Universidade Federal de Catalão (UFCat)

UFCat oferece 28 cursos divididos em dois campi. Seletiva é realizada apenas pelo SiSU.
Por Giullya Franco

Créditos: Paulo Cabral Junior (Site da UFCat)
Créditos: Paulo Cabral Junior (Site da UFCat)
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Catalão (UFCat), em Goiás, é uma instituição de ensino pública criada a partir de um desmembramento da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Diante do desenvolvimento do Campus Avançado de Catalão (CAC), em maio de 2018, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o local seria desmembrado da UFG para se tornar uma instituição federal do município de Catalão, localizado a 260 km da capital de Goiânia, capital do estado.

Mas a história da UFCat começa em 1982, quando foi assinado o primeiro termo de convênio entre a UFG e a Prefeitura Municipal de Catalão para a instalação de um campus da universidade no município.
Atualmente, a UFCat possui dois campi em Catalão e oferece 28 cursos de graduação presencial, dois cursos de graduação a distância, 10 cursos de mestrado e dois cursos de doutorado, além de vários cursos de especialização. Mais de 3,4 mil alunos estudam no local, que conta com um corpo docente de mais de 300 professores.

Campus I: Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120, Setor Universitário

Campus II: Rua Terezinha Margon Vaz, s/n, Residencial Barka II

Tópicos deste artigo

Cursos

Presenciais: Administração (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado ou Licenciatura), Ciência da Computação (Bacharelado), Ciências Sociais (Bacharelado ou Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Educação do Campo (Licenciatura), Enfermagem (Bacharelado), Engenharia Civil (Bacharelado), Engenharia de Minas (Bacharelado), Engenharia de Produção (Bacharelado), Engenharia Mecânica (Bacharelado), Física (Bacharelado ou Licenciatura), Geografia (Bacharelado ou Licenciatura), História (Bacharelado ou Licenciatura), Letras – Português (Licenciatura), Letras – Português/Inglês (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Matemática Industrial (Bacharelado), Medicina (Bacharelado), Pedagogia (Licenciatura), Psicologia (Bacharelado/Licenciatura) e Química (Bacharelado ou Licenciatura).

Distância (EaD): Administração Pública e Matemática (Bacharelado).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vestibular e Enem

Para ingressar na UFCat o estudante precisa participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O processo seletivo é administrado pelo Centro de Seleção da UFG que, em 2014, aderiu ao sistema que seleciona os estudantes por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cotas

A instituição cumpre a Lei das Cotas, que determina que 50% das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação sejam reservadas aos candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Contato

Telefone: (64) 3441-5300
Site da UFCat
Facebook 
Instagram 
Twitter