Enem 2019: Inep registra abstenção de 23,1% dos mais de 5,1 milhões de inscritos

Primeiro dia de provas teve vazamento de foto da redação e erro em endereços do exame.
Em 04/11/2019 08h40 , atualizado em 04/11/2019 16h54 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo, 3 de novembro. Dos 5,1 milhões de inscritos, 3,9 milhões estiveram presentes na aplicação das provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação, uma abstenção de 23,1%. 

Veja também: Enem 2019 - Democratização do acesso ao cinema no Brasil é tema de redação

Dos inscritos, 376 participantes foram eliminados do Enem 2019 por algum tipo de violação ao regimento do exame, como a recusa de coleta da biometria. 

No ano passado, a abstenção do primeiro dia do Enem foi de 24,9% dos aproximadamente 5,5 milhões de inscritos no Enem. Já os dois dias de exame, juntos, tiveram aproximadamente 29,2% de faltosos. 

Vazamento

Uma foto do caderno de questões com os textos de apoio da redação do Enem 2019 vazou após o início do exame. Em nota oficial, o Ministério da Educação (MEC) confirmou a veracidade da imagem, mas o ministro Abraham Weintraub disse que não houve prejuízo para os participantes por conta do vazamento, uma vez que os estudantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam em sala de aula para as provas. 

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Segundo o ministro, a suspeita é de que a pessoa responsável pelo vazamento da foto seja um fiscal do exame, em Pernambuco. Weintraub informou que o caso está investigado pela Polícia Federal.

Na coletiva do Enem 2019, ele soltou a seguinte afirmação: "Se der pra fazer criminal, cível, absolutamente tudo o que a gente puder fazer para essa pessoa se arrepender amargamente de um dia vir ao mundo".

Erros nos locais de prova

Estudantes de Goiânia foram pegos de surpresa com mudança nos locais de prova. Participantes tinham em seus cartões do Enem o área II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no setor Leste Universitário, mas o local certo era no campus II da instituição, no Jardim Mariliza, há cerca de 13 quilômetros de distância. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os estudantes chegaram no setor Leste Universitário e viram uma faixa informando o local correto. Um veículo foi disponibilizado para levar os participantes até o campus II. Em entrevista coletiva, o MEC informou que os participantes haviam sido informados por e-mail e/ou celular sobre o endereço correto. 

Provas

O primeiro domingo de provas foi composto por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação. A redação teve como tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

O Enem 2019 continuará no próximo domingo, 10 de novembro, contando com 45 perguntas de Ciências Humanas e 45 sobre Matemática. Os portões serão fechados às 13h e as provas serão aplicadas das 13h30 até às 18h30. 

Reaplicação

Estudantes que não puderem fazer o Enem 2019 por problemas logísticos, desastres naturais, falta de energia e outros participarão da reaplicação do exame em 10 e 11 de dezembro. 

Correção Comentada

O Brasil Escola contou com a Correção Comentada do primeiro dia do Enem 2019 na noite de ontem (3), em parceria com o colégio Oficina do Estudante. O gabarito extraoficial, as resoluções das questões e o comentário da redação podem ser vistos em nosso site. 

A Correção Comentada também será realizada no próximo domingo (10), a partir das 18h30. Mais informações no Especial Enem 2019 do Brasil Escola


Relacionados

Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Enem 2019 começa hoje para mais de 5 milhões de estudantes
Provas do Enem 2019 começam a ser aplicadas hoje, 03/11, em todo o país. Exame contou com mais de 5 milhões de inscritos.
Notícias
Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Enem 2019 começa no próximo domingo (3)
O Enem 2019 começa no domingo, 3 de novembro. Provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação serão aplicadas para 5,1 milhões de participantes.
Notícias
Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Enem 2019 registra menor abstenção da história
O Enem 2019 registrou o menor índice de ausentes da história. Provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Notícias
Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Enem 2019 terá mais de 5 mil corretores da redação
O Inep anunciou hoje (7) que mais de 5 mil pessoas serão responsáveis pela correção da redação do Enem 2019.
Notícias
Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil é tema de redação
O tema da redação do Enem 2019 foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Prova foi aplicada hoje (3/11).
Notícias
Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Enem 2019: estudantes e professores comentam tema da redação
Redação foi aplicada no primeiro domingo de provas do Enem 2019 e tema dividiu a opinião dos participantes e de especialistas.
Notícias
Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Enem 2019: o que comer nos dias de prova?
Veja o que comer nas últimas refeições antes das provas do Enem 2019. Nutricionista Luna Azevedo deu dicas de alimentos para levar nos dias de prova.
Notícias
Crédito da Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Enem 2019: participantes prejudicados por problemas logísticos podem solicitar reaplicação
O Inep recebe de 11 a 18 de novembro as solicitações de reaplicação do Enem 2019 de quem foi prejudicado por problemas logísticos.
Notícias