O número de policiais que se suicidaram aumentou consideravelmente nos últimos anos e este é um tema que deve ser discutido (Vírgula) porque é necessário identificar os motivos que levam a esses policiais a terminar com suas vidas de forma tão cruel. (Desenvolva o parágrafo de introdução respeitando a estrutura do texto)
Os motivos para cometer suicídio geralmente estão relacionados a diversos motivos (Reelabore esse período), a pessoa que pensa em cometer este ato se sente triste e insatisfeita com a vida e o trabalho chegando a um ponto em que viver não é mais uma solução viável. Os mais comuns são: depressão, desgosto pela vida e problemas com a família e trabalho. (Reelabore as discussões para melhorar a progressão de ideias)
Um fato que deve ser ressaltado é que a quantidade de mortes por suicídios é maior que as mortes durante o trabalho (Vírgula) fato que surpreende (Vírgula) já que é uma profissão muito perigosa. Muitos policiais não têm apoio de psicólogos para que consigam lidar com o estresse e assédio moral da profissão, o que é muito ruim já que muitos deles têm que receber este tratamento para lidar com os problemas do trabalho ou pessoais. (Abordagem supercial do tema. Delimite e articule mais as ideias apresentadas)
Segundo a ONU (Desenvolva a sigla), mais de 90% dos casos de suicídios estão relacionados com distúrbios mentais e podem ser evitados através de um tratamento correto. O que mostra que, (Sem vírgula) se os policiais tivessem acesso a esse tipo de tratamento, o número de suicídios entre essa classe de trabalhadores poderia diminuir consideravelmente. (Cuidado com o queísmo. Reestruture as discussões apresentadas)
É necessário se preocupar por esse tema porque a profissão do policial é muito importante para todos e o suicídio causa muita tristeza e dor a todas as pessoas próximas do ente falecido. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Reelabore as discussões apresentadas, de modo que respeite a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 370 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |