Participantes que foram prejudicados por questões logísticas na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 poderão solicitar a reaplicação a partir desta segunda-feira, 11 de novembro, prazo que se encerra no próximo dia 18.
Acesse a Página do Participante
A solicitação da reaplicação é feita pelo canal que o Inep criou pela Página do Participante. O estudo deve explicar qual foi a causa do prejuízo na participação para que o instituto analise a solicitação. De acordo com a organização do exame, os pedidos não significam direito à reaplicação das provas e todas que solicitarem teram seus casos avaliados pela Comissão de Demandas do Inep.
Quem pode pedir a reaplicação?
A reaplicação é destinada aos participantes que tiveram problemas logísticos como:
- Desastres naturais
- Falta de energia elétrica
- Estrutura imprópria para a prova
- Erro em procedimento do aplicador que tenha causado prejuízo ao participante
Erro na localização
Em Goiânia, estudantes se depararam com o aviso de equívoco nos locais de prova quando chegaram na PUC Goiás, no primeiro dia do Enem 2019. O cartão de confirmação informava um endereço, mas o lugar correto da aplicação era em outra unidade da instituição, há aproximadamente 13 quilômetros de distância.
Na ocasião, o Ministério da Educação (MEC) informou que os participantes foram contatados pelo e-mail e celulares cadastrados. Os estudantes foram surpreendidos quando foram para as provas, mas conseguiram veículo para o local correto.
Em coletiva realizada ontem (13), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou o caso de um aluno de Goiânia que teria sido prejudicado pela mudança do endereço, pois não conseguiu acessar o e-mail que o Inep informa ter mandado aos participantes, e disse que a situação dele será analisada para que possa ser definido se haverá ou não a reaplicação.
Quando será a reaplicação do Enem 2019?
A reaplicação do Enem 2019 será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). As provas seguem o mesmo modelo do exame regular: 180 questões distribuídas igualmente por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação.
O participante fará as provas somente do dia em que foi prejudicado, não sendo necessária a presença nos dois dias da reaplicação (exceto os casos de pessoas que perderam os dois domingos do Enem por problemas logísticos).
Como foi o Enem 2019?
O Enem 2019 começou em 3 de novembro com as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e uma Redação com o tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Dos 5,1 milhões de inscritos, 3,9 milhões estiveram presentes no primeiro dia do exame.
O Inep deu continuidade ao Enem 2019 no último domingo, 10 de novembro. Os participantes fizeram as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Até a coletiva de imprensa de ontem à noite, o MEC informou que os números passados pelos aplicadores era de 3.709.809 presentes, um abstenção de 27,19% dos 5,1 milhões de inscritos. Os dados podem ser atualizados em breve.
O Gabarito Oficial do Enem 2019 sairá na próxima quarta-feira, 13 de novembro. Já o resultado do exame é esperado para janeiro de 2020.
Correção Comentada
A correção comentada dos dois dias do Enem 2019 já está disponível no Brasil Escola. A parceria com o Oficina do Estudante traz o gabarito extraoficial, a resolução das questões e comentário da redação.
Mais informações sobre o Enem 2019 podem ser vistas na página do Inep e no Especial Enem 2019 do Brasil Escola.