Whatsapp
Em 04/11/2018 20h50

Comentário da Redação do Enem 2018

Enem

Professor do Oficina do Estudante comenta o tema da Redação do Enem 2018, que foi "Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet". Por Oficina do Estudante
PUBLICIDADE

Comentário da Redação do Enem 2018

O tema do Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”. Essa prática é comum em países como a China e a Rússia. Para escrever a redação, era possível fazer uma alusão a Edward Snowden, que vazou informações de como o governo dos EUA controlava a política internacional por meio do monitoramento de dados na internet. O candidato poderia falar de 1984, livro de George Orwell no qual a vida dos seres humanos era controlada por um poder autoritário por meio de teletelas. A coletânea falava dos algoritmos e dos filtros da internet bem como do uso da internet como forma de comunicar se com amigos. O marco civil da Internet e a lei da privacidade não contemplam essas novas modalidades de infração. O tema não era fake news!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os desafios presentes nos textos da proposta eram garantir a liberdade de expressão num ambiente em que algoritmos orientam posições ideológicas e identificar os filtros usados para esses direcionamentos. 

Agentes possíveis para tais problemas seriam, por exemplo, o Ministério Público, cuja função seria representar a população frente aos delitos no mundo digital; o Poder Legislativo, que poderia criar novas leis para punir crimes da esfera virtual; o Ministério da Comunicação, responsável pelas políticas que regulamentam o uso da internet. 

Era difícil usar argumentos históricos para o tema, dada sua atualidade. Assim argumentos por analogia com obras de literatura e mitologias seriam bem-vindos. Exemplificando, a discussão poderia passar pela liberdade de expressão, tão defendida por Voltaire e pela banalidade do mal, de Hannah Arendt. O importante era ampliar as ideias da coletânea e articulá-las bem com os conhecimentos trazidos pela coletânea.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começou no último domingo, dia 4 de novembro e registrou o menor percentual de abstenção desde 2009. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, 1.374.430 não compareceram ao primeiro dia de provas, registrando um índice de 24,9% de ausentes.
Tema da redação do Enem 2019 foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Veja um comentário sobre o que a banca esperava de uma redação nota 1000.
O tema da redação do Enem 2018 foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Além do textos, os inscritos tiveram das 13h30 às 19h (horário de Brasília) para questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos neste domingo, 4 de novembro, primeiro dia do exame. 
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES