Topo
pesquisar
Em 26/03/2010 17h46, atualizado em 05/09/2017 15h25

Melhores universidades do Brasil e do mundo

Especial

Empresa britânica Quacquarelli Symonds analisa seis indicadores para elaborar o ranking anualmente Por Adriano Lesme
Instituto de Tecnologia de Massachussets
Instituto de Tecnologia de Massachussets
PUBLICIDADE

Você sempre teve a curiosidade de saber quais são as melhores universidades do Brasil e do mundo? Se sua resposta foi sim, neste texto vamos falar do QS World University Rankings, uma lista de melhores instituições de ensino superior do mundo elaborada pela empresa britânica Quacquarelli Symonds. 

Há alguns anos, o ranking da QS se tornou referência na avaliação de universidades no mundo. A classificação das instituições é calculada por meio de seis indicadores: reputação acadêmica; reputação no mercado de trabalho; relação entre número de alunos e professores em dedicação exclusiva;  volume de trabalhos acadêmicos publicados; quantidade de professores estrangeiros; e quantidade de alunos internacionais.

Cada indicador tem um peso na pontuação final da universidade. O indicador de maior peso (40%) é a reputação da universidade, que é medida usando uma pesquisa global na qual os estudantes indicam as instituições que são referência na área que estudam. Cerca de 80 mil estudantes do mundo todo são entrevistados.

Melhores universidades do mundo

Ao todo, 916 instituições de ensino superior do mundo foram citadas no Ranking de Melhores Universidades do Mundo de 2016/2017. O primeiro lugar ficou com o renomado Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos. O MIT foi fundado em 1861 e seus pesquisadores já ganharam 14 Prêmios Nobel, considerando Física, Química e Medicina.

Entre as dez melhores universidades do mundo, cinco são dos Estados Unidos. Além do MIT, aparecem na lista a Universidade de Stanford (2º), Universidade de Harvard (3º), o Instituto de Tecnologia da Califórnia (5º) e a Universidade de Chicago (9º). O Reino Unido possui quatro instituições entre as dez primeiras e a Suíça uma.

Melhores Universidades do Mundo
10 melhores universidades do mundo em 2017

Brasil

Infelizmente, nenhuma instituição brasileira figura entre as 100 melhores. A Universidade de São Paulo (USP) aparece na posição 121 e é a segunda melhor da América Latina, atrás da Universidade de Buenos Aires (75º). A Universidade de Campinas (Unicamp) é a segunda melhor brasileira, na posição 182, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a terceira, na 311º colocação.

Se as universidades brasileiras não se destacam entre as melhores do mundo, no ranking da América Latina elas são dominantes. O Brasil possui 22 instituições no ranking mundial, seguido por Argentina, com 16, e México, com 14.

Veja as melhores universidades do Brasil em 2017

1) Universidade de São Paulo (USP)
2) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
3) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
4) Universidade Estadual Paulista (Unesp)
5) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
6) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
7) Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
8) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
9) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
10) Universidade de Brasília (UnB)

Outras universidades brasileiras citadas no ranking (em ordem de classificação): UFSCar, UFSC, PUCRS, UERJ, UEL, UFBA, UFSM, UFV, UFC, UFPR, UFPE e UFF.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola