Enem 2018: confira o resultado

Notas estão disponíveis na Página do Participante e podem ser usadas para participação no SiSU, ProUni e FIES.
Em 18/01/2019 08h34 , atualizado em 18/01/2019 10h09 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Shutterstock / Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado nesta sexta-feira, 18 de janeiro. A pontuação da maior prova do Brasil está disponível na Página do Participante, por consulta individual. 

Confira o resultado do Enem 2018

O resultado do Enem 2018 foi disponibilizado apenas para quem concluiu o ensino médio até o fim de 2018. Os estudantes dos dois primeiros anos do ensino médio, os chamados treineiros, só terão acesso ao desempenho em março.

Como acessar o resultado do Enem 2018

Os estudantes devem informar CPF e senha para o login na Página do Participante, além de marcar a imagem de segurança solicitada pelo site. Caso tenha esquecido a senha de acesso, siga os passos abaixo para criar uma nova e conferir o resultado do Enem 2018:

1 - Preencha o campo correspondente ao CPF e assinale a figura solicitada na Página do Participante. Após o preenchimento, clique em "Esqueci minha senha". 

2 - Na nova tela, veja se seu e-mail está correto, marque a figura solicitada e clique em "Enviar nova senha por e-mail". 

3 - Pronto! Confira se a senha foi encaminhada para o seu e-mail (veja também a lixeira/caixa de spam). Para mudar a senha, faça o login com a nova senha que você recebeu e escolha uma nova na parte de dados pessoais. 

Se você não tiver acesso ao e-mail cadastrado, é necessário clicar em "Não tenho acesso a este e-mail" para abrir uma página com o número do celular cadastrado, número para onde a nova senha será enviada por SMS. Se o seu número de telefone não é mais o mesmo, clique em "Não tenho acesso a este telefone celular" para ser redirecionado para a página de atualização de dados de contato, na qual deverá assinalar "Salvar novos dados de contato e enviar nova senha".

Como a nota do Enem é calculada

A nota do Enem 2018 é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), método que define a pontuação de cada questão pelo número de acertos e erros dos participantes. Uma pergunta considerada fácil valerá menos do que uma considerada difícil, sendo que a prova se divide em itens "fáceis", "médios" e "difíceis". Por isso, dois estudantes que acertaram a mesma quantidade de questões não terá a mesma nota. 

A correção da redação do Enem é diferente de muitas provas, já que adota as chamadas competências para a análise do texto. Cada competência vale de 0 a 200, totalizando mil pontos:

Competência 1 - Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
Competência 2 - Compreensão da proposta de redação do Enem;
Competência 3 - Seleção e organização das informações no texto;
Competência 4 - Capacidade de argumentação e demonstração de conhecimento;
Competência 5 - Elaboração de uma solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais, o que o Inep define como proposta de intervenção. 

Veja também: redações nota mil do Enem 2017

Mesmo não sendo possível calcular a nota do boletim do exame por conta própria, devido aos critérios adotados pelo Inep, o estudante pode calcular a sua média. Alguns programas, processos seletivos e vestibulares via Enem utilizam a média do exame para a classificação ou como pré-requisito de participação dos candidatos. 

Calcule a média do Enem 2018

Como faço para ver a redação?

A imagem digitalizada da redação do Enem 2018, conhecida como "espelho da redação", só será publicada na Página do Participante em 18 de março, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

O espelho da redação do Enem 2018 tem apenas caráter pedagógico, não cabendo recurso contra as notas atribuídas ao texto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como usar a nota do Enem 2018

A nota do Enem 2018 é pré-requisito para o ingresso em diversas instituições de ensino superior do país, pontuação também adotada por 37 universidades e institutos de Portugal para a seleção de brasileiros. Saiba como usar a pontuação!

  • SiSU: O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 preencherá 235.476 vagas em 129 instituições públicas de ensino superior apenas pelas notas do Enem 2018. As inscrições serão recebidas de 22 a 25 de janeiro, enquanto o resultado sairá no próximo dia 28. A manifestação de interesse pela lista de espera será de 28 de janeiro a 4 de fevereiro. Saiba tudo sobre o SiSU aqui Brasil Escola.

Simulador do SiSU

O MEC divulgou ontem (17) a criação do Simulador do SiSU 2019. O sistema é um teste para que o estudante saiba quais suas chances de aprovação para o curso escolhido. Para simular o desempenho, o participante terá que informar a nota do Enem 2018 no site e, automaticamente, a média será calculada, já levando em consideração os pesos para cada área do conhecimento. Saiba mais aqui.

