Whatsapp
Em 14/01/2021 18h02 , atualizado em 11/02/2021 13h19

SiSU 2021

Enem

Inscrições para o SiSU 2021/1 serão realizadas em abril. Mesmo com atraso de cronograma, notas do Enem 2020 serão utilizadas. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021 vai oferecer vagas em cursos de graduação presencial e de ensino a distância (EaD) aos participantes que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e concluíram o ensino médio.

As vagas do SiSU são ofertadas em instituições de ensino superior públicas, sendo elas federais, estaduais e municipais. Serão realizadas duas edições do SiSU em 2021, uma em cada semestre.

Geralmente, as inscrições para o SiSU do primeiro semestre são realizadas no final de janeiro, após a liberação do resultado do Enem. Porém, para o SiSU 2021/1 o cronograma será diferente, já que o Enem 2020 foi adiado em consequência da pandemia do coronavírus.

O Ministério da Educação (MEC) informou que as inscrições para o SiSU 2021 do primeiro semestre serão feitas abril. O edital já foi divulgado.

Leia: MEC divulga edital do SiSU 2021/1

Datas SiSU 2021/1

Inscrição: 6 a 9 de abril
Resultado: 13 de abril (chamada única)
Lista de espera: 13 a 19 de abril
Matrículas: 14 a 19 de abril

Inscrições SiSU 2021

As inscrições para o SiSU 2021/1 serão realizadas entre 6 e 9 de abril. A participação é exclusiva para quem fez o Enem 2020 e não zerou a nota da redação. Também é preciso ter concluído o ensino médio.

A inscrição será feita no site do SiSU por meio do número de inscrição e senha do Enem 2020. Após o acesso, é necessário fazer a confirmação dos dados e escolher duas opções de cursos. Nas opções, é preciso definir a ordem de preferências, assim como escolher a modalidade que deseja concorrer (universal, cotas ou ações afirmativas).

Saiba como funciona o SiSU

Vagas SiSU 2021

Todos os cursos oferecidos no SiSU são de instituições públicas de ensino e gratuitos. Desde a segunda edição de 2020, o sistema passou a oferecer vagas também para os cursos EaD.

Ainda não se sabe o número de vagas que será disponibilizado para o SiSU 2021. Como houve atraso no cronograma, algumas instituições optaram por não utilizar o SiSU como forma de seleção em 2021. Também houve instituições que, pela impossibilidade de realizar vestibulares, optou por oferecer as vagas do semestre no SiSU.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

--> Veja todas as instituições que participam do SiSU*
*A lista pode sofrer alterações nesta edição por conta das mudanças de cronogramas das instituições de ensino.

Notas de corte

Os inscritos no SiSU devem acompanhar o sistema diariamente durante o período de inscrição para conferir a nota de corte dos cursos escolhidos. O sistema atualiza todo dia a média mínima que o candidato precisa ter para ser aprovado em determinado curso. 

A média vai mudando de acordo com as inscrições que vão sendo recebidas, por isso é importante conferir diariamente o seu curso para saber as chances que você tem de ser aprovado. As opções de curso podem ser alteradas até o fim das inscrições.

Entenda como funcionam as notas de corte do SiSU

Resultado do SiSU 2021

Quando o MEC liberar o resultado do SiSU 2021, os aprovados precisam acessar o sistema para conferir quais os documentos necessários para matrícula e realizá-la nos dias determinados em cronograma.

Lista de espera

Os candidatos não aprovados nas opções de curso escolhidas durante o período de inscrição podem manifestar interesse nas vagas da lista de espera. Na lista, só é permitido escolher um dos dois cursos para os quais concorreu.

A lista de espera do SiSU é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas próximas chamadas. A partir deste momento os interessados nas convocações devem acompanhar as divulgações pelas instituições de ensino.

Saiba mais sobre a lista de espera

SiSU 2021 do segundo semestre

O MEC prevê a realização do SiSU 2021/2 em junho, mas o cronograma pode ser adiado para se adequar ao calendário acadêmico das universidades públicas. Se for adiado, deve ser realizado no final de junho.

Datas 2021/2*

Adesão das instituições: 3 a 7 de maio
Inscrições: 7 a 10 de junho
Resultado: 14 de junho
Matrícula: 15 a 21 de junho

*previsão

Artigos Relacionados
A ESCS (DF) oferece vagas para Medicina e Enfermagem. Veja como serão os pesos para concorrer às oportunidades.
O IFMT anunciou que não participará do SiSU 2021/1. Ingresso em cursos superiores será pelas notas do Enem ou histórico escolar do ensino médio.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou um comunicado informando que a edição do primeiro semestre de 2021 do SiSU será em abril e usará as notas do Enem 2020.
A UEL anunciou a quantidade de vagas que serão oferecidas pelo Vestibular 2021 e pelo SiSU. Mudanças na seleção própria também foram confirmadas.
A UEPB abriu hoje (5) as inscrições da seleção para preencher vagas remanescentes do SiSU 2020/2. Prazo acaba em 10 de fevereiro.
A USP vai reservar metade das vagas para estudantes de escolas públicas a partir do ingresso 2021. Os candidatos poderão optar pelo Vestibular da Fuvest ou SiSU (Enem).
A Unifesspa anunciou a oferta de 1.425 vagas no SiSU 2021. Datas da edição do 1º semestre foram divulgadas nesta quinta-feira, 11 de fevereiro.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES