Enem 2019 terá mais de 5 mil corretores da redação

Profissionais com diploma em Letras/Língua Portuguesa ou Linguística passam por capacitação para serem avaliadores
Em 07/11/2019 11h59 , atualizado em 07/11/2019 15h46 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta quinta-feira, 7 de novembro, que 5.168 avaliadores serão responsáveis pela correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Veja também: Estudantes e professores comentam tema da redação do Enem 2019

A redação do Enem 2019 foi aplicada no último domingo, 3 de novembro, e teve como tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Veja o comentário sobre a produção textual

Quem são os corretores?

A seleção é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição que faz parte do consórcio aplicador do Enem 2019, sob supervisão do Inep. O processo seletivo para avaliador (corretor) é voltado para pessoas com diploma em Letras/Língua Portuguesa ou Linguística.

Além da formação, o Inep exige que o profissional não esteja inscrito no Enem e nem tenha parentes de primeiro grau participando das provas, mesmo que na modalidade de treineiro.

Entenda o que é ser treineiro no Enem

Os profissionais que têm a inscrição confirmada participam de uma capacitação a distância. O curso para avaliador tem nove módulos e duração total de 93 horas. O treinamento conta com a resolução de questões sobre as competências do Enem, sendo o último exercício a avaliação de 30 redações dentro de um período de três horas. 

Os candidatos com melhor pontuação na capacitação a distância vão para o curso presencial, etapa com 16 horas de duração. O treinamento tem um pré-teste com 50 redações e a avaliação conta com a presença de 272 supervisores. 

Como é corrigida a redação do Enem?

Somente após a aprovação no curso é que o corretor receberá as redações do Enem 2019. De acordo com o Inep, serão até 200 redações por dia, sendo necessário avaliar mais de 150 texto a cada três dias. 

Cada redação do Enem 2019 será corrigida por dois professores em plataforma digital, sendo os textos sem identificação do participante. Um corretor não ficará sabendo da nota dada pelo outro e, em caso de divergência superior a 100 pontos totais, ou 80 em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro avaliador fará a análise da redação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as competências avaliadas?

Cada competência da redação vale de 0 a 200 pontos. São avaliados os seguintes pontos:

1 - Domínio da escrita formal; 
- Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo; 
- Relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião; 
4 - Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação; 
5 - Capacidade de elaboração de proposta de intervenção para o problema apresentado, com respeito aos Direitos Humanos. 

Pontuação da Redação

A nota máxima possível na redação é de mil pontos (200 para cada competência). No entanto, alguns motivos podem resultar no zero automático:

- Fuga total ao tema;
- Desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- Redação em branco;
- Redação com menos de sete linhas;
- Cópia total dos textos de apoio da redação ou do caderno de questões;
- Insultos, xingamentos, desenhos, receitas ou qualquer outra forma proposital de anulação;
- Assinatura, nome, apelido, rubrica fora do local designado para a identificação do participante;
- Texto que seja predominantemente escritos em Língua Estrangeira

Enem 2019

O Enem 2019 começou no último domingo (3) e trouxe 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e a Redação. Dos 5,1 milhões de inscritos, 3,9 milhões estiveram presentes no primeiro dia de provas. 

O exame continuará no próximo domingo, 10 de novembro. As provas do segundo dia do Enem 2019 serão compostas por 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática. Os portões serão fechados às 13h e a aplicação começará às 13h30 e vai até às 18h30. 

Correção Comentada

O comentário da Redação do Enem 2019 já está disponível no Brasil Escola, assim como a Correção Comentada do primeiro dia do exame com o gabarito extraoficial e a resolução das provas de Linguagens e Ciências Humanas.

No próximo domingo (10), o Brasil Escola e o colégio Oficina do Estudante darão continuidade na Correção Comentada. Você poderá acompanhar a resolução das provas de Ciências da Natureza e Matemática a partir das 18h30. 


Relacionados

Enem 2019 registra menor abstenção da história
O Enem 2019 registrou o menor índice de ausentes da história. Provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Notícias
Enem 2019 termina com provas de Ciências da Natureza e Matemática
O segundo dia do Enem 2019 chegou ao fim neste domingo (10). Questões de Ciências da Natureza e Matemática constituíram as últimas provas.
Notícias
Enem 2019: Inep registra abstenção de 23,1% dos mais de 5,1 milhões de inscritos
O Inep registrou mais de 23% de abstenção dos 5,1 milhões de inscritos neste primeiro dia do Enem 2019.
Notícias
Enem 2019: estudantes e professores comentam tema da redação
Redação foi aplicada no primeiro domingo de provas do Enem 2019 e tema dividiu a opinião dos participantes e de especialistas.
Notícias
Enem 2019: participantes prejudicados por problemas logísticos podem solicitar reaplicação
O Inep recebe de 11 a 18 de novembro as solicitações de reaplicação do Enem 2019 de quem foi prejudicado por problemas logísticos.
Notícias
Enem 2019: professor diz o que esperar da prova de Biologia
Ao analisar as primeiras provas do Enem 2019, realizadas no último domingo, 3 de novembro, pode-se ter uma ideia de assuntos que podem ser abordados nos testes do próximo domingo (10). 
Notícias
Enem 2019: prova de Química deve ser a mais difícil do segundo dia
O que esperar da prova de química do Enem 2019? Professores de Química disseram que a prova dessa matéria deve manter o alto nível das questões. 
Notícias
Enem 2019: provas do segundo dia exigiram mais dos participantes
As provas do 2º dia do Enem 2019 exigiram mais dos participantes, segundo professores. Domingo foi marcado por Matemática e Ciências da Natureza.
Notícias