Deu-nos a pátria querida - Banco de redações


Suicídio entre policiais: um problema que mata mais que confrontos na rua

Enviada em: 30/12/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a lei 13.819, sancionada com o intuito de prevenir o suicídio, é de extrema importância atentar-se a problemas de saúde pública que são passíveis de prevenção. Todavia, na nação tupiniquim, a aplicabilidade da lei é falha ao que tange o suicídio entre os policiais. Uma vez que ora a falta de medidas de segurança pública eficazes, ora o desamparo aos agentes gera o número crescente de mortes, os quais ultrapassam os ocorridos no horário de serviço. Logo, é mister (Cuidado com a seleção lexical) que medidas sejam tomadas para solucionar essa celeuma (Cuidado com a seleção lexical).

A priori, é lícito postular o caráter negligente do Governo com a coletividade. Segundo o filósofo Thomas Hobbes o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, a hodierna pátria verde-amarela, (Sem vírgula) não possui essa proteção. Infelizmente, os policiais são diretamente afetados pela falta de segurança pública. Isso porque além da profissão estressante, também são obrigados a temer por suas vidas fora do combate armado. Por consequência, em detrimento de tamanha pressão, muitos colocam fim a suas vidas. Por isso, é inadiável a melhoria da segurança pública e das condições de trabalho dos agentes. (Reelabore as discussões apresentadas. Delimite e articule mais os argumentos apresentados)

Ademais, é substancial destacar a falta de empatia sofrida pelos oficiais. Consoante a filósofa Hannah Arendt a Banalização do Mal  ? é seriamente prejudicial a população. Uma vez que não só naturaliza o assassinato de jovens negros por policiais –agravante do racismo e da violência-, como também a morte de agentes devido a vingança. Sendo assim, os policiais diariamente necessitam tomar difíceis decisões e todo cansaço psicológico em simbiose a falta de apoio gera suicídios em massa. (Como as discussões estão relacionadas? Reflita e reestruture)

Depreende-se, portanto (Redundância), que o suicídio entre os policiais é um problema de saúde e de segurança pública e necessita ser findo (Cuidado com a seleção lexical). Para tanto, o Governo Federal- órgão de maior representatividade no Estado- deve implementar medidas de segurança eficazes. Por meio de mais agentes, e melhor tratamento ao psicológico de todos, além disso é necessário acabar com o errônea visão de conectar a negritude ao crime, afim a fim de diminuir a violência. Quiçá (Cuidado com a seleção lexical) assim, os governantes compactuem com Hobbes e a população seja bem gerida. (Articule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200