Como não cair no sono durante os estudos

Fazer exercícios leves, beber água e até assistir um vídeo na internet podem espantar o sono na hora de estudar.
Por Jessica Gonçalves Pereira

Vestibulandos precisam se cuidar para não dormir na hora errada
Vestibulandos precisam se cuidar para não dormir na hora errada
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A rotina de estudos de quem está se preparando para os vestibulares e Enem é cheia de exigências. Além do tempo dedicado à escola, cursinhos ou estudos em casa, outros aspectos podem ser sacrificados, inclusive o sono. Tem gente que trabalha e estuda, ou tem outras atividades e acaba utilizando a noite para estudar. Porém, esta prática não é muito recomendável. Manter o sono em dia é fundamental para quem estuda, pois é durante a noite que repomos nossas energias e nos preparamos para o novo dia. 

O sono é extremamente importante para o bom funcionamento do corpo e também para os estudos. Se você acha que ao dormir está perdendo tempo, está muito enganado. O sono auxilia na concentração e na memória, coisas importantes para quem quer fixar conteúdos.

Leia também: dicas para melhorar a memória

Em média, o ser humano precisa de 7 a 8 horas de sono diárias para se manter disposto e saudável o suficiente para as suas atividades. O número varia de pessoa para pessoa, mas o fato é que o corpo precisa descansar para que a saúde não seja prejudicada. Entretanto, durante alguns períodos os estudos exigem mais tempo e muitas vezes o sono é o primeiro a ser modificado. 

De maneira alguma é aconselhável passar várias noites sem dormir ou dormir muito pouco durante um longo período de tempo. Entretanto, há algumas técnicas para aumentar a concentração e se manter acordado quando for realmente necessário. Confira: 

1) Faça atividade física leve

Quando estiver estudando, faça uma pausa de 50 em 50 minutos para se alongar. Dê uma corridinha pelo quarto, estique os braços e pernas, faça abdominais ou qualquer tipo de atividade física leve por cerca de cinco minutos. Isso estimula a circulação do sangue, desperta e deixa o corpo em alerta. 

2) Evite bebidas energéticas 

Tomar um cafezinho, um refrigerante ou um energético realmente desperta, mas tomar grandes quantidades pode causar mais problemas do que vantagens. Em geral, estas bebidas causam dependência e favorecem o surgimento de algumas doenças como gastrite. Prefira tomar água gelada, deixe uma garrafinha por perto e vá bebendo, é bom para despertar e mantém o corpo hidratado.

3) Banho gelado

Essa dica todo mundo conhece, mas vale reforçar. Naqueles momentos em que a sonolência pesar, jogue água fria no rosto. A ação ajuda a despertar e também distrai o cérebro. Tomar um banho frio também vale. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4) Evite comidas pesadas

Não faça refeições muito pesadas à noite, evite carboidratos e dê preferência para alimentos como baixo índice glicêmico, como a maça. Alimentos ricos em proteína também são recomendáveis. 

5) Faça pausas 

Quando sentir que está quase cochilando, assista algum vídeo engraçado na internet. Só não se empolgue e fique muito tempo! Sorrir ou dar gargalhadas vai despertar e ao mesmo tempo relaxar o seu cérebro porque libera endorfina no corpo. 

6) Estude em ambiente adequado 

Nada é mais tentador para quem já está com sono do que estudar na cama ou sofá. Nestas situações qualquer piscada vira um longo cochilo. Por isso é essencial que o local de estudo seja adequado. Estude sentado, com luz boa e um lugar sem barulho. 

Leia também: Como ter sucesso no vestibular estudando em casa

7) Tire um cochilo 

Um cochilo de 20 minutos (somente 20 minutos!) pode ajudar, e muito, quem precisa estudar, mas está com sono. Isso porque é tempo suficiente para relaxar o corpo, mas não o bastante que para se transformar em sono profundo. Desta forma, se não conseguir se concentrar devido ao sono, tire um pequeno cochilo, mas não esqueça de colocar o despertador para tocar e levante assim que o tempo se esgotar. 

Não recomendamos! Como foi dito lá no início, o sono é essencial para a saúde do seu corpo. Sendo assim, organize seus horários para que você tenha tempo suficiente para dormir e descansar. Evite tomar remédios e substâncias para se manter acordado, este tipo de prática pode ser muito prejudicial ao seu corpo a longo prazo.