Tem se tornado cada vez mais comum a mídia e os meios de comunicação (Observe a redundância) relatarem fatos relacionado ao “suicídio”. Jovens, idosos, crianças sem separação em classes sociais ou “títulos” em que se permeiam. Atualmente até mesmo pastores, padres, policiais tem se tornado vitima desse ato. (Não discute o tema. Reelabore as discussões apresentadas no parágrafo de introdução)
Sabe – se que não é de hoje que é gerado esses acontecimentos (Evite esse tipo de construção), séculos atrás já era bastante comum, basicamente no século XVIII (romantismo), o suicídio já era considerado um dos “mal do século”. (Não compreende a estrutura do texto)
Vários motivos levam o ser humano a tomar uma atitude tão drástica como essa, mas já dizia Zigmunt Baumann: “não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa relação a elas.” Não é o contexto que o homem vive, suas emoções que deverá dar o domínio de si e determinará suas atitudes e sim princípios pensados com sabedoria, emoções são só momentâneas.
É de conhecimento geral que policiais tem sobre si uma carga imensa, uma responsabilidade gigantesca e suas ações necessitam serem atuadas sempre com muita cautela. Correm perigos diariamente, o estresse, cansaço físico e emocional por muitas vezes tomam conta, é incomparável o peso carregado. (Reelabore a discussão)
E o que leva o ser humano a suicidar –se é o vazio na alma, é a busca incansável por socorro e nunca alcança – lo, é sofrer desesperadamente e não ter onde recorrer, tentar ser forte o tempo todo escondendo feridas e as mais profundas tristezas. Mas o que homem precisa entender é que a morte não é a solução, em cada processo seja a dor ou o oposto existe um propósito. (Evite esse tipo de construção)
Tanto policiais quanto pessoas que trabalham com seres humanos, trabalhos que geram de fato grandes responsabilidades, cansaços extremos e que trabalham com emoções, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) deveria sancionar uma lei ao qual tais trabalhadores teriam acesso a psicólogos, terapeutas, conselheiros facilmente, dentro da própria empresa em que atuam. Onde com toda certeza, ajudaria muito nesse processo. Podendo até mesmo fazer com que o suicídio causado por sobre carga profissional se torne apenas uma mazela na historia brasileira.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 240 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |