- Banco de redações


Suicídio entre policiais: um problema que mata mais que confrontos na rua

Enviada em: 17/12/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Depressão, sofrimento, solidão, arrependimento, (Sem vírgula) são temas interligados e presentes em muitos policiais, principalmente quando se está envolvido em grandes operações (Abordagem superficial. Reestruture a ideia apresentada). No Brasil, as polícias não possuem estrutura e preparo para enfrentarem grandes perigos, com isso se sentem despreparados e acuados diante de uma operação policial. (Reelabore o parágrafo de introdução e apresente a tese)

Em diversas regiões, (Sem vírgula) não encontramos (Evite ideia de primeira pessoa) estrutura suficiente, por exemplo, para um policial enfrentar um confronto de rua. (Melhore a construção de sentido) Muitas vezes, são agredidos pelos marginais de forma a serem atingidos não só fisicamente, mas também moralmente, prejudicando principalmente a sua forma de pensar e agir, se tornando pessoas agressivas e violentas. Quando param para pensar no que fizeram se sentem arrependidos, por exemplo, por ter matado uma criança inocente ou agredido uma pessoa sem pensar, no “momento da fúria”. (Desenvolva a discussão de acordo com a estrutura do texto)

Diante dessa situação, se sentem deprimidos e imaginam que a vida não tem mais sentido, por não ter conseguido cumprir uma operação ou até mesmo ter matado ou maltratado um inocente. Retirando assim a sua própria vida. (Não compreende a estrutura do texto)

Mas o que podemos fazer para resolver essa situação? A corrupção no Brasil só aumenta (Como essa discussão se relaciona com o tema?), o dinheiro que era para melhorar a estrutura das polícias no Brasil está sendo desviado para benefício próprio. Mas, esse dinheiro deveria ser usado na melhoria e aperfeiçoamento de equipamentos de segurança, cursos e treinamentos especializados, avaliações com psicólogos. Com isso nossos policias iriam se tornar cada vez mais preparados para enfrentar diversas situações, ocorrendo assim menos casos de suicídio e depressão entre os policiais.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 20 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     260


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200