SiSU 2021/1: Medicina exige pelo menos 730 de média no Enem

Inscrições vão até sexta-feira e candidatos devem acompanhar mudanças nas médias.
Em 07/04/2021 14h14 , atualizado em 07/04/2021 17h12 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1 abriu inscrições ontem, 6 de abril, e a partir desta quarta-feira, 7 de abril, as notas de corte já podem ser consultadas. Até o fechamento das inscrições, na próxima sexta-feira, elas serão atualizadas diariamente.

Um dos cursos mais concorridos todos os anos é o de Medicina. De acordo com a pesquisa do Brasil Escola, para concorrer a uma vaga no curso o candidato não cotista precisar ter no mínimo uma média de 730 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Veja também: Notas de corte do SiSU 2021/1 estão liberadas

Ao analisar de forma geral, a maioria dos cursos de Medicina exige média de pelo menos 800 pontos no Enem 2020 para a ampla concorrência. No caso das vagas do sistemas de cotas para escolas públicas, as instituições pedem média de cerca de 750 pontos.

Para os candidatos que disputam uma vaga na ampla concorrência, a menor nota de corte encontrada foi de 730,11 na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Minas Gerais.

No caso do sistema de cotas, a menor nota de corte é 513,55, na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em Catalão/GO. A vaga é reservada para candidato com deficiência, de baixa renda e que fez o ensino médio em escola pública.

Os cursos que registram as maiores médias estão localizados nas instituições de ensino da região Sudoeste. Já as instituições do Norte e Nordeste costumam conceder bônus regionais para estudantes que moram nas cidades do curso, o que aumenta a nota de corte, como acontece com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é a nota de corte?

A nota de corte é média no Enem do último candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas em determinado curso. Ela serve de referência para auxiliar o estudante no monitoramento da vaga. Porém, estar acima da nota de corte não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante todo o período de inscrição no SiSU.

Por isso, é importante que os candidatos verifiquem diariamente como está a nota de corte do curso pretendido para saber se ainda têm chances na vaga. Caso a nota esteja muita acima da média do candidato, ele pode mudar sua opção de curso até o último dia de inscrição.

Mais: Veja como calcular a nota de corte

SiSU 2021/1

As inscrições para o SiSU 2021/1 vão até sexta-feira, 9 de abril, e o resultado será liberado no dia 13 de abril. Os aprovados precisam acessar o sistema para conferir quais os documentos são necessários para matrícula e realizá-la entre os dias 14 a 19 de abril junto à instituição em que foi aprovado.

Estão sendo oferecidas 206.609 vagas em 5.571 cursos de 109 instituições públicas de ensino superior, incluindo universidades federais e estaduais e centros e institutos federais.

Para mais informações acesse a página do SiSU 2021 no Brasil Escola.


Relacionados

Inscrições do SiSU 2021/1 estão abertas
O MEC abre hoje, 06/04, as inscrições do SiSU 2021 do primeiro semestre. Seleção é feita com notas do Enem 2020.
Notícias
Inscrições do SiSU 2021/1 foram prorrogadas
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 14 de abril as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2021.
Notícias
MEC retira dupla classificação do SiSU 2021/1 após ação na Justiça
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que a classificação parcial dos candidatos será apresentada como era até 2019, sem a chamada dupla classificação.
Notícias
Notas de corte do SiSU 2021/1 estão liberadas
A partir desta quarta-feira, 7 de abril, os estudantes podem consultar as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1.
Notícias
Os melhores cursos de Medicina do Brasil
O bacharelado em Medicina é um dos cursos mais concorridos do Brasil. Confira a quais são os melhores cursos segundo notas do Enade e do CPC do MEC.
Especial
SiSU 2021/1: Instituições podem fazer chamadas da lista de espera a partir de hoje (27)
Começa nesta terça-feira, 27 de abril, o prazo para que as instituições de ensino superior façam as chamadas da lista de espera SiSU 2021/1.
Notícias
SiSU 2021/1: estudantes relatam acessar inscrição de outros candidatos
Estudantes relatam nas redes sociais que, ao fazer o login no SiSU 2021/1, estão acessando a inscrição de outros candidatos.
Notícias
SiSU 2021/1: segunda parcial de notas de corte está liberada
As notas de corte do SiSU 2021/1 do segundo dia estão liberadas para consulta. Inscrições vão até amanhã.
Notícias