ProUni

ProUni é um programa do MEC que oferece bolsas de estudo em universidades particulares de todo o Brasil
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em universidades particulares

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

ProUni é o Programa Universidade para Todos, criado pelo MEC em 2004 para selecionar candidatos e preencher vagas em universidades particulares de todo o Brasil.

Para participar do ProUni, o candidato não pode ter diploma superior e precisa ter baixa renda. Também é necessário atender alguns requisitos, como, por exemplo, ter estudado na rede pública ou como bolsista na rede particular.

É obrigatório, ainda, que o estudante tenha feito uma das duas edições anteriores do Enem e tenha tirado nota acima de zero na redação e, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas.

O ProUni conta com duas edições ao ano, oferecendo bolsas de estudo integrais ou parciais, conforme a situação do candidato. A inscrição do ProUni é gratuita.

Leia também: O que é e como funciona o SiSU?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o ProUni

  • O Programa Universidade para Todos é um programa do MEC criado em 2004;

  • O ProUni oferece bolsas de estudo em universidades particulares de todo Brasil;

  • Podem participar do ProUni estudantes de baixa renda que comprovem sua condição;

  • Para se inscrever no ProUni, é necessário ter feito uma das duas últimas edições do Enem e ter nota acima de 450 pontos nas provas objetivas e acima de zero na redação;

  • Por ano, há duas edições do ProUni, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo.

O que é o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo em universidades particulares de todo o Brasil. Criado em 2004, o ProUni tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior a estudantes que fizeram uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para participar do ProUni, também é necessário que o aluno comprove que tem baixa renda. O estudante  pode concorrer a bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%).

Para se inscrever no ProUni, o estudante deve preencher certos requisitos, como, por exemplo, ter feito todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista na rede particular.

No ProUni 2024, foram oferecidas 406.428 bolsas de estudo, sendo 308.977 bolsas integrais e 97.451 bolsas parciais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona o ProUni?

O ProUni ocorre duas vezes por ano, sendo uma a cada semestre. Normalmente, as inscrições são ao final do mês de janeiro e no início de julho. Não é cobrada taxa para fazer o cadastro.

O prazo de inscrição para o ProUni é de quatro dias. Os alunos devem fazer o cadastro na página do programa, que insere automaticamente as notas do Enem das duas edições anteriores, para que elas sejam analisadas.

Além disso, os estudantes devem apresentar dados específicos, como escolaridade, etnia, renda familiar, entre outros.

Quem tem direito a participar do ProUni?

Em primeiro lugar, para participar do ProUni o estudante não pode ter diploma de nível superior e deve comprovar ter baixa renda, conforme as regras do ProUni divulgadas pelo MEC em edital.

Em segundo lugar, é necessário que o candidato tenha feito uma das duas últimas edições do Enem. Também é obrigatório que o aluno tenha tirado, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas e não tenha zerado a redação do Enem.

Para participar do ProUni, os estudantes também devem se encaixar em alguns casos específicos relacionados à escolaridade, que veremos a seguir:

  • O aluno precisa ter estudado todo o ensino médio na rede pública.

  • O aluno precisa ter estudado todo o ensino médio na rede particular como bolsista integral.

  • O aluno precisa ter estudado parcialmente o ensino médio na rede pública e parcialmente na rede privada como bolsista.

  • O aluno precisa ter estudado parcialmente o ensino médio na rede pública e parcialmente na rede privada, sendo ou não bolsista.

Vale dizer que também podem participar do ProUni pessoas com deficiência (PcD) e professores da rede pública de ensino (sem precisar apresentar renda). Estes somente podem se inscrever em cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

Como se inscrever no ProUni?

Para se inscrever no ProUni, os estudantes devem seguir este passo a passo:

1) Entrar na página do ProUni e clicar em entrar com gov.br.

2) Os alunos devem fazer o cadastro no portal gov.br. Caso já tenham o cadastro, devem inserir o número do CPF e ir em continuar.

3) Ao entrar no site do ProUni, os candidatos devem colocar seus dados, como número de celular e de e-mail, para que o sistema acesse essas informações.

4) Em seguida, deve-se clicar em “minha inscrição” e escolher até duas opções de curso.

5) Depois, é necessário pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.

6) Ao encontrar o curso, clicar em cima e verificar as modalidades e mais detalhes.

7) Se o estudante for da ampla concorrência, clicar nessa modalidade. Caso contrário, clicar em cotas.

8) Por fim, o estudante deve confirmar a inscrição.

Leia também: Como funciona o Fies?

Calendário do Prouni 2024

O calendário do ProUni 2024 foi divulgado pelo MEC em edital específico. Veja abaixo as principais datas do ProUni 2024:

  • Inscrições: 29/01 a 02/02.

  • 1ª chamada: 06/02.

  • Comprovação de informações dos aprovados em 1ª chamada: 06 a 20/02.

  • 2ª chamada: 02/03

  • Comprovação de informações dos aprovados em 2ª chamada: 02 a 12/03

  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19/03

  • Resultado da lista de espera: 22/03.

  • Comprovação de informações dos aprovados em lista de espera: 23/03 a 04/04

Inscrição do ProUni 2024

As inscrições para o ProUni 2024 deverão ser feitas de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, na página do programa. Não é cobrada taxa de inscrição.

Resultado do ProUni 2024

O resultado do ProUni 2024 está previsto para sair no dia 6 de fevereiro. Os estudantes são aprovados para cursos ministrados no semestre em que as vagas são ofertadas.

No momento do resultado do ProUni, na verdade os candidatos serão pré-selecionados, uma vez que, para garantir a vaga, eles precisam comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.

A comprovação das informações dos pré-aprovados no ProUni deve ser feita durante prazo específico definido pelo MEC na própria instituição de ensino de oferta da vaga.

