Cotas no ProUni – como funcionam

Programa reserva parte das bolsas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas
Por Lorraine Vilela Campos

Instituições de ensino têm que reservar parte de suas bolsas para pretos, pardos e indígenas
Instituições de ensino têm que reservar parte de suas bolsas para pretos, pardos e indígenas
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para conceder bolsas de estudos para estudantes de escolas públicas, bolsistas integrais em colégios particulares, professores da rede pública e Pessoas com Deficiência (PcD). Dentro desse público, as instituições ainda têm que reservar parte de suas oportunidades aos cotistas raciais/etnia.

Como funciona o ProUni

Entenda a Lei de Cotas

Para participar do ProUni é preciso se enquadrar em alguns casos, independente da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas).

Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo média de 450 pontos nas provas e não zerar a redação. Esta etapa é obrigatória para todos os participantes, incluindo professores da rede pública de ensino e PcD.

Além disso, para participar do ProUni é preciso se enquadrar em um dos seguintes critérios abaixo:  

  • ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública 

  • ter cursado o ensino médio em instituição privada como bolsista integral

  • tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com ou sem bolsa)

  • ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista parcial ou sem a condição de bolsista

  • ser pessoa com deficiência

  • ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica

Participantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem concorrer às bolsas integrais (totalmente gratuitas). Quem tem renda entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa pode se inscrever para as bolsas de 50%. 

Tópicos deste artigo

Quem faz parte das cotas no ProUni?

Parte das bolsas oferecidas pelas faculdades credenciadas no ProUni são reservadas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, independente de renda. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A reserva de vagas para os cotistas é garantida pela portaria do ProUni e pela lei que regulamenta o Programa.

O percentual de bolsas leva em consideração os dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou seja, a quantidade de pessoas destas etnias por região, avaliando a demanda social das cotas. 

Como se inscrever no ProUni como cotista?

O ProUni tem duas edições regulares por ano, realizadas de forma semestral. O cadastro dos participantes é gratuito e feito pela internet. Confira abaixo os passos da inscrição:

1º: No período de inscrições do ProUni, o participante precisa entrar na Página Oficial, informar seu CPF e senha cadastrados no site do Enem. 

2º: Feito o login, o estudante terá que informar um e-mail válido. 

3º: Escolher até duas instituições de ensino, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa (conforme a renda familiar), respeitando a ordem de preferência para o caso de ser aprovado.

4º: Informar a modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência). O candidato não poderá se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso (na mesma instituição). 

Como saber se ganhei a bolsa?

O MEC determina um dia para divulgação dos pré-selecionados nas bolsas disponíveis. Estes participantes precisam verificar a documentação necessária para cada modalidade e comparecer às instituições de ensino para comprovar as informações e se matricularem. 

A perda do prazo para entrega de documentos nas instituições de ensino faz com o estudante fique sem a bolsa. A oportunidade remanescente vai para a convocação da segunda chamada regular do ProUni, a qual é feita com base nos estudantes que possuem a pontuação necessária e não foram chamados na primeira lista. 

Mais informações estão disponíveis na portaria do ProUni.

Assista às nossas videoaulas