Fuvest divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2020

Classificados farão a próxima etapa em janeiro. Provas serão aplicadas em dois dias.
Em 09/12/2019 11h10 , atualizado em 10/12/2019 12h46 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/USP
Crédito: Divulgação/USP
Crédito da Imagem: USP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta segunda-feira, 9 de dezembro, o resultado da 1ª fase do Vestibular 2020 da Universidade de São Paulo (USP). Ao todo, 34.924 candidatos estão classificados para a segunda fase.

Lista de aprovados na 1ª fase Fuvest 2020

A nota da primeira fase é utilizada tanto para a classificação dos candidatos à segunda fase quanto para o cálculo da nota final. 

As notas de corte da primeira fase também foram divulgadas pela Fuvest. Veja os cursos que exigiram as maiores pontuações:

-> Medicina (São Paulo): 78 pontos
-> Medicina (Bauru): 75 pontos
-> Medicina (Ribeirão Preto): 75 pontos
-> Engenharia Aeronáutica: 70 pontos
-> Relações Internacionais: 64 pontos

Veja todas as notas de corte do Vestibular 2020

2ª Fase

  • Provas

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020, das 13h às 17h. A fase é constituída por provas discursivas de Conhecimentos Específicos para todos os candidatos e uma redação. Veja a divisão dos conteúdos:

Dia 1 (05/01)
10 questões discursivas de Português + Redação

Dia 2 (06/01)
12 questões discursivas de duas, três ou quatro disciplinas específicas

  • Obras Literárias

A Fuvest indicou a leitura de nove obras literárias para este vestibular. Veja as obras:

- A Relíquia, de Eça de Queirós
- Angústia, de Graciliano Ramos
- Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade
- Mayombe, de Pepetela
- Minha Vida de Menina, de Helena Morley (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant)
- O Cortiço, de Aluísio Azevedo
- Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos
- Quincas Borba, de Machado de Assis
- Sagarana, de Guimarães Rosa

Clique aqui para conferir o resumo de todas as obras

  • Locais de Prova

A Fuvest também divulgou hoje, na Área do Candidato, os locais de aplicação das provas da 2ª fase. O local em que o candidato classificado fará esta etapa pode não ser o mesmo da prova da 1ª fase.

Veja os locais de prova da 2 ª fase

As provas serão aplicadas em São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Limeira, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba.

Os candidatos que fizeram as provas da 1ª fase em Araçatuba, Barretos, Botucatu, Fernandópolis, Itapeva, Jaú, Marília, Registro e Taubaté serão realocados.

Orientações: Os candidatos devem chegar com antecedência aos locais de prova. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h, e os candidatos devem levar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul. Os candidatos também podem fazer o uso de lápis, borracha, apontador e régua transparente no rascunho.

  • Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Música e Artes Cênicas classificados na 1ª fase também devem fazer as provas de Habilidades Específicas. O exame é de caráter eliminatório e as datas e locais de aplicação das provas variam de acordo com cada curso. Provas serão realizadas no período entre 13 de dezembro e 10 de janeiro de 2020.

Como foi a 1ª fase?

Este ano a Fuvest teve um aumento no número de inscritos em relação ao ano anterior. O vestibular recebeu 129.148 inscrições. Foram 1.362 a mais que em 2019. A abstenção foi de 7,9% no primeiro dia de provas.

As provas foram realizadas no dia 14 de novembro e contaram 90 questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Confira os gabaritos da 1ª fase Fuvest 2020

Vagas e Concorrência

Estão sendo oferecidas 8.317 vagas na USP pelo Vestibular 2020. Entre as oportunidades, 45% das vagas de cada curso e turno são reservadas para candidatos de escolas públicas (EP). Na porcentagem das cotas para escola pública também há a reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI), equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, que é de 37,5%, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sendo assim, as vagas serão divididas da seguinte forma: 5.424 para Ampla Concorrência (AC); 1.857 para Escola Pública (EP); 1.036 para EP/Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Veja também: Como são as cotas na USP

Medicina foi o curso mais concorrido antes da primeira fase. A graduação de São Paulo registrou 129,46 candidatos por vaga, de Bauru 124,21 e Ribeirão Preto 89,04.

Veja a concorrência completa do Vestibular Fuvest 2020

Resultado e Chamadas

A divulgação do resultado do Vestibular da Fuvest será no dia 24 de janeiro de 2020. Mais duas chamadas regulares devem ser realizadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas poderão manifestar interesse na lista de espera de 10 a 12 de fevereiro. As convocações posteriores serão feitas conforme a disponibilidade de vagas e a divulgação será de 26 de fevereiro a 6 de março.

Para mais informações acesse o Site da Fuvest ou consulte o Manual do Candidato.