  • ProUni: O Programa de Universidade Para Todos (ProUni) 2019/1 é a opção para quem deseja uma bolsa de estudos em instituição particular. As inscrições para bolsas de 50% ou 100% serão feitas de 29 de janeiro a 1º de fevereiro e haverá duas chamadas nos dias 4 e 18 de fevereiro. As manifestações da lista de espera poderão ser feitas nos dias 7 e 8 de março. Tire todas as dúvidas sobre o ProUni
     
  • FiesO Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/1 terá inscrições serão de 5 a 12 de fevereiro e o resultado sairá no dia 18 seguinte. O candidato pode usar as notas do Enem de qualquer edição de 2010 a 2018, sendo a média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação, além da oportunidade de escolher a modalidade de financiamento que se encaixa no seu perfil: Fies juros zero (para renda de até 3 salários mínimos por pessoa da família), com 100 mil vagas anuais ou P-Fies (renda de até 5 salários mínimos por pessoa da família e juros definidos pelos bancos). Confira as regras do Fies aqui.
     
  • Estudar no Exterior: Se seu sonho é estudar no exterior, o Enem pode ser a sua forma de estudar em Portugal. O MEC possui convênio com 37 instituições de ensino portuguesas, as quais usam o exame para selecionar brasileiros. No entanto, a pontuação é para ser aprovado na seleção, não havendo bolsas de estudos. Algumas universidades oferecem descontos para as melhores colocações, mas é preciso conferir nas páginas institucionais se existe tal possibilidade. 

Como foi o Enem 2018

O Enem 2018 contou com mais de 5,5 milhões de inscritos, dos quais mais de 4 milhões participaram das provas nos dias 4 e 11 de novembro. O primeiro dia foi composto por 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação com o tema "Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet". Já o segundo trouxe 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. 

Como todos os anos, o Brasil Escola seguiu a parceria com o Oficina do Estudante e trouxe aos leitores a correção comentada dos dois dias do Enem 2018. A resolução das questões e os gabaritos oficiais podem ser vistos em nosso site.

Mais informações podem ser conferidas no Especial Enem 2018 do Brasil Escola


Relacionados

Aprovados: PUC-Rio publica chamadas dos Vestibulares 2019 tradicional e via Enem
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) divulgou o resultado do Vestibular 2019 via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a terceira chamada da seleção tradicional nesta sexta-feira, 25 de janeiro.
Notícias
Depressão pré-vestibular e Enem
Saiba como enfrentar a depressão em ano de vestibular e Enem. Doença pode atrapalhar preparação para as provas. Especialistas contam como diagnosticar a doença e como as escolas podem ajudar os adolescentes.
Orientação Vocacional
Enem 2018: conheça 8 estudantes nota 1000 e suas dicas de redação
Conheça 8 estudantes nota 1000 na redação do Enem 2018. Eles deram dicas, contaram como foi a preparação, as propostas de intervenção e as opções de cursos no SiSU.
Notícias
Enem 2018: notas dos treineiros serão divulgadas junto com o espelho da redação
A pontuação do Enem 2018 para os participantes treineiros serão informadas no mesmo dia em que haverá a divulgação do espelho da redação. Enem 2018 foi aplicado para mais de 4,1 milhões de estudantes em 4 e 11 de novembro.
Notícias
Enem 2018: redações com notas consideradas baixas aumentam mais de 20%
Na redação do Enem 2018, cresceu a porcentagem de participantes com nota até 400 pontos (o máximo é 1000). A nota média da redação caiu de 558 para 523,4. Ao todo, 4,1 milhões de redações foram corrigidas no Enem 2018 contra 4,7 milhões em 2017.
Notícias
Enem 2018: saiba o que fazer a uma semana do resultado
Veja o que fazer na semana que antecede o resultado do Enem 2018. Milhões de estudantes terão acesso às notas na sexta-feira da próxima semana, 18 de janeiro, pontuação que estará disponível no site do Enem, pela página do Participante, e também poderá ser consultado aqui no Brasil Escola.
Notícias
IFPA divulga resultado do Vestibular 2019 via Enem
Está disponível o resultado do Vestibular 2019 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). A instituição receberá recursos contra a classificação do Processo Seletivo Unificada (PSU) via Enem nesta terça-feira, 30 de janeiro. 
Notícias
IFRS anuncia resultado do Vestibular 2019/1 via Enem
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou nesta quarta-feira, 23 de janeiro, o resultado do Vestibular 2019/1 via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os aprovados terão que se matricular nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
Notícias