O Cursinho MedEnsina da Universidade de São Paulo (USP) está com as inscrições abertas para o processo seletivo 2020. Prazo vai até o dia 15 de janeiro de 2020 e a taxa é de R$ 32.
Os candidatos precisam ter concluído o 2º Ano do Ensino Médio até o dia 1º de janeiro de 2020. Será exigida a apresentação de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração de que o candidato estará cursando o 3º ano do Ensino Médio ou EJA.
O MedEnsina atende alunos que não têm condição financeira para participar de um pré-vestibular particular para ingressar no ensino superior.
Seleção
O processo seletivo do MedEnsina é formado por uma prova e pela avaliação socieconômica. Os locais de prova serão informados no dia 17 de janeiro e a prova será aplicada no dia 19, a partir das 13h.
A prova vai contar com 60 questões objetivas sobre conteúdos de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Português. Os candidatos terão 4 horas para responder.
Vagas
Estão sendo oferecidas 270 vagas no cursinho. Das oportunidades 53% (144) são destinadas para a classificação geral através da prova e avaliação socieconômica; 43% (116) aos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas; 4% (10) para pessoas transgêneras.
Resultado
No dia 10 de fevereiro o cursinho deve divulgar o resultado final da seletiva e as matrículas deverão ser realizadas nos dias 12 e 13 seguintes. Se as vagas não forem totalmente preenchidas haverá uma segunda chamada.
Aulas
O MedEnsina oferece aulas de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h40, além de simulados e aulas extras aos finais de semana. Todo material é distribuído de forma gratuita para os alunos.
As aulas seguem o programa do Extensivo HEXA do Sistema de Ensino Poliedro, com aulas complementares de reforço, exercícios e aulas de revisão.
A previsão é que as aulas comecem no dia 17 de fevereiro de 2020.
Para mais informações acesse o Site do MedEnsina ou consulte o edital.