Caso sobrem vagas, o MEC divulgará a segunda chamada do ProUni. Os candidatos pré-convocados também precisam comprovar as informações prestadas no momento do cadastro.

Nota de corte do ProUni

A nota de corte do ProUni é a menor nota que o candidato precisa ter no Enem para ter mais chance de ser selecionado para a vaga. Mas como no ProUni são levados em consideração outros dados, como renda e escolaridade, a nota de corte do ProUni é, de acordo com o MEC, apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Por isso, o MEC reforça que a nota de corte do ProUni deve ser consultada apenas para conhecimento, pois ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada.

Ainda conforme o MEC, o sistema do ProUni não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte pode ser alterada conforme a nota dos candidatos.

Lista de espera do ProUni

Os estudantes que não foram aprovados na primeira e na segunda chamada do ProUni, mas, mesmo assim, querem tentar a bolsa de estudo, devem manifestar interesse na lista de espera. Os interessados devem ficar atentos, pois o prazo para participar da lista de espera do ProUni é de apenas dois dias.

Quem tiver interesse nas bolsas disponibilizadas na lista de espera precisa apresentar as informações prestadas no momento da inscrição na instituição de oferta da vaga. Geralmente, o prazo é de sete a oito dias.

Bolsas do ProUni

O ProUni conta com duas opções de bolsas de estudo. Confira abaixo:

=>Bolsa integral do ProUni

  • 100% de desconto na bolsa de estudo.

  • Podem concorrer à bolsa integral do ProUni estudantes que comprovem ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

=>Bolsa parcial do ProUni

  • 50% de desconto na bolsa de estudo.

  • Podem concorrer à bolsa integral do ProUni estudantes que comprovem ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Cotas no ProUni

As cotas do ProUni são reservadas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

Conforme o MEC, o percentual de bolsas de estudo para cada cotista corresponde à mesma proporção de cidadãos que se enquadram nessa condição segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

ProUni e Enem

O ProUni e o Enem têm a seguinte relação: somente podem participar do ProUni os estudantes que fizeram uma das últimas duas edições do exame educacional.

Outra relação entre o ProUni e o Enem é que, para se inscrever no programa, os candidatos precisam ter tirado, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas e acima de zero na redação do Enem.

Cursos com mais bolsas no ProUni

De acordo com o MEC, os dez cursos que oferecem mais bolsas de estudo, no ProUni 2024, são:

  1. Administração - 36.963 bolsas

  2. Pedagogia - 25.573 bolsas

  3. Ciências Contábeis - 21.745 bolsas

  4. Direito - 19.113 bolsas

  5. Educação Física - 13.435 bolsas

  6. Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 12.558 bolsas

  7. Gestão de Recursos Humanos - 12.355 bolsas

  8. Enfermagem - 11.295 bolsas

  9. Psicologia - 10.876 bolsas

  10. Logística - 6.488 bolsas

Fontes:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Prouni. Disponível em: https://acessounico.mec.gov.br/prouni.

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Edital n.º 2, de 16 de janeiro de 2024. Programa Universidades para Todos - ProUni. Disponível em: https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/enem/2024/01/edital-prouni.pdf

Por Silvia Tancredi
Jornalista

Assista às nossas videoaulas

Artigos de ProUni


Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
Como funciona o ProUni - tire sua dúvida
Confira as respostas às principais dúvidas sobre o ProUni, das inscrições ao resultado da lista...
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
Como transferir a bolsa do ProUni
Saiba os procedimentos para transferência de bolsa do ProUni para outro curso ou faculdade.
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
Cotas no ProUni – como funcionam
Veja quem tem direito às cotas do ProUni e como elas funcionam. O ProUni concede bolsas de estudos...
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
Cursos menos procurados do ProUni
Clique aqui e descubra quais são os cursos menos procurados do ProUni e aumente suas chances de...
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
Eu sou ProUni
Depoimentos de quem só se formará graças ao programa.
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
O que é nota de corte do ProUni?
Saiba o que é a nota de corte do ProUni e a diferença entre a pontuação mínima para se...
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
Os cursos mais procurados do ProUni
Confira os 10 cursos mais procurados do ProUni. Será que você sabe quais são os cursos mais...
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
Passo a passo de como se inscrever no ProUni
A inscrição do ProUni exige a participação no Enem, baixa renda e escolaridade. Confira o passo...
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
ProUni 2019
Clique aqui e saiba tudo sobre a edição de 2019 do ProUni, o Programa Universidade para Todos. As...
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
ProUni 2020
Acesse para conferir todos os detalhes do ProUni 2020. As datas, quem pode participar, como se...
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
ProUni 2021
Saiba tudo sobre as edições de 2021 do ProUni. Programa usa as notas do Enem para oferecer bolsas...
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
ProUni 2022
Saiba mais informações sobre o ProUni 2022. Quem pode participar, as datas e as novidades desta...
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
ProUni 2023
Confira todas as informações sobre o ProUni 2023. Quem pode participar, datas e as novidades.
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
ProUni 2024
Saiba as datas do ProUni 2024, como funciona o programa, o edital, as regras e quem pode participar...
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
ProUni Internacional
Estudantes mais bem classificados no Enem podem ganhar uma bolsa no exterior.
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
SiSU e ProUni: é possível utilizar os dois programas ao mesmo tempo?
O MEC não permite a participação simultânea no SiSU e no ProUni. Saiba o porquê.
Estudante de cabelos pretos e óculos de grau e com notebook na mão. Ao lado, texto define o que é o ProUni
Uso simultâneo do ProUni e Fies
Desde 2014, o uso simultâneo do ProUni e do Fies é permitido pelo MEC. Saiba as regras: