Em 03/12/2007 08h46 , atualizado em 05/07/2019 13h33

Universidade de Brasília (UnB)

Universidades

Maior universidade do Distrito Federal seleciona seus alunos por meio do Enem e vestibulares tradicional e seriado. Por Adriano Lesme
Vista aérea do Campus Darcy Ribeiro (Foto de Augusto Areal)
Vista aérea do Campus Darcy Ribeiro (Foto de Augusto Areal)
PUBLICIDADE

Dois anos após a fundação de Brasília, no dia 21 de abril de 1962, foi fundada a Universidade de Brasília (UnB), iniciando o ciclo de uma universidade que viria a se tornar uma das mais bem conceituadas do Brasil.

Campus Universitário Darcy Ribeiro (Sede): Gleba A, Asa Norte, Brasília/DF - Fone (61) 3107-3300.

Campus Universitário de Planaltina: Área Universitária 01, Vila Nossa Senhora de Fátima, Planaltina/DF - Fone (61) 3107-8002.

Campus Ceilândia: Centro Metropolitano, conjunto A, lote 1, Ceilândia Sul, Ceilândia/DF - Fone (61) 3107-8400.

Campus Gama: Área Especial de Indústria Projeção A Brasília, Setor Leste, Gama/DF - Fone (61)  3107-8901.

Cursos da UnB

Campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto): Administração, Agronomia, Arquitetura e urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciência Política, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais, Comunicação Organizacional, Comunicação Social, Desenho Industrial, Direito, Educação Física, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Estatística, Filosofia, Física, Geofísica, Geografia, Geologia, Gestão de Políticas Públicas, Gestão do Agronegócio, Gestão em Saúde Coletiva, História, Letras, Letras – Tradução, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Museologia, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Tecnológica, Relações Internacionais, Serviço Social, Turismo.

Planaltina: Bacharelado em Gestão do Agronegócio, Licenciatura em Ciências Naturais, Gestão Ambiental, Licenciatura em Educação do Campo.

Ceilândia: Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão de Saúde, Terapia Ocupacional.

Gama: Engenharia Automotiva, Engenharia de Energia, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Software.

Ensino a distância

São disponibilizados as seguintes licenciaturas pela Universidade Aberta do Brasil (UAB): Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Geografia, Letras, Música, Pedagogia e Teatro.

Saiba mais: www.ead.unb.br

Vestibular da UnB

A UnB possui diversas formas de ingresso: vestibular tradicional; vestibular via Enem; vestibular seriado; vestibular indígena. O vestibular tradicional, com provas aplicadas pela própria UnB, é realizado no meio do ano, em fase única e em dois dias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No 1º dia, o candidato tem de responder a 30 itens de Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), 120 itens de Português, Literatura, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia, além de uma redação.

No 2º dia o candidato são 150 itens de Biologia, Física, Química e Matemática. Os itens são classificados em quatro tipos: A - certo e errado; B - resultado numérico; C - uma opção correta dentre as letras a, b, c e d; D - discursivas.

Enem

A partir de 2020, a UnB não vai mais usar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso no primeiro semestre. Os candidatos precisam se inscrever no Enem e, posteriormente, no Vestibular da UnB. Saiba mais.

Vestibular seriado

O PAS (Programa de Avaliação Seriado) foi implantado em 1996 e, desde então, 50% das vagas dos cursos são reservadas para aprovados pelo PAS. Os estudantes precisam fazer uma prova ao fim de cada série do Ensino Médio e a média das três notas é a nota de classificação.

O participante que perder a prova da 1ª etapa pode fazer as provas da 2ª e 3ª etapa, mas ficará com nota zero na primeira prova – que tem peso 1. A 2ª prova tem peso 2 e a 3ª prova peso 3. Desde o PAS realizado no final de 2011, cada etapa possou a ter também uma prova discursiva, além das perguntas objetivas. A nota da redação vale 10% do argumento final de cada etapa.

Cotas na UnB

A UnB reserva metade das vagas para os candidatos de escolas públicas, conforme determina a Lei de Cotas, e 5% para o Programa de Ação Afirmativa. Para participar é preciso ter cor preta ou parda, declarar-se negro e optar por este sistema. 

Site: www.unb.br
Facebook: facebook.com/oficialunb
Twitter: twitter.com/unb_oficial

Artigos Relacionados
A Universidade de Brasília (UnB) liberou os locais de provas de seu Processo de Certificação de Habilidades Específicas (CHE) 2018. O exame será aplicado entre os dias 26 e 28 de maio, composto por testes escritos e prático, entrevista e apresentação de portfólio, conforme o caso.
UnB publicou na noite da última terça-feira, 20 de fevereiro, a relação de convocados na segunda chamada da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2017.
A Universidade de Brasília (UnB) soltou no final da tarde de hoje, 26 de janeiro, a relação de aprovados na terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2017.
UnB recebe inscrições de hoje (19) até o dia 22 de janeiro para o Vestibular 2018/1 dos cursos que exigem habilidades específicas. 
A Universidade de Brasília (UnB) divulgou na tarde de hoje, 16 de janeiro, a relação de convocados no Vestibular Indígena 2018
UnB criou comissão para apurar denúncias de fraudes que apontam que cerca de 100 estudantes ocupam vagas como cotistas raciais sem se enquadrarem nessa modalidade. 
A Universidade de Brasília (UnB) vai disponibilizar, na primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), 1.988 vagas
A Universidade Católica de Brasília (UCB) já publicou a relação de convocados no Vestibular 2018/1.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES