Policiais que se suicidam - VS - Banco de redações


Suicídio entre policiais: um problema que mata mais que confrontos na rua

Enviada em: 06/12/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No que concerne ao suicídio entre policiais – em sua grande maioria militares - é um problema que afeta não só eles e suas famílias, mas toda a sociedade (Reestruture para melhorar a construção de ideia). Dentre outros fatores destaca-se um grave problema de saúde mental entre a tropa e a ineficiência estatal (Reelabore essa ideia) em preservar a integridade psicológica de seus comandados. (Reformule as discussões iniciais e apresente a tese)

Certamente, as atividades do serviço policial colocam seus representantes em situações de risco e afetam diretamente nos seus relacionamentos com seus familiares e no trato com a população. São inúmeros casos de confrontos com elementos armados, mortes de companheiros de farda, tentativas de suborno, ameaças de morte e tudo isto junto com seus próprios problemas pessoais. (As ideias apresentadas precisam estar mais articuladas, pois a abordagem está superficial)

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP), os suicídios estão aumentando entre policiais. Em novembro de 2017 foram 48 casos contra 73 no mesmo mês em 2018 e 81 em 2019. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)

Além disso, o estado tem se mostrado omisso no sentido de implementar políticas de apoio ao policial e sua família, situação esta que só vem a agravar as tensões e deixa nossos (Evite ideia de primeira pessoa) policiais sem condições de executar suas tarefas com tranquilidade e segurança, colocando toda a população em risco (Vírgula) pois vários casos são noticiados todos os dias nos noticiários de policiais que agridem ou matam cidadãos em virtude de seu despreparo psicológico para atuarem na ruas. (Discussões dispersas. Reelabore as ideias apresentadas)

Dessa forma percebe-se que além do serviço policial causar sérios transtornos aos seus representantes, o estado também não faz sua parte Reelabore essa ideia (Vírgula) deixando-os por conta própria e propensos a atos extremos como o suicídio. São necessárias políticas públicas (Essa ideia precisa ser mais eslaborada na proposta de intervenção) que permitam auxílio e, quando for o caso, tratamento médico especializado. Além disso, torna-se indispensável investimentos na formação desses profissionais da segurança, novas tecnologias como ferramenta de melhor desempenho e segurança, e apoio estatal propiciando boas condições de trabalho aos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade).






 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais elaboradas ao longo do texto, tendo em vista que há uma abordagem superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200