Em 07/01/2020 08h08 , atualizado em 07/01/2020 10h02

Fuvest 2020: professores comentam provas da 2ª fase do Vestibular

Notícias

Questões discursivas e redação foram aplicadas nos dias 5 e 6 de janeiro. Resultado sairá em 24/01. Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Foto: Marcos Santos - USP Imagens
Crédito da Foto: Marcos Santos - USP Imagens
PUBLICIDADE

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) encerrou na última segunda-feira, 6 de janeiro, a aplicação do Vestibular 2020. Dos 34.924 classificados para a segunda etapa, 6,9% faltaram ao primeiro dia de provas (domingo, 5/01), enquanto o segundo teve abstenção de 7,5%. 

Confira as provas da segunda fase da Fuvest

Segundo a Fuvest, a abstenção da segunda fase do Vestibular 2020 foi menor do que a edição anterior da seleção:

 

1º dia

2020: 6,9% de abstenção
2019: 7,7% de abstenção

2º dia

2020: 7,5% de abstenção
2019: 8,1% de abstenção

Como foram as provas?

Participaram da segunda etapa do Vestibular da Fuvest os classificados nas provas objetivas aplicadas em 24 de novembro de 2019. Na ocasião, a fundação aplicou 90 questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. Veja os gabaritos da 1ª fase da Fuvest.

Esta segunda fase contou com 10 questões discursivas de Português e uma Redação no primeiro dia. Já a avaliação do segundo dia contou com 12 perguntas discursivas de disciplinas específicas. 

Temida por muitos estudantes, a redação foi considerada o ponto alto da prova da Fuvest pelo coordenador pedagógico do Oficina do Estudante, Leandro Baldo. A redação teve como tema "O papel da ciência no mundo contemporâneo", aproximando a produção textual do cotidiano dos candidatos. Leandro, conhecido como Lego, ressalta que o assunto foi tratado ao longo do ano e foi algo recorrente nas Fake News e que a Fuvest busca um concorrente que não perca tempo questionando a ciência, mas sim argumentando sobre os fatos. 

Tirinha faz referência ao rumo que as invenções tomam ao longo do tempo

Com uma coletânea composta por cinco textos (incluindo a tirinha acima), o candidato teve bastante referência para a produção da redação. "Os caminhos possíveis para a discussão do candidato são inúmeros: desde elogios à ciência e tecnologia até críticas ao modo como lidamos com estes conceitos hoje", ressalta Marcelo Maluf, professor de redação do Oficina do Estudante. "Todos são possíveis, desde que haja problematização do conceito de “ciência" e de como ela atua no mundo contemporâneo", complementa. 

Como possibilidade de abordagem contemporânea e de mostrar conhecimento sobre o que acontece no Brasil, Maluf destaca o texto de Oscar Salas, escrito em 1974, que é uma forma de elogio à Ciência. "O candidato poderia, aqui, fazer uma comparação com o momento atual brasileiro de negação e cortes associados à ciência como um problema que deve ter combatido", ressalta. 

Sobre as demais provas, o nível de dificuldade foi o esperado para uma segunda fase da Fuvest. "O candidato bem preparado dificilmente teve dificuldades pra resolver as questões", opina Leandro Baldo. Conhecimento sobre o conteúdo e interpretação de texto foram necessários para um bom desempenho na etapa discursiva do Vestibular. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para o diretor pedagógico do Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, as provas específicas se destacaram pela aproximação dos temas do ensino médio com o cotidiano dos estudantes. A contextualização só ficou devendo na prova de matemática, disciplina que ainda encontra dificuldade em dialogar com a realidade dos candidatos. 

Fator previdenciário foi abordado em questão de Geografia

Teste de Habilidades Específicas (THE)

Os candidatos ao curso de Artes Cênicas ainda terão uma etapa do Vestibular pela frente, o Teste de Habilidades Específicas (THE). As provas começam nesta quarta-feira (8) e seguem até sexta-feira (10). 

Os vestibulandos dos cursos de Artes Visuais e Música (ECA e Ribeirão Preto) tiveram as provas de habilidades específicas em dezembro. 

Resultado e Vagas

O resultado do Vestibular 2020 da Fuvest será divulgado em 24 de janeiro. A previsão é de que mais duas chamadas regulares sejam realizadas em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Os candidatos que não forem chamados nas duas primeiras convocações poderão manifestar interesse na lista de espera do Vestibular de 10 a 12 de fevereiro. As chamadas seguintes serão divulgadas de 26 de fevereiro a 6 de março, conforme a disponibilidade de vagas. 

O Vestibular preencherá 8.317 vagas na Universidade de São Paulo (USP). Destas oportunidades, 45% destinam-se aos estudantes de escolas públicas, havendo um percentual reservado para pretos, pardos de indígenas da rede pública.

Mais informações no site da Fuvest e no Manual do Candidato.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES