Whatsapp
Em 14/01/2021 18h02 , atualizado em 04/05/2021 15h13

SiSU 2021

Enem

Inscrições para o SiSU 2021/2 serão recebidas no período de 3 a 6 de agosto e as notas do Enem 2020 serão utilizadas. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021 vai oferecer vagas em cursos de graduação presencial e de ensino a distância (EaD) aos participantes que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e concluíram o ensino médio.

As vagas do SiSU são ofertadas em instituições de ensino superior públicas, sendo elas federais, estaduais e municipais. Serão realizadas duas edições do SiSU em 2021, uma em cada semestre.

As inscrições para o SiSU do primeiro semestre foram encerradas em abril. Veja as datas para o SiSU do segundo semestre de 2021:

Datas SiSU 2021/2

Inscrição: 3 a 6 de agosto
Resultado: 10 de agosto (chamada única)
Lista de espera: 10 a 16 de agosto
Matrículas: 11 a 16 de agosto

Inscrições SiSU 2021

As inscrições para o SiSU 2021/2 serão realizadas entre 3 e 6 de agosto. A participação é exclusiva para quem fez o Enem 2020 e não zerou a nota da redação. Também é preciso ter concluído o ensino médio.

A inscrição será feita no site do SiSU por meio do número de inscrição e senha do Enem 2020. Após o acesso, é necessário fazer a confirmação dos dados e escolher duas opções de cursos. Nas opções, é preciso definir a ordem de preferências, assim como escolher a modalidade que deseja concorrer (universal, cotas ou ações afirmativas).

Saiba como funciona o SiSU

Vagas SiSU 2021

Todos os cursos oferecidos no SiSU são de instituições públicas de ensino e gratuitos. Desde a segunda edição de 2020, o sistema passou a oferecer vagas também para os cursos EaD.

Na edição 2020 do primeiro semestre foram oferecidas 206.609 vagas em 5.571 cursos de 109 instituições públicas de ensino superior, incluindo universidades federais e estaduais e centros e institutos federais. Para o segundo semestre ainda não se sabe a quantidade de vagas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

--> Veja todas as instituições que participam do SiSU*
*A lista pode sofrer alterações nesta edição por conta das mudanças de cronogramas das instituições de ensino.

Notas de corte

Os inscritos no SiSU devem acompanhar o sistema diariamente durante o período de inscrição para conferir a nota de corte dos cursos escolhidos. O sistema atualiza todo dia a média mínima que o candidato precisa ter para ser aprovado em determinado curso. 

A média vai mudando de acordo com as inscrições que vão sendo recebidas, por isso é importante conferir diariamente o seu curso para saber as chances que você tem de ser aprovado. As opções de curso podem ser alteradas até o fim das inscrições.

Entenda como funcionam as notas de corte do SiSU

Resultado do SiSU 2021

Quando o MEC liberar o resultado do SiSU 2021/2, os aprovados precisam acessar o sistema para conferir quais os documentos necessários para matrícula e realizá-la nos dias determinados em cronograma.

Lista de espera

Os candidatos não aprovados nas opções de curso escolhidas durante o período de inscrição podem manifestar interesse nas vagas da lista de espera. Na lista, só é permitido escolher um dos dois cursos para os quais concorreu.

A lista de espera do SiSU é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas próximas chamadas. A partir deste momento os interessados nas convocações devem acompanhar as divulgações pelas instituições de ensino.

Saiba mais sobre a lista de espera

Artigos Relacionados
A ESCS (DF) oferece vagas para Medicina e Enfermagem. Veja como serão os pesos para concorrer às oportunidades.
O IFMT anunciou que não participará do SiSU 2021/1. Ingresso em cursos superiores será pelas notas do Enem ou histórico escolar do ensino médio.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou um comunicado informando que a edição do primeiro semestre de 2021 do SiSU será em abril e usará as notas do Enem 2020.
A partir desta quarta-feira, 7 de abril, os estudantes podem consultar as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1.
A UEL anunciou a quantidade de vagas que serão oferecidas pelo Vestibular 2021 e pelo SiSU. Mudanças na seleção própria também foram confirmadas.
A UEPB abriu hoje (5) as inscrições da seleção para preencher vagas remanescentes do SiSU 2020/2. Prazo acaba em 10 de fevereiro.
A USP vai reservar metade das vagas para estudantes de escolas públicas a partir do ingresso 2021. Os candidatos poderão optar pelo Vestibular da Fuvest ou SiSU (Enem).
A Unifesspa anunciou a oferta de 1.425 vagas no SiSU 2021. Datas da edição do 1º semestre foram divulgadas nesta quinta-feira, 11 de fevereiro.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES