Em 02/01/2020 11h21

Vem aí a segunda fase da Fuvest e da Unicamp

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Etapas finais dos dois principais vestibulares do país serão realizadas este mês. Por Oficina do Estudante
PUBLICIDADE

Você passou pela primeira etapa! Passou na primeira fase da Unicamp ou da Fuvest, ou, até quem sabe, em ambas. Mas, e agora? O que fazer neste curto período para se preparar, da melhor forma possível, para a(s) segunda(s) fase(s)? 

O primeiro passo é lembrar que esses vestibulares são completamente diferentes, e, portanto, demandam estratégias distintas. Enquanto a Unicamp privilegia inglês e interdisciplinaridade, a Fuvest prioriza o conhecimento do candidato em relação à área do curso escolhida (como, por exemplo, exatas para engenharia; humanas para jornalismo; e biologia para medicina). 

Mas, o que tanto a Unicamp quanto a Fuvest têm em comum, nas segundas fases, é o fato de serem provas dissertativas e terem redações. 

Unicamp 

A segunda fase da Unicamp será realizada em dois dias (12 e 13 de janeiro). No primeiro, haverá questões de português e literatura, mais quatro questões interdisciplinares, com duas delas de inglês e ciências da natureza e outras duas de inglês e ciências humanas. Os textos aparecem em inglês, mas o aluno precisa mobilizar os conhecimentos das disciplinas específicas (de humanidades e ciências da natureza) para resolver as questões. 

Isso é bem importante porque a Unicamp está colocando em primeiro plano a ideia da fusão das caixinhas. No Brasil, o ensino é baseado em disciplinas, mas o que a Unicamp propõe é que o aluno desenvolva a habilidade de fazê-las ‘conversar’. Por isso, o foco ao estudar deve ser em inglês e em questões que ‘dialoguem’ entre si. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A prova do segundo dia será mais extensa: todos os candidatos farão seis questões de matemática, quatro questões interdisciplinares (duas focadas em ciências humanas e duas em ciências da natureza) e mais duas provas, de seis questões cada, de disciplinas específicas em função do curso que estão prestando. Por isso, a dica é que o aluno tenha um bom repertório em todas as matérias, revisando-as agora.

Fuvest

O aluno tem dois dias de prova (5 e 6 de janeiro), sendo o primeiro de português e redação, e, o segundo, só de matérias específicas sobre o curso escolhido. Para muitos candidatos, por exemplo, matemática não aparece na segunda fase. Para outros, história ou biologia. 

Portanto, a dica aqui é que o candidato treine redação e foque em português. Além disso, deve estudar tenazmente as matérias correlatas ao curso escolhido. Se escolheu Ciências Sociais, por exemplo, não deve estudar matemática, nem física, nem química, mas desdobrar-se em história, geografia, filosofia e sociologia.  

Unicamp e Fuvest 

Já para quem vai prestar as duas segundas fases, a orientação é a inversa. É hora de revisar tudo, ora porque a Fuvest será mais dirigida, pedindo especificidades, ora porque a Unicamp será mais genérica, abrangendo, por sua vez, uma quantidade de disciplinas mais distintas. 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES