Whatsapp
Em 06/04/2021 00h05 , atualizado em 07/04/2021 11h17

Inscrições do SiSU 2021/1 estão abertas

Notícias

Participantes do Enem 2020 que já concluíram o ensino médio podem se inscrever até 9 de abril. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) abriu na madrugada desta terça-feira, 6 de abril, as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021 do primeiro semestre. O prazo vai até sexta-feira, 9 de abril, e a inscrição é gratuita.

Acesse a página do SiSU

O sistema foi aberto por volta da meia noite, mas poucos minutos depois já apresentava lentidão. De acordo com o MEC, o site foi normalizado pela manhã.

Podem participar do SiSU 2021 todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que não zeraram a redação e já concluíram o ensino médio.

O SiSU é o principal meio de ingresso nas instituições de ensino superior públicas do país, com vagas em cursos de graduação presencial e de ensino a distância (EaD) gratuitos.

Em março, o MEC informou que o SiSU 2021/1 irá oferecer 206.609 vagas ofertadas em 109. As oportunidades foram distribuídas em 5,6 mil cursos de 109 instituições de ensino de todo o país. 

Mais: Veja a lista de instituições que aderiram ao SiSU 2021

Como fazer a inscrição?

Para participar do SiSU 2021/1 os estudantes podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, da seguinte forma:

1 => Acessar a página do SiSU: As inscrições são feitas no Site do SiSU. Ao acessar a página o candidato deve clicar em ‘Fazer Inscrição’ e entrar com os dados pessoais;

2 => Confirmação de dados: O estudante deve conferir todos os dados para o SiSU entrar em contato, caso necessário. Depois da atualização da página é só seguir com a inscrição e, se precisar, pode alterar esses dados a qualquer momento no período de inscrição;

3 => Minha inscrição: Nesta página será feita a escolha de até duas opções de curso e também é o local em que o inscrito vai acompanhar a inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”;

4 => Pesquisa de vagas: Aqui o candidato pesquisa as vagas que estão sendo oferecidas pelo nome do município, da instituição ou do curso que deseja ingressar;

5 => Verificação de modalidade: Após a escolha do curso, o candidato deve ficar atento aos detalhes e as modalidades disponíveis e, então, escolher para qual pretende concorrer. Quando escolher é só clicar em “Escolher esta modalidade” para continuar. É importante estar atento às informações de como comprovar as ações afirmativas da instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado;

6 => Confirmação: Após verificar que todos os dados estão corretos e conferir a documentação que será exigida pela instituição na matrícula é só clicar em “Confirmar minha inscrição”. Após confirmar a inscrição, o sistema voltará para a tela “Minha inscrição” e você pode alterar as opções durante o período de inscrições;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

7 => Classificação parcial: Durante o período de inscrição o candidato acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial. A mudança pode ser feita até o fim do período de inscrição.

Notas de corte

Os inscritos no SiSU 2021/1 devem acompanhar o sistema diariamente durante o período de inscrição para conferir a nota de corte dos cursos escolhidos. O sistema atualiza todo dia a média mínima que o candidato precisa ter para ser aprovado em determinado curso. 

A média vai mudando de acordo com as inscrições que vão sendo recebidas, por isso é importante conferir diariamente o seu curso para saber as chances que você tem de ser aprovado. As opções de curso podem ser alteradas até o fim das inscrições.

Entenda como funcionam as notas de corte do SiSU

Resultado

A lista de aprovados no SiSU 2021/1 será liberada pelo MEC no dia 13 de abril. Os aprovados precisam acessar o sistema para conferir quais os documentos são necessários para matrícula e realizá-la entre os dias 14 a 19 de abril junto à instituição em que foi aprovado.

Lista de espera

O SiSU possui chamada única. Quem não for aprovado nas opções de curso escolhidas durante o período de inscrição pode manifestar interesse nas vagas da lista de espera do dia 13 a 19 de abril. Na lista, só é permitido escolher um dos dois cursos para os quais concorreu.

A lista de espera do SiSU é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas próximas chamadas. A partir deste momento os interessados nas convocações devem acompanhar as divulgações pelas instituições de ensino.

Saiba mais sobre a lista de espera

SiSU 2021

Tradicionalmente as inscrições do SiSU para o primeiro semestre costumam ser recebidas em janeiro. Devido ao cenário de pandemia, o Enem 2020 só foi realizado neste ano e o resultado liberado no dia 29 de março.

Por isso, o MEC adiou as inscrições para este mês. Com isso, algumas instituições que participavam do SiSU em anos anteriores optaram por não participar desta edição, já que os calendários acadêmicos não se encaixaram e decidiram pela aplicação de vestibulares próprios.

Para mais informações acesse a página do SiSU 2021 no Brasil Escola.

Relacionados
Saiba passo a passo como utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021, como funciona o sistema, as datas, notas de corte, resultado, chamadas e lista de espera.
Os estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem 2020 deram suas dicas.
Confira como cada universidade federal e estadual e institutos e centros federais vão usar Enem 2020 para ingresso em 2021. Veja as vagas do SiSU 2021.
A partir desta quarta-feira, 7 de abril, os estudantes podem consultar as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1.
A nota mínima para o curso de Medicina no SiSU 2021/1 é de 730 pontos no Enem. Média são atualizadas diariamente.
As notas de corte do SiSU 2021/1 do segundo dia estão liberadas para consulta. Inscrições vão até amanhã.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES