Como funciona o ProUni - tire sua dúvida

FAQ do Brasil Escola responde as principais dúvidas dos candidatos às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Por Jessica Gonçalves Pereira

Regras do ProUni ainda geram dúvidas em estudantes
Regras do ProUni ainda geram dúvidas em estudantes
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O ProUni, Programa Universidade Para Todos, já se consolidou como um dos principais incentivos ao ensino superior no Brasil. É por meio dele que milhares de estudantes conseguiram e conseguem se manter na universidade.

O processo foi criado em 2004, mas as dúvidas ainda são frequentes. Por isso decidimos explicar como funciona o ProUni, através de dúvidas enviadas pelos internautas.

Antes das perguntas é válido salientar que o ProUni distribui bolsas de estudo parciais ou integrais para estudantes de universidades particulares. Para ter chances de conseguir o incentivo, o candidato deve atender alguns requisitos:

Veja aqui os requisitos para se inscrever no ProUni

Posso inscrever no ProUni sem ter concluído o ensino médio ou sem ter o certificado do Enem? 

Não. Para participar do ProUni é necessário ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou em colégio particular com ou sem bolsa de estudo integral. Candidatos que concluíram o ensino médio por certificações como o Encceja também podem participar da seleção.

Lembrando que estudantes que fizeram o ensino médio todo em escola pública tem prioridade na classificação em relação a quem fez integralmente na rede particular. 

Saiba como concluir o ensino médio pelo Encceja

Quem não fez o Enem pode fazer a inscrição no Prouni?

Não. O critério de seleção para as bolsas do Prouni é o desempenho do candidato no Enem, portanto não é possível se inscrever no programa sem a nota do exame. 

Posso usar a nota de outras edições do Enem para me inscrever? 

O ProUni 2024 aceita as notas das duas últimas edições do Enem. No caso, 2022 e 2023.

Qual a pontuação miníma para se inscrever no ProUni? 

Para participar do ProUni o estudante deverá ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem e nota acima de zero na redação. 

Saiba como calcular a média do Enem

Eu já possuo curso superior, mesmo assim posso participar do ProUni para outro curso?

Não. As bolsas do ProUni são destinadas somente à estudantes que ainda não possuem curso superior. 

Se eu não obter a nota necessária em apenas uma disciplina, ainda posso me inscrever? 

É necessário que o candidato obtenha 450 pontos na MÉDIA das notas do Exame, portanto há esta possibilidade, desde que a nota em outras disciplinas seja superior ao exigido. 

Como faço para calcular a minha renda? 

É preciso que se some a renda bruta mensal de cada pessoa moradora do mesmo domicílio, em seguida divida o valor pelo número de pessoas. O valor encontrado será a sua renda.

Se o montante for até um salário-mínimo e meio, é possível concorrer a uma bolsa integral.

Se for até três salários-mínimos, o candidato deverá optar por uma bolsa parcial.

Considera-se grupo familiar, aquele formado por uma ou mais pessoas, incluindo pessoas que contribuam para os rendimentos da família ou tenham suas despesas pagas por ela, todas moradoras da mesma casa. 

Concluí o ensino médio pelo Encceja, posso me inscrever no ProUni?

Sim. De acordo com a Portaria do ProUni, estudantes que concluíram o ensino médio por Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sistema estadual de ensino e pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) também podem participar do ProUni, desde que atendam os demais requisitos.

Quem concluiu o ensino médio pelo supletivo pode se inscrever no Prouni?

Sim.

Quem fez o primeiro ano do Ensino Médio com bolsa parcial em escola particular e o restante em escola pública pode se candidatar? 

Sim. Com as novas mudanças do programa no ano de 2022, candidatos que tenham estudado o ensino médio tanto na rede particular e pública ou somente na particular, podem participar. Mesmo que não tenham recebido bolsa de estudo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para participar da segunda chamada do ProUni, eu teria que ter me inscrito antes da primeira? 

Sim. Somente os candidatos que se inscreveram para a primeira chamada do Prouni e não foram chamados poderão continuar concorrendo às bolsas. 

Como me inscrever na lista de espera? 

Para participar da lista de espera o candidato tem que, obrigatoriamente, confirmar interesse na bolsa. Isto poderá ser feito no site do Prouni no prazo estipulado pelo cronograma.

Poderá participar da Lista de Espera do Prouni, exclusivamente para o curso correspondente à sua primeira opção, o candidato:

  • não pré-selecionado nas chamadas regulares; e

  • pré-selecionado em sua segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Poderão participar da lista de espera para o curso correspondente à sua segunda opção

  • o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção;

  • não pré-selecionado nas chamadas regulares em que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso;

  • pré-selecionado em sua primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Onde é divulgado o resultado da lista de espera do ProUni?

As chamadas da lista de espera são divulgadas pelas Universidades em seus respectivos sites. 

Quem conseguiu bolsa de 50% pode participar do Fies? 

Sim. Quem conseguir a bolsa parcial do ProUni pode custear o restante da mensalidade pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem a apresentação de fiador. Para conseguir o beneficio é necessário que a universidade para a qual o candidato foi selecionado tenha aderido ao Fies. 

Posso usar o ProUni e outra bolsa de estudo no mesmo curso?

Depende. É vedada acumulação com quaisquer outras bolsas mantidas com recursos públicos, de qualquer das esferas federativas. Entretanto, o estudante pode se candidatar a bolsa de iniciação científica, exceto se também for beneficiário da bolsa permanência.

Se não formar turma eu perco a bolsa?

Depende. Se não houver a formação de turma, o candidato pré-selecionado terá direito à bolsa se tiver realizado a matrícula. Caso não tenha se matriculado, ele será reprovado. Entretanto, o candidato reprovado por não formação de turma ainda poderá concorrer às vagas da próxima chamada ou se inscrever na lista de espera. 

Quero mudar de faculdade, posso continuar com a bolsa?

Depende. A transferência pode ser feita para cursos afins, desde que:

  • as instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência;

  • a instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa; e

  • exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

Quanto tempo tenho para terminar o curso utilizando a bolsa do ProUni?

O beneficiário da bolsa do Prouni tem duas vezes a duração do curso para se formar, ou seja, se o curso tem duração de quatro anos, o bolsista poderá se graduar em até oito anos com o benefício. 

Assista às nossas videoaulas