Topo
pesquisar
Em 25/11/2019 09h12, atualizado em 25/11/2019 09h36

USP: Fuvest divulga gabarito da primeira fase do Vestibular 2020

Notícias

As provas objetivas foram aplicadas no último domingo, 24 de novembro, em 35 cidades.  Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Foto: Marcos Santos - USP Imagens
Crédito da Foto: Marcos Santos - USP Imagens
PUBLICIDADE

A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta segunda-feira, 25 de novembro, os gabaritos da primeira fase do Vestibular 2020. As provas objetivas foram aplicadas no último domingo (24), em 35 cidades. 

Confira os gabaritos

Dos 129.148 inscritos, 7,9% não compareceram ao domingo de provas da Fuvest. Esta edição teve 1.362 inscrições a mais do que as 127.786 do ano passado. 

Provas

A primeira fase do Vestibular 2020 foi composta 90 questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. A Fuvest trouxe como novidade a presença de imagens, mapas e gráficos coloridos em suas provas. "Isso facilitou a resolução da prova por parte do aluno", destaca o diretor do Oficina do Estudante, Antunes Rafael.  

Representação apresentada em questão de Geografia da Fuvest

De acordo com Antunes Rafael, a primeira fase teve um nível de exigência já esperado por quem se inscreve para a Fuvest e os candidatos que se preparam bem durante o ensino médio não encontraram grandes dificuldades. 

A cobrança pelas obras literárias já apareceu de forma mais aprofundada já na primeira fase, exigindo dos candidatos o conhecimento do material escolhido para a seleção. "Por mais que as questões trouxessem fragmentos da obra, o aluno precisa extrapolar, sair da leitura simples do fragmento e ir para a obra como um todo", ressalta Antunes.

Para Antunes Rafael, as surpresas da primeira fase da Fuvest foram Biologia, tratando-se de uma prova acessível para os alunos ao abordar conteúdos vistos amplamente no ensino médio e sem grandes dificuldades, além da contextualização das questões de Química, ao contrário do caráter conteúdista dos anos anteriores. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mesmo com nível médio de dificuldade, a prova de História exigiu um conhecimento mais específico do estudante. De acordo com o diretor, a questão sobre a África no período pré-conquista abordou algo que não é comumente estudado no ensino médio. 

Próxima Etapa

A classificação da primeira fase será publicada em 9 de dezembro, dia em que sairão os locais de prova da segunda etapa. 

A segunda etapa do Vestibular 2020 da Fuvest será aplicada nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020. O primeiro dia será composto por 10 questões discursivas de Português e uma Redação, enquanto 12 perguntas discursivas de disciplinas específicas serão realizadas no segundo. 

Resultado

O resultado do Vestibular da Fuvest será divulgado em 24 de janeiro de 2020. Outras duas chamadas regulares estão previstas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Os vestibulandos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas poderão manifestar interesse na lista de espera do Vestibular de 10 a 12 de fevereiro. A Fuvest divulgará as convocações posteriores conforme a disponibilidade de vagas, de 26 de fevereiro a 6 de março. 

Vagas

A oferta do Vestibular 2020 é de 8.317 vagas na Universidade de São Paulo (USP). Destas oportunidades, 45% destinam-se aos estudantes de escolas públicas, havendo um percentual reservado para pretos, pardos de indígenas da rede pública.

Mais informações no site da Fuvest e no Manual do Candidato.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola