SiSU e ProUni: é possível utilizar os dois programas ao mesmo tempo?

O SiSU e o ProUni são dois programas do governo federal para ingresso em instituições de ensino superior
Por Miguel Souza

Rapaz sorrindo segurando cadernos e apontando para texto "SiSU e ProUni"
MEC não permite que bolsistas do ProUni se matriculem em instituições públicas de ensino superior
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Embora o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) possuam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação veta a utilização simultânea dos dois programas.

Isso porque, uma das regras para se matricular via ProUni é não estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita. 

Entretanto, o veto não proíbe que estudantes façam a inscrição em ambos programas, ou até mesmo que um estudante bolsista se inscreva no SiSU e vice-versa.

Porém, caso aprovado, será preciso escolher uma das duas instituições. Desta forma, se um bolsista do ProUni for aprovado em uma vaga pelo SiSU, ele precisará abandonar sua matrícula na instituição privada para conseguir se matricular na instituição pública. 

Leia também: é possível utilizar o ProUni e Fies?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

ProUni e SiSU

Ambos os processos seletivos selecionam estudantes por meio das notas do Enem. No caso do SiSU, a seleção é feita para instituições públicas de ensino superior. 

Já o ProUni concede bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior. As bolsas podem ser integrais ou parciais.

Para conseguir as bolsas do ProUni é preciso se enquadrar nas regras do programa. Confira tudo sobre o ProUni aqui. 

Tanto SiSU como o ProUni abrem inscrições duas vezes ao ano, uma em cada semestre. Perto do prazo de inscrições o MEC divulga os editais dos processos seletivos, contendo informações como procedimentos e calendário.