Enem 2020

Provas do Enem 2020 foram aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021, por causa da pandemia de coronavírus. Enem Digital é a novidade.
Enem 2020 terá como principal novidade as provas digitais
Enem 2020 terá como principal novidade as provas digitais

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Enem 2020 é a principal porta de entrada nas instituições de ensino superior em 2021. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame deste ano tem como grande novidade a aplicação digital da prova.

As inscrições para o Enem 2020 encerraram no dia 27 de maio. O valor da taxa permaneceu o mesmo do ano passado, R$ 85.

Os editais do Enem impresso e digital foram divulgados no final de março e, depois, retificados em abril. Recomendamos que leiam o edital antes de iniciar a inscrição e/ou fazer as provas.

Edital Enem Impresso 2020

Edital Enem Digital 2020

Tópicos deste artigo

Datas do Enem 2020

Pedidos de isenção da taxa: 6 a 17 de abril de 2020
Justificativa de ausência para isenção de taxa: 6 a 17 de abril de 2020
Resultado dos pedidos de isenção e justificativa de ausência: 24 de abril de 2020
Inscrições: 11 a 27 de maio de 2020
Prazo para pagamento: 10 de junho de 2020
Tratamento pelo nome social: 1 a 5 de junho de 2020
Cartão do Enem: 5 de janeiro 
Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
Gabarito provas impressas: 27 de janeiro
Provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Gabarito provas digitais: 10 de fevereiro
Resultado: 29 de março de 2021

Infográfico Enem 2020
Clique na imagem para ampliá-la

Isenção de taxa do Enem 2020

Antes das inscrições abrirem, os estudantes de baixa renda puderam solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020. Os pedidos foram recebidos entre 6 e 17 de abril. No mesmo período, candidatos isentos no Enem 2019 que faltaram às provas puderam justificar ausência para obter o benefício novamente.

Saiba como pedir isenção de taxa do Enem

Veja também como justificar ausência 

Para não prejudicar os estudantes que estão sem acesso à internet durante o isolamento promovido pela pandemia do coronavírus, o Inep irá aceitar pedidos de isenção, excepcionalmente, durante o período de inscrição do Enem (saiba mais).

Inscrição Enem 2020

As inscrições para o Enem 2020 foram recebidas em maio, somente pela internet, na Página do Participante. Para fazer a inscrição no Enem 2020 foi preciso informar um CPF próprio, não sendo aceitos documentos de pai, mãe ou responsável. O estudante também precisou informar um número de celular e um endereço de e-mail.

Saiba como se inscrever no Enem 2020

Durante a inscrição no Enem, o sistema solicitou a escolaridade, necessidade de atendimento especial, local de prova e a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Ao final, cada participante teve que responder um questionário socioeconômico.

Veja passo a passo como fazer a inscrição no Enem

Cartão do Enem 2020

O Cartão de Inscrição do Enem 2020 foi liberado no dia 5 de janeiro para as provas impressas e será disponibilizado no dia 15 de janeiro para o Enem Digital. O cartão contém os dados do participante, local, endereço e sala de prova, opção de língua estrangeira e tipo de atendimento especializado (para os que solicitaram). Veja abaixo tudo que tem no cartão do Enem 2020:

- Nome completo
- Número da inscrição
- CPF
- Opção de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Atendimento especializado e/ou específico (se solicitado)
- Datas e horários das provas
- Local de aplicação do exame
- Número da sala
- Cidade de realização do exame
- Instruções sobre a Covid-19
- Obrigatoriedade do uso da máscara
- Necessidade de levar a própria água

Se as informações no cartão estiverem incorretas, o participante deve entrar em contato com o Inep por telefone, antes da aplicação das provas, para solucionar o problema. O telefone de contato do Inep é 0800 616161.

Nos casos dos locais de prova, atendimento especializado e opção de língua estrangeira, não é possível promover mudanças. A alteração só permitida durante o período das inscrições.

Provas do Enem 2020

A pandemia do novo coronavírus resultou no adiamento das provas do Enem 2020. Em julho foram divulgadas as novas datas. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Entenda a situação!

O formato do exame permanece o mesmo, com questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 itens, além da redação.

1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática

Enem Digital

A maior novidade do Enem 2020 será a aplicação de provas digitais, ou seja, os estudantes poderão fazer o exame pelo computador. O Enem Digital será aplicado para cerca de 100 mil pessoas nesta primeira edição. 

Veja como serão as provas digitais do Enem 2020

A intenção do Ministério da Educação (MEC) é aumentar a cada ano a quantidade de participantes que farão as provas digitais, até elas substituírem totalmente as provas impressas em 2026. A medida visa, a longo prazo, reduzir custos de impressão.

Somente estudantes que já concluíram o ensino médio ou concluirão em 2020 poderão participar do Enem Digital 2020, ou seja, treineiros só poderão fazer as provas impressas. No ato de inscrição, o participante deverá escolher entre a prova impressa ou digital. Não será possível fazer as duas.

Gabarito Enem 2020

No dia 27 de janeiro, o Inep liberou os cadernos de provas e os gabaritos oficiais da versão impressa do Enem 2020. Duas questões foram anuladas, uma de Ciências da Natureza e uma de Matemática. Você pode fazer o download das provas e gabaritos do Enem 2020 no link abaixo:

Baixe as provas e gabaritos do Enem 2020

Em parceria com o Sistema Poliedro Educação e o curso e colégio Oficina do Estudante, realizamos em tempo real a correção comentada do Enem 2020. Os professores resolveram as questões das provas impressas, aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro.

O que estudar para o Enem 2020

O Enem 2020 deverá ser a última edição do exame que seguirá a Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. A partir de 2021, como já adiantou o MEC, o exame sofrerá mudanças para se adequar ao Novo Ensino Médio.

O conteúdo da Matriz de Referência é extenso, por isso, é preciso se preparar para o Enem com antecedência. No entanto, alguns temas costumam cair com mais frequência.

Veja os temas que mais caem no Enem

Como estudar para o Enem 2020

No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem 2020. Veja algumas:

Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.

Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.

Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.

Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.

Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.

Pratique sua redação: no Banco de Redações você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.

Temas mais cobrados no Enem: lista com os temas mais cobrados no Enem, para você dar um reforço nos estudos.

Assista às nossas videoaulas