Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Criada em 1960, a universidade oferece hoje mais de 80 cursos, entre graduações e especializações.
Por Rafael Batista

Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Através da fundação da faculdade de Direito no dia 11 de fevereiro de 1932, a educação superior começou a se desenvolver em Santa Catarina. Foi aí que nasceu a ideia de se criar uma universidade que reunisse várias instituições existentes em Florianópolis. Criada em 1960, com o objetivo de promover o ensino, a pesquisa e a extensão, a UFSC conta hoje com 82 cursos. São mais de 35.000 estudantes acompanhados por mais de 2.000 docentes e uma biblioteca com aproximadamente 600.000 publicações.

Campus Araranguá: Rua Pedro João Pereira, 150 – Mato Alto. Araranguá – SC. Telefone: (48) 3522-2408.

Campus Blumenau: Rua Pomerode, 710, Bairro Salto do Norte. Blumenau - SC. Telefone: (47) 3232-5100.

Campus Curitibanos: Rodovia Ulysses Gaboardi, Km 3, S/N° - Zona Rural. Curitibanos – SC. Telefone: (48) 3721-4166.

Campus Joinville: Rua Presidente Prudente de Moraes, 406 – Santo Antônio, Joinville – SC. Telefone: (47) 3425-3472.

Campus Universitário – Florianópolis: Campus Universitário, S/N° - Trindade. Florianópolis – SC. Telefone: (48) 3721-9200.

Cursos Ministrados

Araranguá: Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Fisioterapia, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Blumenau: Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química

Curitibano: Agronomia, Ciências Rurais, Engenharia Florestas e Medicina Veterniária.

Joinville: Engenharia da Mobilidade (Tecnologia Veicular, Tecnologia de Transportes, Engenharia Civil, Engenharia Industrial), Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Infraestrutura, Engenharia de Transporte e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Naval.

Florianópolis: Administração, Agronomia, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Cinema, Design, Direito, Educação do Campo, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Filosofia, Física, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, História, Jornalismo, Letras (Libras, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português) Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, Matemática, Medicina, Meteorologia, Museologia, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Serviço Social, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ensino a distância

Administração, Administração Pública, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Filosofia, Física, Letras (Libras, Português, Espanhol e Inglês), Matemática. Site: http://ead.ufsc.br/

Vestibular 

É feito através de provas presenciais, em uma única fase divida em três dias consecutivos, com duração de quatro horas em cada dia. A prova 1 é composta de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira com 12 questões de proposições múltiplas e/ou abertas, Língua Estrangeira com 08 questões de proposições múltiplas e/ou abertas, Matemática com 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas e Biologia com 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas. 

A prova 2 é composta de História, Geografia, Física e Química, cada uma com 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas. A prova 3 é constituída de Redação e 4 questões discursivas.

As questões de proposições múltiplas conterão, no máximo, 7 proposições, identificadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64, das quais pelo menos uma deverá estar correta com relação ao enunciado. A resposta correta será a soma dos números correspondentes às proposições corretas e será um número inteiro, compreendido entre 01 e 99, incluindo esses valores. As questões abertas terão como resposta um número inteiro, compreendido entre 00 e 99, incluindo esses valores.

Enem

O candidato que deseja utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve fazer essa opção no requerimento de inscrição, sendo que 30% da sua nota final do Vestibular será composta pela média aritmética simples das cinco notas do exame. A nota do Enem somente é utilizada se for benéfica ao candidato, caso contrário, a nota final é a própria nota obtida no Vestibular. As vagas remanescentes são preenchidas usando como critério único a nota do Enem. Saiba mais! Além disso, 30% das vagas são destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Cotas

O Programa de Ações Afirmativas reserva 50% das vagas oferecidas anualmente, em cada curso, para serem distribuídas para candidatos de escolas públicas, em conformidade com a Lei das Cotas.

Site
www.ufsc.br