O que é nota de corte do ProUni?

O ProUni tem duas notas de corte: uma pontuação mínima para se inscrever e outra para conseguir uma bolsa de estudo
Por Lorraine Vilela Campos

Diferença entre nota mínima para participar do ProUni e para conseguir uma bolsa pode gerar dúvida
Diferença entre nota mínima para participar do ProUni e para conseguir uma bolsa pode gerar dúvida
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Foi se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni), viu a expressão "nota de corte" e não sabe do que se trata? Fique tranquilo(a)! O Brasil Escola explica direitinho o que significa este termo importante para conseguir uma bolsa de estudo!

Conheça os cursos mais procurados do ProUni

A nota de corte (ou ponto de corte) do ProUni é a pontuação do último candidato classificado dentro do número de bolsas oferecidas. O termo também pode ser entendido como a média mínima exigida no Enem para se inscrever no ProUni. 

Veja também: quanto é preciso para passar no Enem?

Tópicos deste artigo

Pontuação mínima para se inscrever no ProUni

A pontuação mínima para se inscrever no ProUni é a média de 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nota acima de zero na redação. 

Leia também: para que serve o boletim do Enem e como acessá-lo?

Se o candidato tiver feito o Enem e não alcançou a pontuação mínima, a inscrição não será aceita no sistema do ProUni. 

Nota de corte para conseguir a bolsa

Feita a inscrição na página do ProUni no Portal Único, o candidato pode escolher até duas opções de bolsas de estudos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o número de concorrentes costuma ser maior do que o de bolsas, o sistema faz um ranking levando em consideração da maior para a menor média. Por exemplo, se forem dez bolsas e 15 pessoas, os dez melhores disputam as vagas e os outros cinco ficam na fila. 

Confira mitos e verdades do Enem

Como as inscrições podem ser alteradas diariamente, a nota de corte também pode mudar durante o período de inscrição. O balanço é divulgado pelo MEC a partir do segundo dia de inscrições do ProUni e o candidato fica sabendo em que colocação está, optando por permanecer na concorrência pela bolsa ou trocar por outra. 

Qual a importância da nota de corte?

A nota de corte é o que determina a aprovação na bolsa do ProUni. Por isso, buscar um bom desempenho no Enem é importante para a tão sonhada bolsa de estudos.

Se sair bem no Enem não é importante apenas para quem deseja uma bolsa do ProUni. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), programa que substitui vestibulares de instituições públicas, também usa as notas do exame para selecionar estudantes e conta com notas de corte para o preenchimento das vagas oferecidas. 

O mesmo acontece com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa de financiamento que tem pontuação mínima de 450 pontos de média para que o participante possa se inscrever. 

Saiba mais sobre o ProUni no Brasil Escola!