Uso simultâneo do ProUni e Fies

É possível ser bolsita no ProUni e ter o financiamento do Fies. Porém, o uso está condicionado a algumas regras
Por Miguel Souza

Estudante com laptop na mão, ao lado o texto: ProUni e Fies
ProUni e Fies são programas do governo federal para ingresso em instituições privadas de ensino superior
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Desde 2014, o uso simultâneo do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é permitido pelo Ministério da Educação (MEC).

Porém, para conseguir as bolsas do ProUni e o financiamento do Fies é preciso cumprir alguns requisitos.  

O estudante somente poderá utilizar ambos os benefícios se tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies para o mesmo curso ministrado na mesma instituição de ensino.

Para isso, é necessário que a instituição de ensino e o curso do aluno contemplado pelo ProUni tenha oferta de vagas para o financiamento do Fies. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

ProUni 

O ProUni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo parciais e integrais.

Entre seus requisitos, para conseguir uma vaga no ProUni é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter tirado média de 450 pontos e não ter zerado a redação.

O ProUni também possui requisitos escolares e de renda. O programa possui duas edições por ano, no primeiro e no segundo semestre. 

Leia também: como funciona o ProUni

Fies

O Fies oferece financiamento de mensalidades em faculdades particulares. Para participar é preciso ter feito o Enem, ter tido média de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. 

O programa oferece financiamentos entre 50% a 100% das mensalidades do estudante. Assim como o ProUni, o Fies abre inscrições duas vezes ao ano, uma em cada semestre.

Leia mais: Como usar o Enem no FIES