O Suícidio De Policíais. - Banco de redações


Suicídio entre policiais: um problema que mata mais que confrontos na rua

Enviada em: 28/12/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nota-se que o assunto suicídio ainda é considerado um "'Tabu"' tendo em vista que os meios de comunicação divulgam muito pouco sobre isso. Na série "'13 razões porquê'' (Rever série) o tema é abordado de forma clara e objetiva, onde  no qual a personagem Hanna Becker é vítima de uma série de agressões emocionais. Trazendo esse fato para a realidade em um contexto diferente, onde os personagens mudam de figura. Pode-se culpar tal problema, o suicídio, para explicar o aumento de mortes entre os policiais também. (As discussões apresentadas no parágrafo de introdução terão de ser reestruturadas, pois o tema está sendo abordado em segundo plano)

As mortes entre os policiais alcançaram número assustadores, o que coloca muitos em posição de julgamento. Deduzem de imediato que tais estáticas cresceram por conta da grande taxa de homicídios dos PMs. O suicídio (Vírgula) por sua vez, não é enxergado como principal causa da morte desse policial, bem como, (Sem vírgula) as investigações não pendem para esse lado na maioria das vezes, o que acaba tomando rumos contraditórios, dificultando para que se encontre o real motivo. Por outro lado, falta ainda critérios dos órgãos responsáveis para identificar um soldado que esteja com sinais de depressão, colocando-o em um ''campo de guerra'' "'desarmado'' emocionalmente. (Desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto. Delite e articule mais os argumentos)

Observa-se que tal cenário é maléfico em relação ao psicológico do soldado. Deixando sua saúde mental em segundo plano, ao contrário do que se pensa, (Sem vírgula) o físico não é o único fator cujo o policial deve se ater. Inúmeros testes psicológicos ao qual o homem fardado passa,  não tem sido o suficiente para identificar uma possível tentativa suicida. Futuramente, se os pontos destacados acima não forem de suma importância, ganhando destaque no acompanhamento do profissional sendo eles: físico, psicológico e emocional, os números tendem a serem cada vez maiores. Não é opcional, é preciso que se vise o tema abordado.
 (Evite esse tipo de construção. Reelabore as ideias apresentadas)


Em virtude do que foi mencionado, seria interessante o órgão responsável por capacitar o policial, (Sem vírgula) adotar um sistema de consultas semanais com o psicólogo para esse soldado, facilitando assim, (Sem vírgula) o diagnóstico de uma possível depressão, possibilitando um tratamento adequado em virtude da doença. Com os fatos mencionados, é de grande responsabilidade do próprio cabo se autoconhecer, notando qualquer sintoma diferente em seu comportamento ou estado emocional. Tendo de buscar o quanto antes, os devidos cuidados. O órgão responsável oferecendo essa possibilidade de tratamento e o próprio policial buscando ajuda, diminuiriam os números de suicido entre os policiais em abrangente escala. A família do cabo, são uns dos principais apoios para auxiliar na solução deste problema, comunicando qualquer mudança significativa no comportamento do soldado, para o próprio policial ou com os superiores responsáveis. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Além disso, respeite a estrutura, delimite e articule mais as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200