória e circuitos elétricos são temas que caem com bastante frequência. Então anote o que é importante revisar sobre esses assuntos:

    • Saber trabalhar com a equação fundamental da ondulatória (v=λ.f);
    • Conhecer os fenômenos ondulatórios;
    • Entender a montagem de circuitos elétricos;
    • Saber calcular potência elétrica;
    • Fazer problemas clássicos de consumo de energia no final do mês;
    • Conseguir entender as propriedades de associação em série e em paralelo.

Questão de física no Enem 2018

O professor Rafael Helerbrock também destaca que Física Mecânica merece atenção no Enem. Ele listou mais alguns temas para serem revisados antes da prova. Veja:

1) Movimentos uniforme e uniformemente variado
2) Leis de Newton
3) Formas de energia (cinética, potencial e elétrica)
4) Leis de Ohm e Kirchhoff
5) Instrumentos de medidas elétricas
6) Óptica
7) Eletromagnetismo
8) Estudo de conversão de unidades e notação científica

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola