Topo
pesquisar
Em 18/10/2019 10h50, atualizado em 13/11/2019 11h43

Fuvest registra aumento de inscritos no Vestibular 2020

Notícias

Mais de 129 mil candidatos disputam as vagas da USP. Os três cursos mais concorridos são os de Medicina. Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Foto: Marcos Santos - USP Imagens
Crédito da Foto: Marcos Santos - USP Imagens
PUBLICIDADE

A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) anunciou nesta sexta-feira, 18 de outubro, aumento no número de inscritos no vestibular. A edição de 2020 recebeu 129.148 inscrições, 1.362 a mais do que as 127.786 do ano passado. 

De acordo com a Fuvest, do total de inscritos no atual vestibular, 117.019 farão as provas como candidatos que desejam ingressar nos cursos da Universidade de São Paulo (USP), enquanto 12.129 concorrentes são os chamados treineiros - estudantes que não concluíram o ensino médio. 

Segundo a fundação, o crescimento na quantidade de inscritos no Vestibular está relacionado aos programas e iniciativas da USP para atrair estudantes, como o programa "Vem pra USP!", assim como a ampliação do prazo de inscrições para 40 dias. 

Concorrência

Medicina ocupa as três principais posições dos cursos mais concorridos. A graduação é oferecida em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. 

A Fuvest divulgou também as carreiras menos procuradas: Engenharia de Biossistemas (Pirassununga), Biblioteconomia e Ciência da Informação (Ribeirão Preto) e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (São Paulo, Butantã).

Vagas

O Vestibular da Fuvest preencherá 8.317 vagas na USP. Destas oportunidades, 45% destinam-se aos estudantes de escolas públicas, havendo um percentual reservado para pretos, pardos de indígenas da rede pública. Saiba mais sobre as cotas na USP.

Vagas Fuvest 2020
Ampla Concorrência (AC) 5.424
Escola Pública (EP) 1.857
EP/Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) 1.036
Total 8.317

Provas

A Fuvest divulgará os locais de prova da primeira fase do Vestibular em 14 de novembro. Os candidatos participarão de tal fase em 24 de novembro, provas que serão compostas por 90 questões objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 9 de dezembro, a Fuvest anunciará a classificação da primeira fase e os locais de prova da segunda etapa do Vestibular 2020. 

A segunda fase do Vestibular 2020 será aplicada nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020. O primeiro dia contará com 10 questões discursivas de Português e uma Redação, enquanto 12 perguntas discursivas de disciplinas específicas serão realizadas no segundo. 

Resultado

O resultado do Vestibular 2020 será publicado pela Fuvest em 24 de janeiro de 2020. Outras duas chamadas regulares estão previstas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas poderão manifestar interesse na lista de espera de 10 a 12 de fevereiro. A Fuvest fará as convocações posteriores conforme a disponibilidade de vagas e a divulgação será de 26 de fevereiro a 6 de março. 

Mudanças

A Pró-Reitoria de Graduação da USP fez um workshop com professores do ensino médio de escolas públicas e privadas para a atualização do conteúdo das provas do Vestibular da Fuvest. Foram discutidas propostas para as disciplinas de Português, Inglês, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia.

O evento foi realizado em 7 de outubro e teve a presença de aproximadamente 200 docentes de vários locais do estado de São Paulo. A expectativa é de que mais eventos sejam realizados ainda este ano e que as mudanças sejam implementadas a partir do Vestibular 2021.

Mais informações no site da Fuvest e no Manual do Candidato.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola