Whatsapp
Em 26/10/2015 17h34 , atualizado em 28/10/2015 09h04

Tema da redação do Enem 2015 foi abordado no Banco de Redações em julho

Notícias

Mais de 5,7 milhões de pessoas tiveram que escrever sobre a violência contra a mulher na sociedade Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Os estudantes que participaram em julho do Banco de Redações do Brasil Escola não tiveram dificuldade para escrever a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Isso porque o tema foi o mesmo: a persistência da violência contra a mulher. 

O que você achou do tema da redação do Enem 2015?

O Banco de Redações foi criado com a intenção de auxiliar os vestibulandos e, principalmente, participantes do Enem a aprimorarem sua escrita e corrigir erros até as provas. Os temas do Banco de Redações costumam ser polêmicos e atuais, pois essas características também estão presentes nos temas do Enem. Nesse ano, acertamos em cheio!

O tema da redação do Enem 2015 foi: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. A proposta tinha quatro textos de apoio. O primeiro mostrava o número de assassinatos de mulheres nos últimos 30 anos, o segundo era um gráfico com os tipos de violência relatados pelas mulheres, o terceiro era uma ilustração com os dizeres “Feminicídio Basta”, enquanto o último trazia dados do impacto que a Lei Maria da Penha causou.

Já o tema do Banco de Redações de julho foi: “Violência contra a mulher: por que o machismo persiste?”. A proposta apresentava números recentes de estupro, agressões e assassinatos de mulheres no Brasil, além da questão dos menores salários de mulheres em relação aos homens no mesmo cargo e a pouca representatividade feminina na política.

Entre os 150 textos enviados em julho para o Banco de Redações, dois receberam nota máxima. Um deles foi elaborado pela estudante Laryssa Rangel, de 18 anos, moradora de Niterói/RJ. Laryssa disse que aproveitou no Enem alguns argumentos defendidos no texto do Banco de Redações. "Eu estudo em tempo integral e a minha escola foca mais no curso técnico do que em vestibulares. Não tínhamos a frequência de fazer redações e o Brasil Escola ajudou na minha preparação. Recomendei aos meus amigos e todos acharam uma boa iniciativa - comentou Laryssa, que fez o Enem para tentar uma vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Especialistas elogiam tema

De acordo com Célio Tasinafo, diretor pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, o tema é de extrema relevância para o Brasil. “Um assunto que interessa, obviamente, não apenas às mulheres, mas a todos os que prezam por uma sociedade de igualdade de gêneros, por uma sociedade de justiça e, portanto, por um Brasil mais digno”.

A corretora de redações do Brasil Escola, Ana Carolina Castro, afirma que o tema é bastante atual e pertinente. “Diante das estatísticas que revelam a persistência de um alto índice de violência contra a mulher, ainda que movimentos feministas estejam em expansão, é primordial discutir a questão para que se combata este tipo de violência. Colocar os jovens para conhecer esses dados e pensar sobre o assunto é um passo importante na busca de soluções para este problema, e é essa a expectativa que uma sociedade tem da educação: fazer refletir em busca de melhorias para todos os seus membros, aí incluso a dignidade humana e o respeito."

Por Adriano Lesme

Relacionados
Professor de redação do QG do Enem, Raphael Torres, irá comentar como fugir dos principais erros na redação do Enem em aula ao vivo e gratuita.
Comentário sobre o tema da Redação do Enem 2015.
Os Cadernos de Provas do Enem 2015 já estão disponíveis. Gabarito foi divulgado na última quarta-feira (28). Resultado é esperado para janeiro.
O tema da Redação do Enem 2015 foi Violência contra a mulher.
O gabarito oficial do Enem 2015 foi divulgado nesta quarta-feira, (28). Não há período para recursos. Caderno está previsto para sexta-feira (30).
TRF4 decidiu que o Inep deverá disponibilizar o acesso ao espelho da correção da redação do Enem junto com as notas individuais dos candidatos.
Ministro da Educação anunciou que o resultado do Enem 2015 vai sair até a primeira semana de janeiro de 2016.
A Polícia Federal no Rio Grande do Norte prendeu no domingo, 25 de outubro, em Natal, um participante do Enem 2015 por porte de aparelho eletrônico.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES