Em 12/06/2020 12h43 , atualizado em 12/06/2020 12h56

Melhores universidades do mundo no Ranking QS 2021

Estudar no Exterior

Estados Unidos lideram o ranking com cinco universidades entre as dez melhores. Instituições da Ásia também são destaque. Por Hotcourses Brasil
Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o IMT, é a melhor universidade do mundo, segundo o Ranking QS
Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o IMT, é a melhor universidade do mundo, segundo o Ranking QS
PUBLICIDADE

Os Estados Unidos continuam a liderar o QS World University Ranking na sua edição 2021, ocupando as quatro primeiras posições. No entanto, um dos maiores destaques foi o resultado inédito das instituições de ensino da Ásia. É a primeira vez que 26 delas conseguem um lugar entre as 100 melhores do mundo.

O ranking universitário mundial da Quacquarelli Symonds, empresa de análise de ensino superior global, avalia mais de 5.500 universidades de acordo com seis métricas de desempenho e lista as 1.000 melhores colocadas com base na pontuação atingida pelas instituições.

As métricas são:

•    Reputação acadêmica (40%)
•    Reputação entre empregadores (10%)
•    Proporção entre estudantes e professores (20%)
•    Citações por acadêmico (20%)
•    Proporção de professores internacionais (5%)
•    Proporção de estudantes internacionais (5%)

Na edição de 2020-2021, 47 novas universidades entraram para o top 1.000 pela primeira vez. Isso mostra uma movimentação no desempenho acadêmico mundial e, mesmo que as instituições americanas continuam imbatíveis, há uma concorrência se fortificando ano a ano.

Estados Unidos

O resultado impressionante dos Estados Unidos começa com o primeiro lugar: o famoso Massachusetts Institute of Technology (MIT) conquistou o topo do ranking pelo nono ano consecutivo.

Dez entre as 20 melhores do mundo são americanas, enquanto a outra metade é ocupada por instituições britânicas, suíças e asiáticas. A California Institute of Technology (Caltech) conseguiu superar a Oxford esse ano, pegando o quarto lugar enquanto a melhor universidade do Reino Unido caiu para o quinto.

No total, 151 universidades americanas aparecem no ranking de 2021 – pouco mais de 15%. 

Ásia

A grande novidade esse ano é um quarto do top 100 ser ocupado por instituições de ensino asiáticas. Um número recorde de 26 universidades do continente conquistou um desempenho entre as 100 melhores do mundo.

Há representantes de Singapura, China, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Malásia e Taiwan. Os principais destaques são a National University of Singapore e Nanyang Technological University, de Singapura, e a chinesa Tsinghua University entre as 20 primeiras posições.

Brasil

A Universidade de São Paulo (USP) melhorou de posição pelo terceiro ano consecutivo, ficando em 115ª no mundo e 3ª na América Latina. Esse é o seu melhor desempenho no ranking QS até agora e se deve, principalmente à métrica de “Citações por acadêmico”, que avalia a produção de pesquisas científicas com repercussão mundial. Com isso, a USP integra agora o grupo das 350 melhores universidades de pesquisa do mundo. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a USP, quatorze universidades brasileiras conseguiram um lugar entre as 1.000 classificadas. Outros dois resultados de destaque são da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 233ª – embora tenha caído 19 posições em relação ao ano passado – e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) empatada na 380ª posição.

Pelo sexto ano seguido, a melhor colocada da América Latina é a Universidade de Buenos Aires, na Argentina, no 66º lugar mundial.

As 20 melhores universidades do mundo de acordo com o QS World University Ranking 2021:

1) Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos
2) Stanford University, Estados Unidos
3) Harvard University, Estados Unidos
4) California Institute of Technology (Caltech), Estados Unidos
5) University of Oxford, Reino Unido
6) ETH Zurique, Suíça
7) University of Cambridge, Reino Unido
8) Imperial College London, Reino Unido
9) University of Chicago, Estados Unidos
10) University College London (UCL), Reino Unido
11) National University of Singapore, Singapura
12) Princeton University, Estados Unidos
13) Nanyang Technological University (NTU), Singapura
14) EPFL, Suíça
15) Tsinghua University, China
16) University of Pennsylvania, Estados Unidos
17) Yale University, Estados Unidos
18) Cornell University, Estados Unidos
19) Columbia University, Estados Unidos
20) The University of Edinburgh, Reino Unido

Veja o QS World University Ranking 2021 completo aqui.

Covid-19

A nova edição sai em meio à pandemia, com as universidades do mundo inteiro encontrando saídas para não atrasar os seus cursos e não deixar os estudantes na mão.  O MIT, por exemplo, primeiro colocado no ranking, cancelou todos os tours e sessões presenciais no campus para novos estudantes, passando a atender somente virtualmente. Também mantém a secretaria de admissões fechada por tempo indeterminado, apenas com serviços online.

A Harvard University orienta todos os novos estudantes internacionais admitidos para o próximo semestre a entrar em contato com o departamento acadêmico responsável pelo curso escolhido para receber informações adequadas. Há e-mails e linhas telefônicas para atender às dúvidas dos calouros.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES