Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil é tema de redação

A redação fez parte do primeiro dia de provas, juntamente com as questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.
Em 03/11/2019 19h43 , atualizado em 04/11/2019 11h51 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". A produção textual fez parte deste primeiro domingo de provas, 3 de novembro, juntamente com as questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. As provas de hoje foram aplicadas das 13h30 às 19h (horário de Brasília). 

Veja o comentário da redação do Enem 2019

O tema da redação do Enem 2019 foi divulgado pelo Inep por volta das 13h30. No entanto, uma imagem com a proposta de redação vazou na internet e, de acordo com o Ministério da Educação, trata-se de uma foto verdadeira. Apesar do vazamento, o órgão afirmou que não houve comprometimento na aplicação do exame, já que os participantes estavam nas salas de aula e tinham passado pelos procedimentos de segurança. 

Como foi a redação?

Os participantes tiveram que desenvolver um texto dissertativo-argumentativo com o tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". O caderno de provas trouxe os textos de apoio para que os estudantes tivessem uma base para a construção de seus textos. 

Você gostou do tema da redação? Deixe seu voto.

A exigência para a redação do Enem foi um texto com o mínimo de sete e o máximo de 30 linhas, não havendo a obrigação de título. Os participantes tiveram que desenvolver uma proposta de intervenção no texto, ou seja, a solução para possíveis problemas levantados pela temática. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o diretor do Colégio Oficina do Estudante, Antunes Rafael, o tema pode ser considerado fácil para os diferentes perfis de estudantes "Seja um aluno que pertence a uma classe social mais elavada, que frequenta cinemas etc, seja um aluno que não faz isso porque não tem recursos eles são usuários de Netflix, YouTube e, portanto, mesmo pensando neste recorte de renda todos alunos vão ter facilidade de dialogar com a proposta", destaca. 

Enem 2019

Os participantes puderam entrar nos locais de prova até 13h, enquanto o Enem começou a ser aplicado às 13h30 (horário de Brasília). Este primeiro domingo trouxe 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 sobre Ciências Humanas e uma Redação. Os participantes puderam deixar os locais SEM o caderno após duas horas do início da aplicação, enquanto para levar o caderno de questões foi preciso esperar até 18h30. 

O próximo domingo (10) terá 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática. As provas terminarão às 18h30, sendo autorizado que os participantes levem os cadernos de questões a partir das 18h. 

Correção Comentada

O Brasil Escola inicia daqui a pouco a Correção Comentada do Enem 2019. Este primeiro dia terá o gabarito extraoficial e a resolução das questões, além do comentário da redação. 

Acompanhe a Correção Comentada aqui no Brasil Escola.