A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta segunda-feira, 25 de novembro, os gabaritos da primeira fase do Vestibular 2020. As provas objetivas foram aplicadas no último domingo (24), em 35 cidades.
Dos 129.148 inscritos, 7,9% não compareceram ao domingo de provas da Fuvest. Esta edição teve 1.362 inscrições a mais do que as 127.786 do ano passado.
Provas
A primeira fase do Vestibular 2020 foi composta 90 questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. A Fuvest trouxe como novidade a presença de imagens, mapas e gráficos coloridos em suas provas. "Isso facilitou a resolução da prova por parte do aluno", destaca o diretor do Oficina do Estudante, Antunes Rafael.
De acordo com Antunes Rafael, a primeira fase teve um nível de exigência já esperado por quem se inscreve para a Fuvest e os candidatos que se preparam bem durante o ensino médio não encontraram grandes dificuldades.
A cobrança pelas obras literárias já apareceu de forma mais aprofundada já na primeira fase, exigindo dos candidatos o conhecimento do material escolhido para a seleção. "Por mais que as questões trouxessem fragmentos da obra, o aluno precisa extrapolar, sair da leitura simples do fragmento e ir para a obra como um todo", ressalta Antunes.
Para Antunes Rafael, as surpresas da primeira fase da Fuvest foram Biologia, tratando-se de uma prova acessível para os alunos ao abordar conteúdos vistos amplamente no ensino médio e sem grandes dificuldades, além da contextualização das questões de Química, ao contrário do caráter conteúdista dos anos anteriores.
Mesmo com nível médio de dificuldade, a prova de História exigiu um conhecimento mais específico do estudante. De acordo com o diretor, a questão sobre a África no período pré-conquista abordou algo que não é comumente estudado no ensino médio.
Próxima Etapa
A classificação da primeira fase será publicada em 9 de dezembro, dia em que sairão os locais de prova da segunda etapa.
A segunda etapa do Vestibular 2020 da Fuvest será aplicada nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020. O primeiro dia será composto por 10 questões discursivas de Português e uma Redação, enquanto 12 perguntas discursivas de disciplinas específicas serão realizadas no segundo.
Resultado
O resultado do Vestibular da Fuvest será divulgado em 24 de janeiro de 2020. Outras duas chamadas regulares estão previstas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Os vestibulandos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas poderão manifestar interesse na lista de espera do Vestibular de 10 a 12 de fevereiro. A Fuvest divulgará as convocações posteriores conforme a disponibilidade de vagas, de 26 de fevereiro a 6 de março.
Vagas
A oferta do Vestibular 2020 é de 8.317 vagas na Universidade de São Paulo (USP). Destas oportunidades, 45% destinam-se aos estudantes de escolas públicas, havendo um percentual reservado para pretos, pardos de indígenas da rede pública.
Mais informações no site da Fuvest e no Manual do Candidato.