Enem: cartilha explica como não ferir os direitos humanos na redação

Desrespeito aos direitos humanos é uma das razões para se atribuir nota zero ao texto.
Em 11/10/2016 10h45 , atualizado em 03/08/2017 16h58 Por Wanja Borges

Enem
Enem
Crédito da Imagem: Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Desde 2013, o respeito aos direitos humanos é uma obrigatoriedade na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, se desrespeitada, pode resultar em nota zero e anulação da prova discursiva.

Confira os cuidados para não zerar a redação do Enem

A determinação sempre esteve explícita nos editais do Exame, contudo, após o Ministério Público Federal (MPF) cobrar, em dezembro de 2015, a explicação do conceito de direitos humanos utilizado pelos avaliadores, uma Cartilha do Participante foi disponibilizada com tais orientações.

Segundo o documento, propostas de intervenção para o problema abordado que incitam a violência e que transpareçam a ação de indivíduos na administração da punição constituem desrespeito aos direitos humanos. 

Por outro lado, pena de morte ou prisão perpétua, por exemplo, não são caracterizadas como desrespeito aos direitos humanos porque apresentam um mediador e remetem ao Estado a administração da punição ao agressor.

A Cartilha apresenta, ainda, alguns exemplos de violação dos direitos humanos praticados por estudantes nas últimas edições.

Exemplos

Em 2015, cujo tema da redação foi “a persistência da violência contra mulher na sociedade brasileira”, textos com incitação de violência, ações discriminatórias ou que atentassem contra a integridade física ou moral de mulheres e seus defensores foram desclassificados.

Também receberam nota zero as redações que abordaram o cerceamento de livre arbítrio, a desigualdade de remuneração ou de tratamento, a imposição de escolhas religiosas, políticas ou afetivas, castigos para comportamentos femininos e violência contra os infratores das leis de proteção à mulher por agentes não legitimados para isso.

Já em 2014, quando o tema foi a “publicidade infantil em questão no Brasil”, foram penalizadas redações que apresentaram propostas com a intenção de coibir a liberdade de expressão da mídia, tortura e execução sumária para quem abusa de crianças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nota zero

Além do desrespeito aos direitos humanos, também é atribuída nota zero às redações que fogem ao tema, não atendem à estrutura dissertativo-argumentativa e possuem extensão de até 7 linhas e, por isso, são consideradas insuficientes.

Cópia de texto motivador, impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, parte deliberadamente desconectada do tema proposta e folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho, também podem zerar a prova discursiva.

Correção

As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências:

1. Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; Saiba mais!
2. Compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolvimento do tema;
3. Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista;
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5. Elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A avaliação é feita de forma independente por dois professores, que atribuem uma nota de 0 a 200 para cada uma das competências, totalizando 1.000 pontos. Em casos de discrepância, os textos passam, ainda, por uma terceira correção. Permanecendo a diferença superior de 100 pontos entre as notas totais ou de mais de 80 pontos nas competências, o texto é corrigido por uma banca com três professores. 


Relacionados

Enem
Brasil Escola fará a correção comentada do Enem 2016
Pelo 9º ano consecutivo, o Brasil Escola disponibilizará a correção comentada do Enem 2016, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.
Notícias
Enem
Como controlar a ansiedade antes do Enem
Com a aproximação do Enem é comum que o estudante fique mais ansioso. Confira dicas para diminuir a ansiedade antes e durante a prova.
Enem
Enem
Confira 10 possíveis temas da redação do Enem 2016
Sugerimos 10 opções de assunto baseados em contextos atuais e de repercussão na mídia.
Notícias
Enem
Confira os horários do Enem 2016 em cada estado
Candidatos devem ficar atentos ao horário de verão, já que o Enem 2016 considera o horário oficial de Brasília.
Notícias
Enem
Confira os itens necessários, permitidos e proibidos no Enem 2016
Apesar do Edital do Enem 2016 ser claro sobre os itens necessários, permitidos e proibidos, ainda restam dúvidas sobre o que levar ou não.
Notícias
Enem
Dicas para melhorar a argumentação no Enem
Neste artigo preparamos algumas dicas para que você possa melhorar sua argumentação na prova de redação do Enem.
Enem
Enem
Enem 2016: locais de prova já estão disponíveis para consulta
Os locais de prova do Enem 2016 já estão disponíveis. A informação está no Cartão de Confirmação de Inscrição.
Notícias
Enem
Enem: Justiça suspende nota zero na redação que desrespeitar direitos humanos
O TRF-1 suspendeu o item do Enem que atribui nota zero para a redação que desrespeitar os direitos humanos.
Notícias