Enem 2019: prova de Química deve ser a mais difícil do segundo dia

Profissionais também destacam temas que mais caem, como, por exemplo, química orgânica, eletroquímica, termoquímica e estequiometria
Em 07/11/2019 15h28 , atualizado em 07/11/2019 17h00 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As últimas provas do Enem 2019 estão chegando. No próximo domingo, 10 de novembro, mais de 5 milhões de estudantes vão fazer 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza, que contempla Biologia, Física e Química. Mas, e o que esperar desta última disciplina?

O Brasil Escola conversou com dois professores de Química, que tiveram a mesma opinião: tomando por base os últimos anos, a prova dessa matéria deve manter o alto nível das questões.

Veja também: o que esperar da prova de Biologia do Enem 2019

Segundo Mauro Oto, professor de química do Curso e Colégio Poliedro, de São Paulo, a prova dessa disciplina é muito bem elaborada, o que faz com que alguns estudantes a considerem como a mais complexa do segundo dia do Enem. No ano passado, por exemplo, a prova de química foi avaliada pelos estudantes como sendo a mais difícil de todas as edições

“Na prova de química, temos questões bem distribuídas: fáceis, médias e difíceis. O que mudou nos últimos anos é que as questões assemelham-se ao nível das cobradas em grandes vestibulares, como o da Fuvest.” (professor Mauro Oto)

O professor de química do Brasil Escola, Murilo Xoven, analisa que, há alguns anos, a prova usava critério de contextualização, era mais leve, menos conteudista, caiam mais processos cotianos. Enfim, a prova tentava se distanciar dos vestibulares tradicionais.

“Nas últimas edições do Enem, a prova de química voltou a ser mais conteudista, mais técnica, passando a cobrar mais conteúdo teórico, mais aprofundado. Por isso, é preciso muito conhecimento e estratégia para mandar bem." (Professor Xoven)

O que mais cai em Química no Enem

Ambos os professores de química acreditam que quatro áreas da química devem cair novamente no Enem este ano. Então, não perca tempo e anote!

1º tema: química orgânica

É a área da química que mais cai no Enem. Por isso, é importante dominar assuntos como histórico da química orgânica, classificação das cadeias carbônicas, nomenclaturas segundo IUPAC, hibridação, funções orgânicas, propriedades físicas dos compostos orgânicos, isomeria, reações orgânicas, polímeros e bioquímica.

2º tema: eletroquímica

Entre os temas que podem ser abordados estão: pilhas, eletrólise, espontaneidade das reações de oxiredução, corrosão, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3º tema: termoquímica

É importante estar atento a assuntos como: entalpia, análises gráficas, reações endotérmicas e exotérmicas, tipos de entalpias (de formação, de ligação, de neutralização e de combustão) e lei de Hess.

4º tema: estequiometria

Outra área da química muito cobrada. Deve-se saber os seguintes tópicos: massa, massa atômica, molar, molecular, mol grandeza, cálculos, problemas de massa e mol, pureza, reagente limitante, excesso e rendimento de uma equação.

Merece atenção

Como a disciplina de química é ampla, além das quatro áreas já citadas, podem ser trabalhadas estas outras seis. Confira:

=>Química geral e inorgânica

Verificar atomística, modelos atômicos, partículas, distribuição eletrônica; saber a estrutura e interpretar a tabela periódica e suas propriedades. 

=>Funções inorgânicas

Revisar ácidos, bases, sais e óxidos, classificações, nomenclatura, reações entre elas, solubilidade, etc. 

=>Físico química

Entender o que são soluções, solubilidade, concentração, diluição, misturas e titulação.

=>Radioatividade

Saber o conceito, emissões, cinética radioativa, fissão e fusão nuclear.

Atenção: deve-se dar uma olhada em acidentes radiológicos e radioativos.

=>Química ambiental

Checar efeito estufa, poluentes atmosféricos, poluição da água, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, etc.