Topo
pesquisar
Texto-A+A

Banco de Redações

dezembro

Tema: Suicídio entre policiais: um problema que mata mais que confrontos na rua
PUBLICIDADE

O suicídio é uma das grandes preocupações do século XXI. Situação muito discutida por ocorrer entre jovens, principalmente, mas que tem ganhado espaço de reflexão por se fazer cada vez mais presente, e com números crescentes, entre os policias. Por isso, a proposta do Banco de Redações do mês de dezembro é que você desenvolva uma redação sobre o seguinte tema: "Suícidio entre policiais: um problema que mata mais que confrontos na rua".

Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto em outros meios, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto.

Saiba como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual​.

ATENÇÃO: as redações serão corrigidas de acordo com os critérios do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.
6) Cópia do texto motivador

Cronograma para envio de redações:
1º período: 3 a 11 de dezembro
2º período: 12 a 19 de dezembro
3º período: 20 a 30 de dezembro

Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.

As correções estarão disponíveis a partir do dia 2 de janeiro.

Enviou seu texto em novembro de 2019? Acesse aqui a correção.

Saiba como funciona o Banco de Redações!

Como é a redação do Enem

Como fazer uma boa redação

Elabore sua redação considerando as ideias a seguir:

O suicídio pode ser causado por vários fatores, dentre eles um excessivo grau de sofrimento. É definido como a atitude individual de exterminar a própria vida. O sofrimento que o indivíduo apresenta pode ser verdadeiro ou proveniente de algum transtorno afetivo, como em quadros de psicose aguda ou depressão delirante.
Para vários pensadores, como Goethe, Kant, Sartre e Russeau, o suicídio possui definições que se alternam, se complementam, se contradizem, pois o destino do suicídio é ambíguo, uma vez que diante deste o indivíduo quer acabar com a dor, a angústia, o sofrimento que vivencia, e não com a vida em si. Sofrimento este, advindo de conflitos intrapsíquicos que perturbam demasiadamente o indivíduo, onde ele só consegue ver a morte como recurso. [Brasil Escola] Leia o texto na íntegra
 
O número de policiais que cometeram suicídio no Brasil em 2018 (104) foi maior que a quantidade que morreu em decorrência de confronto nas ruas (87), enquanto estavam em serviço.
Para especialistas, o volume de suicídios acende um alerta sobre a necessidade de as corporações prestarem melhor assistência à saúde mental dos agentes.
O estresse inerente à função policial e conflitos institucionais, como assédio moral, são apontados pela Ouvidoria da Polícia de São Paulo como fatores que, em conjunto com outros, podem contribuir para essas mortes.
A Ouvidoria divulgou nesta quarta-feira (25) um relatório em que analisa os suicídios de policiais cometidos no Estado de São Paulo em 2017 e 2018 — os dados nacionais são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados neste mês. [Exame] Leia o texto na íntegra
 
Segundo o ouvidor, existem sete causas principais para os suicídios dos policiais. "Sempre vai ser mais que uma motivação. Se o estresse é uma das causas, precisa ter programa de saúde mental. Também há transtornos pós traumas, ou de enfrentamentos ou de acidentes, falta de suporte à saúde mental, depressão ou adoecimento mental, conflitos institucionais, conflitos familiares e problemas financeiros, além do isolamento social, rigidez e introspecção." [UOL] Leia o texto na íntegra
 
"Por que os policiais se matam?" propõe dois tipos de intervenção para redução do risco de suicídio entre policiais. Uma de cunho geral, com palestras, gestão de pessoal (revisão das escalas de trabalho), gestão de logística (melhores locais para refeições e alojamento), formação e treinamento; e outra mais específica, voltada para o atendimento do policial em situação de risco. [BBC] Leia o texto na íntegra


Redações corrigidas


Título Nota
[redação sem título] 400
[redação sem título] 140
[redação sem título] 260
[redação sem título] 320
[redação sem título] 450
[redação sem título] 500
[redação sem título] 400
Deu-nos a pátria querida 450
Diálogo 370
Herois em Perigo 400
O número de suicídios de policiais cresce no Brasil 450
O século da depressão e do suicídio 240
O Suícidio De Policíais. 450
O suicídio no setor de segurança no Brasil 450
Policiais que se suicidam - VS 400
PSICOLÓGICO POLICIAL 190
Segurança pública no Brasil : Problemas financeiros ou má... 400
Suicídio no meio profissional 240
Suicídio: cinco sílabas que carrega vidas 350
Suicídios de policiais - Uma tendência a ser discutida 370
Suicídios e polícias 40
suicidio entre policiais:um problema que mata mais que confrontos na rua... 350

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola