Vem aí a segunda fase da Fuvest e da Unicamp

Etapas finais dos dois principais vestibulares do país serão realizadas este mês.
Em 02/01/2020 11h21 Por Oficina do Estudante

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Você passou pela primeira etapa! Passou na primeira fase da Unicamp ou da Fuvest, ou, até quem sabe, em ambas. Mas, e agora? O que fazer neste curto período para se preparar, da melhor forma possível, para a(s) segunda(s) fase(s)? 

O primeiro passo é lembrar que esses vestibulares são completamente diferentes, e, portanto, demandam estratégias distintas. Enquanto a Unicamp privilegia inglês e interdisciplinaridade, a Fuvest prioriza o conhecimento do candidato em relação à área do curso escolhida (como, por exemplo, exatas para engenharia; humanas para jornalismo; e biologia para medicina). 

Mas, o que tanto a Unicamp quanto a Fuvest têm em comum, nas segundas fases, é o fato de serem provas dissertativas e terem redações. 

Unicamp 

A segunda fase da Unicamp será realizada em dois dias (12 e 13 de janeiro). No primeiro, haverá questões de português e literatura, mais quatro questões interdisciplinares, com duas delas de inglês e ciências da natureza e outras duas de inglês e ciências humanas. Os textos aparecem em inglês, mas o aluno precisa mobilizar os conhecimentos das disciplinas específicas (de humanidades e ciências da natureza) para resolver as questões. 

Isso é bem importante porque a Unicamp está colocando em primeiro plano a ideia da fusão das caixinhas. No Brasil, o ensino é baseado em disciplinas, mas o que a Unicamp propõe é que o aluno desenvolva a habilidade de fazê-las ‘conversar’. Por isso, o foco ao estudar deve ser em inglês e em questões que ‘dialoguem’ entre si. 

A prova do segundo dia será mais extensa: todos os candidatos farão seis questões de matemática, quatro questões interdisciplinares (duas focadas em ciências humanas e duas em ciências da natureza) e mais duas provas, de seis questões cada, de disciplinas específicas em função do curso que estão prestando. Por isso, a dica é que o aluno tenha um bom repertório em todas as matérias, revisando-as agora.

Fuvest

O aluno tem dois dias de prova (5 e 6 de janeiro), sendo o primeiro de português e redação, e, o segundo, só de matérias específicas sobre o curso escolhido. Para muitos candidatos, por exemplo, matemática não aparece na segunda fase. Para outros, história ou biologia. 

Portanto, a dica aqui é que o candidato treine redação e foque em português. Além disso, deve estudar tenazmente as matérias correlatas ao curso escolhido. Se escolheu Ciências Sociais, por exemplo, não deve estudar matemática, nem física, nem química, mas desdobrar-se em história, geografia, filosofia e sociologia.  

Unicamp e Fuvest 

Já para quem vai prestar as duas segundas fases, a orientação é a inversa. É hora de revisar tudo, ora porque a Fuvest será mais dirigida, pedindo especificidades, ora porque a Unicamp será mais genérica, abrangendo, por sua vez, uma quantidade de disciplinas mais distintas.