Whatsapp
Em 03/08/2018 15h20 , atualizado em 03/08/2018 15h32

O que é nota de corte do ProUni?

ProUni

O ProUni tem duas notas de corte: uma pontuação mínima para se inscrever e outra para conseguir uma bolsa de estudo Por Lorraine Vilela Campos
Diferença entre nota mínima para participar do ProUni e para conseguir uma bolsa pode gerar dúvida
Diferença entre nota mínima para participar do ProUni e para conseguir uma bolsa pode gerar dúvida
PUBLICIDADE

Foi se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni), viu a expressão "nota de corte" e não sabe do que se trata? Fique tranquilo(a)! O Brasil Escola explica direitinho o que significa este termo importante para conseguir uma bolsa de estudo!

Conheça os cursos mais procurados do ProUni

A nota de corte (ou ponto de corte) do ProUni é a pontuação do último candidato classificado dentro do número de bolsas oferecidas. O termo também pode ser entendido como a média mínima exigida no Enem para se inscrever no ProUni. 

Veja também: quanto é preciso para passar no Enem?

Pontuação mínima para se inscrever no ProUni

A pontuação mínima para se inscrever no ProUni é a média de 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nota acima de zero na redação. 

Leia também: para que serve o boletim do Enem e como acessá-lo?

Se o candidato tiver feito o Enem e não alcançou a pontuação mínima, a inscrição não será aceita no sistema do ProUni. 

Nota de corte para conseguir a bolsa

Feita a inscrição no site do ProUni, o candidato pode escolher até duas opções de bolsas de estudos. 

Como o número de concorrentes costuma ser maior do que o de bolsas, o sistema faz um ranking levando em consideração da maior para a menor média. Por exemplo, se forem dez bolsas e 15 pessoas, os dez melhores disputam as vagas e os outros cinco ficam na fila. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira mitos e verdades do Enem

Como as inscrições podem ser alteradas diariamente, a nota de corte também pode mudar durante o período de inscrição. O balanço é divulgado pelo MEC a partir do segundo dia de inscrições do ProUni e o candidato fica sabendo em que colocação está, optando por permanecer na concorrência pela bolsa ou trocar por outra. 

Qual a importância da nota de corte?

A nota de corte é o que determina a aprovação na bolsa do ProUni. Por isso, buscar um bom desempenho no Enem é importante para a tão sonhada bolsa de estudos.

Se sair bem no Enem não é importante apenas para quem deseja uma bolsa do ProUni. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), programa que substitui vestibulares de instituições públicas, também usa as notas do exame para selecionar estudantes e conta com notas de corte para o preenchimento das vagas oferecidas. 

O mesmo acontece com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa de financiamento que tem pontuação mínima de 450 pontos de média para que o participante possa se inscrever. 

Saiba mais sobre o ProUni no Brasil Escola!

Artigos Relacionados
Confira as respostas às principais dúvidas sobre o ProUni, das inscrições ao resultado da lista de espera.
Veja quem tem direito às cotas do ProUni e como elas funcionam. Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudos aos participantes do Enem e, ainda, reserva parte de suas oportunidades para os cotistas raciais.
Clique aqui e descubra quais são os cursos menos procurados do ProUni e aumente suas chances de conseguir uma bolsa de estudo em faculdade particular. Geralmente, são cursos oferecidos em poucas instituições ou com o mercado de trabalho ruim.
Confira os 10 cursos mais procurados do ProUni. Será que você sabe quais são os cursos mais concorridos do ProUni? Ranking dos cursos mais procurados do ProUni mostra preferência dos estudantes por Direito e Administração. Veja outras carreiras bastante procuradas.
A inscrição do ProUni exige a participação no Enem, baixa renda e escolaridade. Confira o passo a passo para se inscrever no ProUni.
As inscrições das bolsas remanescentes do ProUni 2018/2 começam no dia 20 de agosto. Os candidatos que já estão matriculados terão até o próximo dia 24 para o cadastro, enquanto o prazo para os matriculados termina em 28 de setembro.
As inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2018/2. As bolsas integrais e parciais são exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, sem obter zero na redação.
Clique aqui e saiba tudo sobre a edição de 2019 do ProUni, o Programa Universidade para Todos. As datas, como fazer a inscrição, quem pode participar, quais bolsas de estudo serão oferecidas e muito mais.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES