Whatsapp
Em 31/01/2022 19h09 , atualizado em 22/02/2022 12h08

ProUni 2022

ProUni

Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo em universidades particulares Por Silvia Tancredi
Inscrições para ProUni 2022 são feitas pela internet
Inscrições para ProUni 2022 são feitas pela internet
PUBLICIDADE

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo em instituições de ensino particulares de todo o Brasil a estudantes que comprovem ter baixa renda. O Ministério da Educação (MEC), que coordena o programa, realiza duas edições ao ano, sendo cada uma em um dos semestres.

As inscrições para o ProUni 2022 do primeiro semestre estão abertas. A edição oferece 273.001 bolsas de estudos, sendo 181.036 e 91.965 parciais. A quantidade é um recorde entre todas as edições do programa.

As bolsas do ProUni 2022/1 são para 19.584 cursos ministrados em 1.085 instituições privadas de ensino superior. Os estados com maior oferta são São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.

Quem pode participar do ProUni 2022?

Para se inscrever no ProUni 2022/1, o candidato deverá obrigatoriamente ter feito o Enem 2021 ou o Enem 2020 e conseguido, pelo menos, 450 pontos de média e nota diferente de zero na redação.

Além de ter feito uma das últimas duas edições do Enem, o candidato precisa se encaixar em uma das categorias abaixo:

=> Ter cursado o ensino médio na rede pública ou em colégios particulares na condição de bolsista integral.
=> Pessoa com deficiência.
=> Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante do quadro permanente da escola.

Saiba como usar o Enem no ProUni

Quais são os tipos de bolsas de estudo?

O ProUni 2022 oferece dois tipos de bolsas de estudo:

=>Bolsa integral: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

=>Bolsa parcial (50% do valor): renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Datas ProUni 2022/1

O cronograma e o Edital do ProUni 2022/1 já foram divulgados. Confira abaixo as principais datas:

  • Inscrição: 22 a 25 de fevereiro

  • 1ª chamada: 2 de março

  • Comprovação das informações (1ª chamada): 3 a 14 de março

  • 2ª chamada: 21 de março

  • Comprovação das informações (2ª chamada): 21 a 29 de março

  • Inscrição na lista de espera: 4 e 5 de abril

  • Resultado da lista de espera: 7 de abril

  • Comprovação das informações (lista de espera): 8 a 13 de abril

Como fazer a inscrição no ProUni 2022?

As inscrições devem ser feitas no Portal do ProUni administrado pelo MEC. Mas, antes, o candidato deve criar o seu cadastro no portal gov.br. Caso já o tenha, pode seguir direto e apresentar o número do CPF e a senha.

Veja como recuperar a senha do Enem

Em seguida, é necessário que o candidato confira se preenche todos os requisitos exigidos para concorrer à bolsa de estudo. Caso atenda, deve seguir e completar o questionário socioeconômico e os dados pessoais.

A etapa seguinte é escolher a primeira e a segunda opção de curso de graduação oferecido no ProUni 2022. Por fim, deve-se sinalizar o nome da instituição, o município e o turno.

Nota de corte

A nota de corte do ProUni é a média do Enem do último candidato pré-selecionado para a bolsa de estudo em determinado curso. 

No segundo dia de inscrições do ProUni, o MEC divulga as notas de corte de cada curso. Sendo assim, o estudante pode verificar em qual colocação se encontra, ou seja, se tem chance de disputar a vaga. Caso contrário, o aluno pode mudar a opção de bolsa de estudo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais sobre a nota de corte do ProUni

Resultado

O resultado do ProUni é divulgado na página do programa e nos sites das instituições de oferta da bolsa de estudo. Conforme o MEC, esse resultado apenas garante a expectativa da vaga. 

Para que o estudante realmente garanta a bolsa de estudos deve comprovar as informações prestadas no momento de inscrição na faculdade de oferta da vaga. Os horários e os locais, bem como a documentação, são definidos por cada instituição. 

Quem não confirmar as informações dentro do prazo estipulado perderá a bolsa de estudo.

Lista de espera

Estudantes que não foram aprovados nas chamadas regulares do ProUni podem participar da lista de espera. Confira os requisitos:

  • Curso em 1ª opção: pré-selecionado na segunda opção de curso, mas reprovado por não formação de turma;

  • Curso em 2ª opção: não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso, e pré-selecionado na primeira opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.

No ProUni 2022/1, as inscrições para a lista de espera serão nos dias 4 e 5 de abril. O resultado sairá no dia 7. Quem for pré-selecionado também precisará ir até à faculdade confirmar as informações para garantir a bolsa.

Novidades no ProUni 2022/2

No final de dezembro de 2021, o MEC anunciou novidades para o ProUni 2022. Algumas mudanças passam a valer somente no segundo semestre, enquanto outras já a partir da primeira edição.

O que muda a partir do 1º semestre

  • Estudantes matriculados em instituição pública de ensino superior não poderão participar do ProUni;

  • Pessoas com diploma de ensino superior não poderão concorrer às bolsas parciais (veja exceção abaixo);

  • Estudante que já tiver cursado 75% do curso por meio do ProUni não poderá transferir a bolsa para outro curso superior;

  • Dispensa de comprovação de renda para estudantes com deficiência, desde que tal informação esteja no banco de dados de órgãos governamentais.

Os professores que possuem diploma ainda poderão se inscrever no ProUni, desde que os cursos escolhidos por eles sejam de licenciatura e em complemento do bacharelado, sendo concomitante a ele ou não.

O que muda a partir do 2º semestre

Segundo a Medida Provisória (MP) que alterou o ProUni, egressos da rede particular de ensino, mesmo que não tenham estudado com bolsas integrais, poderão se inscrever no programa.

Uma outra mudança para o segundo semestre é em relação às cotas no ProUni. Os percentuais de cotistas serão iguais aos registrados pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em cada local de oferta. A novidade está detalhada no Artigo 7º da MP.

As cotas do ProUni são divididas em:

  • Pretos, Pardos e Indígenas (PPI)

  • Pessoas com deficiência (PcD)

Entenda a diferença entre Enem , SiSU, ProUni e Fies

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Os editais do ProUni e Fies 2022/1 foram publicados. Seleções utilizarão as notas do Enem para avaliar estudantes
O Ministério da Educação (MEC) divulgou os cronogramas dos processos seletivos 2022/1 do SiSU, ProUni e Fies, que usarão as notas do Enem 2021.
Presidente Bolsonaro liberou o acesso de estudantes de escolas privadas que estudaram sem bolsa de estudos integral no ProUni. A decisão tem dividido opiniões favoráveis e contra.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES