UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

Por Adriano Lesme

Faculdade de Ciências Econômicas
Faculdade de Ciências Econômicas
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A história da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começou em Ouro Preto, antiga capital de Minas Gerais, a partir da criação da Escola de Farmácia, em 1839, e da Faculdade de Direito, em 1892. Em 1898, com a mudança da capital, a Faculdade de Direito é transferida para Belo Horizonte. No começo do século XX várias faculdades surgiram na nova capital até a criação da Fundação Universidade de Minas Gerais (UMG), em 1927. A UMG tornou-se federal em 1965, adotando o nome atual.

Campus Pampulha (Sede): Av. Antônio Carlos, 6.627, Belo Horizonte/MG. Telefone: (31) 3409-5000.

Campus Saúde e Unidades Isoladas: Av. Alfredo Balena, 190, Belo Horizonte/MG. telefone: Fone: (31) 3409-9733.

Faculdade de Direito: Av. João Pinheiro,100, Centro, Belo Horizonte/MG. Telefone: (31) 3409-8604.

Instituto de Ciências Agrárias (ICA): Av. Osmani Barbosa, s/nº, Montes Claros/MG. Telefone: (38) 2101-7712.

Cursos Ministrados

Campus Pampulha (Sede): Administração, Antropologia, Aquacultura, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Comunicação Social, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Controladoria e Finanças, Design, Design de Moda, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia do Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia de Sistemas, Estatística, Farmácia, Física, Fisioterapia, Filosofia, Geologia, Geografia, Gestão de Serviços da Saúde, Gestão Pública, História, Letras, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas, Matemática, Matemática Computacional, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Sistemas de Informação, Teatro, Terapia Ocupacional, Turismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campus Saúde e Unidades Isoladas: Biomedicina, Fonoaudiologia, Medicina, Musicoterapia, Tecnologia em Radiologia.

Faculdade de Direito: Ciências do Estado e Governança Social, Direito.

Montes Claros: Administração em Agronegócios, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Zootecnia.

Ensino a Distância

Licenciaturas em Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química.

Site: www.caed.ufmg.br

Vestibular e Enem

A UFMG adotou o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como critério único de seleção a partir do Vestibular 2014. Portanto, os interessados em ingressar na universidade precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Dança, Design, Design de Moda, Música Bacharelado, Música Licenciatura e Teatro são aplicados testes de habilidades específicas depois das provas do Enem. 

Cotas

A UFMG cumpre a Lei de Cotas, que determina que até o Vestibular 2016 metade das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação sejam reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. O porcentagem deverá ser de 37,5% no Vestibular 2015, para chegar aos 50% em 2016.

Site
www.ufmg.br