Música

Curso de Música pode formar professores, cantores e músicos de diversos instrumentos
Por Silvia Tancredi

músico com violão fazendo vídeo no celular
Profissional de música também atua pela internet
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso de Música é específico para pessoas que já têm contato com a área ou que sabem cantar ou tocar algum instrumento, como, por exemplo, violão. Para se dar bem tanto no curso quanto na carreira, é necessário ser sensível, detalhista, disciplinado e organizado.

Para ingressar no curso de graduação de Música, os candidatos precisam fazer os Testes de Habilidades Específicas (THE), por meio das quais a universidade verifica se o estudante tem aptidão para a carreira. O THE pode ter provas teóricas, práticas e orais.  

Saiba como são os Testes de Habilidades Específicas

Caso o estudante queira se formar em um instrumento específico, no momento da inscrição no vestibular de Música é preciso sinalizar essa opção. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, oferece bacharelado em Música com habilitações em várias opções de instrumentos, tais como violão, saxofone, piano, percussão, flauta, composição, regência, entre outras.

O curso de Música passou a ser oferecido nas universidades a partir do ano 2.000, mediante o desmembramento do curso de Educação Artística em outras áreas, como Teatro, Dança, Artes Visuais e a própria Música.                                                              

Sendo assim, por ser um curso relativamente novo, há crescimento na procura por profissionais da área de Música. Outro ponto que colabora para o mercado de trabalho é Lei n.º 11.769, de 2008, que tornou o ensino da música obrigatório nas escolas.                                 

Tópicos deste artigo

O curso de Música

O curso de Música é oferecido em universidades de todo o Brasil, principalmente públicas. Nos primeiros anos, os alunos veem disciplinas mais básicas, como Antropologia, Sociologia, História da Arte e Comunicação e Expressão. A partir do segundo ano, os estudantes têm aulas de matérias mais específicas e práticas.

A grade curricular vai depender da habilitação do curso. No entanto, algumas disciplinas são comuns a todas as habilitações. Abaixo estão algumas delas:

Disciplinas de Música (grade curricular)

  • História musical
  • Análise musical
  • Fundamentos da harmonia
  • História da música internacional e nacional
  • Música contemporânea
  • Música brasileira
  • Acústica
  • Percepção musical
  • Composição
  • Regência
  • Orquestra
  • Banda sinfônica
  • Tecnologias em música
  •  Conhecimento de instrumentos
  •  Análise da prática da música
  •  Gestão e prática da pedagogia em Música

Duração do curso: 4 anos ou oito semestres, conforme a instituição de ensino                                                   

Diferença entre bacharelado e licenciatura em Música

Na hora de inscrição no vestibular de Música, o estudante precisa escolher entre a modalidade de bacharelado ou de licenciatura. Confira as diferenças:

Música bacharelado

O curso de bacharelado em Música forma profissionais para atuarem na parte prática da carreira. Os graduados trabalham como músicos, artistas, intérpretes, compositores, instrumentistas etc.

Música licenciatura

O curso de licenciatura em Música é voltado à formação de professores de música, os quais devem criar, propor, desenvolver e ensinar atividades ligadas à área. Os professores podem dar aulas teóricas e práticas, de canto ou de algum instrumento.

Cada instituição de ensino tem autonomia para estruturar suas graduações. A Universidade Federal de Goiás (UFG), por exemplo, oferece três habilitações no curso de licenciatura em Música: Educação Musical, Ensino do Instrumento Musical e Ensino do Canto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tanto no curso de bacharelado quanto de licenciatura em Música a aluno pode concluir apenas o curso de graduação ou seguir para as próximas etapas, como mestrado e doutorado.  

professor e aluna criança tocando violoncelo
Quem quer ser professor de Música precisa escolher a modalidade de licenciatura

Mercado de trabalho de Música

O graduado no curso Música pode trabalhar em escolas de ensino infantil e fundamental, escolas específicas de música, conservatórios etc. Muitas dessas vagas são preenchidas por meio de concursos públicos.

Geralmente, os professores ministram aulas de forma presencial, mas, nos últimos anos, tem crescido a oferta de cursos de Música ou de instrumentos on-line.

O mercado de trabalho para o profissional de Música também abrange orquestras, rádios, estúdios de gravação, produtoras, clubes e Organizações Não Governamentais (ONGs).

É comum, ainda, que músicos atuem como freelancers, ou seja, sem carteira assinada, tocando em restaurantes, bares, boates, pubs e outros locais que oferecem lazer e entretenimento.

Atualmente, muitos músicos têm recorrido às redes sociais para a divulgação dos seus trabalhos. Por isso, um bom conhecimento de comunicação e marketing digital pode ajudar na carreira.          

Áreas de atuação na Música

Formados no curso de licenciatura em Música atuam como professores de canto ou de instrumentos. O profissional também trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de vários tipos de cursos (curta duração, graduação e pós-graduação).                               
                                                                                     
Por outro lado, quem escolhe o curso de bacharelado em Música atua na área prática da profissão, como cantor ou tocando algum instrumento, como violão, guitarra, baixo, bateria e outros.

O graduado em Música também pode atuar como produtor musical, compositor, maestro, regente etc.

Quem fez faculdade de Música trabalha também em eventos musicais, tais como shows, concertos, recitais e peças teatrais.

Outra forma de atuação para o músico é o desenvolvimento de trilhas sonoras para documentários e filmes e jingles para peças publicitárias.                                    
                              
Profissionais da área de Música também podem atuar prestando consultoria na área musical.

Salário do profissional formado em Música

O salário de um professor de música varia de acordo com a carga horária. Professores concursados ganham R$ 2.125,91 para jornada de 23 horas semanais. Já o salário de músico também muda conforme a habilitação. Musico Interprete Cantor, por exemplo, ganha em média R$ 2.402,58 (Fonte: Meu Salário)

Faculdades de Música

Região Centro-Oeste
Distrito Federal:
UnB
Goiás: UFG
Mato Grosso do Sul: UFMS
Mato Grosso: UFMT

Região Sudeste
Espírito Santo:
Ufes, Fames
São Paulo: USP, Unicamp, UFSCar, Unesp
Minas Gerais: UFMG, UFU, Unimontes, UEMG, Ufop, UFSJ, UFU.
Rio de Janeiro: UFRJ, UniRio

Região Sul
Paraná:
UFPR, UEL, UEM, UEPG, Embap, FAP
Rio Grande do Sul: UFPel, UFRGS, UFSM, Uergs
Santa Catarina: Udesc, Univali

Região Nordeste
Alagoas:
UFAL
Bahia: UFBA
Ceará: UFC, Uece
Maranhão: UFMA, UEMA
Paraíba: UFPB, UFCG
Pernambuco: UFPE
Piauí: UFPI
Rio Grande do Norte: Uern, UFRN
Sergipe: UFS

Região Norte
Acre: Ufac.
Amazonas: UEA.
Pará: Uepa, UFPA
Rondônia: Unir