A partir desta quarta-feira, 7 de abril, os estudantes podem consultar as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1. Elas serão atualizadas nos próximos dois dias de inscrição, durante a madrugada, no site oficial.
As notas de corte representam a média no Enem 2020 do último candidato classificado dentro do limite de vagas, em cada curso e em cada modalidade de concorrência. Os cursos de Medicina, por exemplo, estão exigindo média acima de 720 pontos.
Saiba como calcular a média do Enem
Conhecendo as notas de corte, o candidato pode analisar se continua nas duas opções de cursos ou altera para cursos que exigem médias mais baixas. As opções podem ser alteradas até o último dia de inscrição.
O sistema também disponibiliza para os candidatos a sua classificação parcial, que é calculada a partir das notas dos estudantes inscritos no mesmo curso, turno e modalidade de concorrência.
Entenda como funcionam as notas de corte do SiSU
O resultado final do SiSU 2021 do 1º semestre será liberado no dia 13 de abril. Os aprovados precisarão acessar o sistema para conferir quais os documentos são necessários para matrícula e realizá-la entre os dias 14 a 19 de abril.
Lista de espera
O SiSU possui chamada única. Quem não for aprovado em nenhuma das opções de curso pode manifestar interesse nas vagas da lista de espera do SiSU, do dia 13 a 19 de abril. Na lista, só é permitido escolher um dos dois cursos para os quais concorreu.
A lista de espera do SiSU é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas próximas chamadas. A partir deste momento os interessados nas convocações devem acompanhar as divulgações nos sites das instituições de ensino.
SiSU 2021
O SiSU 2021 está oferecendo 206.609 vagas em cerca de 5,6 mil cursos de 109 instituições públicas de ensino superior, incluindo universidades federais e estaduais e centros e institutos federais. As inscrições para o SiSU 2021/1 podem ser feitas até as 23h59 do dia 9 de abril.
Até as 17h de ontem, 6, foram registradas 1.306.000 inscrições. No mesmo período do ano passado, o SiSU 2020/1 registrou 846 mil inscrições e, em 2019, foram 400 mil. Já o total de estudantes inscritos até as 17h do primeiro dia de inscrições é de 686 mil. Cada inscrito pode fazer inscrição em até dois cursos de sua escolha, por isso o dado de inscrição pode ser até o dobro do de inscritos.