Whatsapp
Em 16/07/2018 15h31 , atualizado em 02/08/2018 16h51

Os cursos mais procurados do ProUni

ProUni

Ranking dos cursos mais visados do Programa Universidade para Todos tem Direito na primeira posição. Por Adriano Lesme
Direito lidera o ranking dos cursos mais procurados no ProUni
Direito lidera o ranking dos cursos mais procurados no ProUni
Crédito da Imagem: Shutterstock
PUBLICIDADE

O Programa Universidade para Todos (ProUni) recebe todos os anos milhões de inscrições para as bolsas de estudo integrais e parciais oferecidas em várias faculdades particulares. Alguns cursos são mais procurados que outros, aumentando a concorrência por uma vaga no ensino superior.

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 250 carreiras ofereceram vagas nas duas edições do ProUni 2017. Com base nesses números, separamos os 10 cursos mais procurados do ProUni. Veja a lista!

1. Direito
2. Administração
3. Pedagogia
4. Enfermagem
5. Educação Física
6. Psicologia
7. Ciências Contábeis
8. Engenharia Civil
9. Fisioterapia
10. Medicina

Direito – 355.513 inscrições

Direito lidera a lista dos cursos mais procurados do ProUni, com mais de 350 mil interessados no ano de 2017. Contribue para esse fato a existência de quase 1.300 cursos de Direito no país. O Brasil tem mais faculdades de Direito do que Estados Unidos, Europa e China juntos. Impressionante, não é?!

Administração – 338.512 inscrições

Administração

O curso de Administração não fica muito atrás do Direito em número de inscritos. Em 2017, o ProUni recebeu mais de 330 mil inscrições para a graduação. Um dos motivos pode ser o leque de opções de carreira para um graduado na área, como Administração de Empresas, Administração Pública, Marketing, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas etc.

Pedagogia – 221.046 inscrições

Pedagogia

Mais de 220 mil estudantes se interessaram pela carreira de pedagogo no ProUni 2017. O curso de Pedagogia permite ao profissional atuar em escolas, creches, centros de estudo e até órgãos públicos. O pedagogo pode lecionar no ensino infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental.

Enfermagem – 215.176 inscrições

Enfermagem

Para o bem de todos os brasileiros, muitos estudantes se interessam pela carreira de Enfermagem. No ProUni 2017, foram 215 mil inscrições. O(a) enfermeiro(a) pode atuar em todos os setores do hospital, desde a pediatria neonatal até a UTI, passando pela psiquiatria, maternidade e cardiologia, por exemplo.

Educação Física – 205.232 inscrições

O curso de Educação Física não costuma ficar entre os mais concorridos dos vestibulares de universidades públicas, mas no ProUni tem bastante procura. Em tempos de sedentarismo, o educador físico é um profissional muito importante para melhorar a qualidade de vida da população. Ele pode trabalhar em escolas, academias, centros de treinamento e clínicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Psicologia – 169.484 inscrições

Psicologia

Com quase 170 mil inscrições, Psicologia é o sexto curso mais procurado do ProUni. Nos últimos anos, tem crescido a concorrência pela graduação também em universidades públicas. Uma das explicações pode ser a expansão do mercado no Brasil, empurrado pela demanda por bons profissionais. 

Ciências Contábeis – 160.261 inscrições

Ciências Contábeis

Não é só de cálculo de imposto de renda que vivem os profissionais de Ciências Contábeis. O amplo mercado tem impulsionado a procura pelo curso no ProUni. O contador é essencial em todas as empresas e instituições públicas, o que faz a profisão ser bastante valorizada.

Engenharia Civil – 142.439 inscrições

Engenharia Civil

O Brasil viu há poucos anos uma corrida pelas vagas nos cursos de Engenharia Civil. Os investimentos em infraestrutura aumentaram a demanda por profissionais da área, que tinham garantia de emprego e bons salários assim que saíam da faculdade. Hoje, o cenário é diferente, mas a graduação ainda é bastante procurada. Mais de 140 mil estudantes concorreram a uma vaga no curso pelo ProUni em 2017.

Fisioterapia – 137.934 inscrições

Fisioterapia

Fisioterapia é outra profissão bastante procurada em universidades públicas e privadas. Os problemas de coluna causados pela má postura no trabalho e nas escolas, por exemplo, ao ficarmos sentados em frente ao computador, são corrigidos com o auxílio deste profissional. O fisioterapeuta pode atuar nas áreas de traumatologia e ortopedia, reumatologia, geriatria, cardiologia, neurologia, entre outras.

Medicina – 115.207 inscrições

Medicina

Medicina ainda é, e continuará sendo por algum tempo, a profissão mais bem remunerada do Brasil. Isso reflete na procura pelo curso. Apesar das poucas vagas no ProUni, a carreira recebeu mais de 115 mil inscrições em 2017. A bolsa de estudo é de grande ajuda em um curso cuja mensalidade pode ultrapassar R$ 7 mil.

Artigos Relacionados
O Ministério da Educação (MEC) abriu hoje (30) o período para inscrições da lista de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2018/2. Os interessados terão até às 23h59 da próxima terça-feira (31) para a manifestação de interesse por bolsas remanescentes. 
Saiba como transferir a bolsa do ProUni para outro curso ou faculdade. Estudante beneficiado com a bolsa de estudo do ProUni pode solicitar transferência para outro curso afim ou para outra instituição. Mas para que o processo seja válido é necessário cumprir alguns critérios. Veja como transferir a Bolsa do ProUni.
Veja quem tem direito às cotas do ProUni e como elas funcionam. Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudos aos participantes do Enem e, ainda, reserva parte de suas oportunidades para os cotistas raciais.
Os cursos de Engenharias foram os mais procurados no ProUni 2016/1, conforme balanço divulgado pelo MEC na tarde de ontem, 26 de janeiro.
Clique aqui e descubra quais são os cursos menos procurados do ProUni e aumente suas chances de conseguir uma bolsa de estudo em faculdade particular. Geralmente, são cursos oferecidos em poucas instituições ou com o mercado de trabalho ruim.
Saiba o que é a nota de corte do ProUni e a diferença entre a pontuação mínima para se inscrever e para conseguir uma bolsa no Programa Universidade Para Todos. A nota de corte do ProUni leva em consideração a pontuação obtida no último Enem realizado.
O MEC publicou hoje (2) o resultado da lista de espera do ProUni 2018/2. Candidatos terão que comparecer às instituições de ensino para comprovar informações de 3 a 6 de agosto. A ausência na comprovação gera perda da bolsa.
A segunda chamada do ProUni 2018/2 foi publicada nesta segunda-feira (16). Os candidatos convocados terão que confirmar as informações nas instituições de ensino até 23 de julho. A bolsa só será confirmada após a entrega dos documentos.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES