Topo
pesquisar
Em 25/01/2017 16h38, atualizado em 25/01/2017 16h38

Por que alguns cursos não estão no SiSU?

Enem

Cursos a distância e os que exigem testes de habilidades específicas não contam com vagas no sistema Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma digital que o Ministério da Educação (MEC) utiliza para selecionar candidatos para cursos presenciais gratuitos de instituições de ensino superior públicas. O método substitui a aplicação de provas de vestibulares tradicionais de várias instituições pela nota no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confira as instituições que aderiram ao SiSU

O ingresso pelo SiSU é exclusivo para instituições públicas, não gerando custos de inscrição, matrícula ou mensalidade para o estudante. As faculdades particulares não oferecem vagas em tal seleção, mas algumas utilizam a nota do Enem para a oferta de bolsas de estudos e para financiar os cursos por meio Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ambas as iniciativas administradas pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja como estudar de graça com o ProUni

Saiba como Financiar seu curso pelo Fies

Cursos que exigem provas de aptidão

Apesar da crescente oferta de vagas pelo SiSU, fator que levou a extinção de diversos vestibulares por todo o Brasil, alguns cursos costumam não aparecer no SiSU por exigir um teste de habilidade específica, além do Enem.

Veja também: Saiba o que são os testes de habilidades específicas

Cursos como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas e Teatro, Artes Plásticas e Visuais, Design de Interiores (alguns casos a denominação é só Design), Desenho Industrial, Música, Dança, Canto e Instrumento, Educação Artística e Gravura são conhecidos por terem essa etapa adicional em seus vestibulares.

Com a adesão ao SiSU, as universidades e institutos federais que deixaram de aplicar os vestibulares tiveram que adotar um meio de ingresso para os cursos que exigem provas específicas, mas sem a necessidade de testes de conhecimentos gerais e redação, os quais foram substituídos pelo Enem. 

Candidatos que pretendem se inscrever para os cursos que exigem habilidades específicas nas instituições que usam o SiSU devem fazer o Enem normalmente. As notas do exame do MEC constituem uma das etapas do processo seletivo, sendo a outra a prova teórica e/ou prática dedicada a cada graduação que precisa da verificação da vocação e desempenho do estudante. 

Uma das principais instituições que possui o processo exclusivo para cursos com testes de habilidades específicas é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), devido a sua tradição e a grande oferta por ano. Na UFRJ, candidatos interessados nos cursos que exigem habilidades específicas devem se inscrever em dois momentos, sendo a primeira para a realização das provas teórico/práticas e a segunda para que possam concorrer às vagas oferecidas, sendo nesta etapa que as informações sobre a participação no Enem são coletadas e computadas. 

São várias as instituições que oferecem cursos que exigem habilidades específicas somadas às notas do Enem, mas além da UFRJ que já foi citada, se destacam pela oferta de vagas as seguintes:

→ Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Exceções

A Universidade de São Paulo (USP) está aderindo aos poucos ao SiSU, sem deixar de lado o maior vestibular do país, a Fuvest. No entanto, para possibilitar que os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design participem do SiSU, houve a suspensão experimental dos testes específicos para tais cursos. 

As demais unidades da USP que possuem cursos que precisam de verificação de habilidades específicas permanecem fora do SiSU e oferecem vagas apenas pelo Vestibular da Fuvest. 

Cursos a distância

Os cursos a distância, também conhecidos como EaD, não possuem seleção pelo SiSU. As instituições públicas que possuem cursos a distância realizam vestibulares próprios, que recebem o nome de processo seletivo do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola