Provas sem ideologia ou polêmicas marcam primeiro dia do Enem 2019

Questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação, foram aplicadas ontem (3).
Em 04/11/2019 12h23 , atualizado em 04/11/2019 16h48 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi realizado no último domingo, 3 de novembro, e teve provas das áreas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação), Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e uma Redação. 

Veja também: Enem 2019 tem abstenção de 23,1% dos mais de 5 milhões de inscritos

De acordo com o diretor do Colégio Oficina do Estudante, Antunes Rafael, nenhuma questão levantou polêmica e a prova foi neutra, sem qualquer postura ideológica. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, já havia adiantado que não haveria ideologia presente no exame

No geral, a prova foi surpreendente, na medida em que as questões, por toda a prova, citam autores do campo progressista, como Foucault e Hannah Arendt, além de discutirem temáticas como violência contra a mulher e a questão dos refugiados. - Antunes Rafael, diretor do colégio Oficina do Estudante

Linguagens e Códigos

A prova de Linguagens e Códigos trouxe um discurso favorável às minorias ao falar sobre os refugiados e o bullying, por exemplo. Os participantes foram apresentados a temas recorrentes em outras edições como regionalismos, gramática histórica e formação da língua portuguesa. Já um fator relevante presente neste Enem foi a importância da Educação Física, disciplina que também faz parte de Linguagens e Códigos.

Exemplo de questão de Linguagens sobre a importância da Educação Física

O tema da redação surpreendeu professores e estudantes: Democratização do acesso ao cinema no Brasil. O comentário sobre a redação do Enem 2019 pode ser visto neste link.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ciências Humanas

Professores ressaltam que o Enem 2019 (até o momento) teve questões elaboradas independente da posição ideológica do atual Governo. As perguntas de geografia apresentaram reflexões críticas em temas como agrotóxicos, quilombos, Sistema Único de Saúde (SUS) e Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

A temática dos agrotóxicos chamou a atenção, já que o atual Governo tem liberado excessivamente o uso de agrotóxicos e reduzido o anúncio dos riscos que trazem para a população e para a natureza. 

Questão de Ciências Humanas que citou os males dos agrotóxicos

Em História, a ausência de alguns temas chamou mais a atenção do que o conteúdo presente. Destaque para a falta de questões sobre Era Vargas e Ditadura Militar. No entanto, a intolerância religiosa foi abordada ao tratar da violência e preconceito contra as religiões de matriz africana. 

Correção Comentada

A Correção Comentada do primeiro dia do Enem 2019 já pode ser acessada! A tradicional parceria do Brasil Escola com o Oficina do Estudante traz para os participantes o gabarito extraoficial, a resolução das questões e o comentário da redação. 


Relacionados

Enem 2019 começa hoje para mais de 5 milhões de estudantes
Provas do Enem 2019 começam a ser aplicadas hoje, 03/11, em todo o país. Exame contou com mais de 5 milhões de inscritos.
Notícias
Enem 2019 registra menor abstenção da história
O Enem 2019 registrou o menor índice de ausentes da história. Provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Notícias
Enem 2019 terá mais de 5 mil corretores da redação
O Inep anunciou hoje (7) que mais de 5 mil pessoas serão responsáveis pela correção da redação do Enem 2019.
Notícias
Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil é tema de redação
O tema da redação do Enem 2019 foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Prova foi aplicada hoje (3/11).
Notícias
Enem 2019: Inep registra abstenção de 23,1% dos mais de 5,1 milhões de inscritos
O Inep registrou mais de 23% de abstenção dos 5,1 milhões de inscritos neste primeiro dia do Enem 2019.
Notícias
Enem 2019: estudantes e professores comentam tema da redação
Redação foi aplicada no primeiro domingo de provas do Enem 2019 e tema dividiu a opinião dos participantes e de especialistas.
Notícias
Enem 2019: participantes prejudicados por problemas logísticos podem solicitar reaplicação
O Inep recebe de 11 a 18 de novembro as solicitações de reaplicação do Enem 2019 de quem foi prejudicado por problemas logísticos.
Notícias
Enem 2019: professor diz o que esperar da prova de Biologia
Ao analisar as primeiras provas do Enem 2019, realizadas no último domingo, 3 de novembro, pode-se ter uma ideia de assuntos que podem ser abordados nos testes do próximo domingo (10). 
Notícias