Como montar um plano de estudos para o Enem

Aplicativos para computadores e celulares são ótimas ferramentas para organizar um plano de estudos para o Enem
Por Silvia Tancredi

Planos de estudos podem ser feitos em computadores e celulares
Planos de estudos podem ser feitos em computadores e celulares
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Planos de estudos são ferramentas muito eficazes para organizar o tempo que você tem para estudar para vestibulares e Enem. Ao preencher e cumprir esses planos, você passa a otimizar o tempo e os estudos com disciplina e qualidade.

E como criar um plano de estudos? Segundo o professor Eduardo Galves, do QG do Enem, um planejamento sempre começa ao montar uma agenda semanal de tarefas. 

“Somente organizando a semana é que o aluno consegue observar quantas horas líquidas de estudo ele tem” (Eduardo Galves, professor do QG do Enem)

De acordo com o seu curso de interesse, você terá que dar mais atenção a determinadas disciplinas. Para isso, é interessante programar o que deve estudar sobre cada uma delas e por quanto tempo. Usando uma agenda ou um bloco de notas, por exemplo, fica mais fácil se organizar.

Ao montar seu horário, você consegue conciliar outras atividades, como baladas, esportes e lazer, e dar a devida importância ao sono para os estudos, descanso fundamental para cumprir suas metas. 

Veja também: confira como conciliar trabalho com estudos

Tópicos deste artigo

Aplicativos

Computador, tablet e celular. Quem hoje em dia que não usa esses aparelhos com frequência? Pois saiba que, na etapa de preparação para o Enem, eles podem ser uma mão na roda; em especial, quando usados para planejar e montar um cronograma de estudos.

O interessante de usar agendas ou blocos de notas digitais é que você pode fazer alterações a hora que quiser. E tendo acesso à internet, pode ver o que anotou a qualquer momento e lugar. E, com isso, ter uma rotina organizada.

Separamos alguns sites/aplicativos úteis para você, destacando suas principais funcionalidades. Confira:

Google Agenda

Google Agenda é simples e fácil de mexer

É uma ferramenta gratuita do Google disponível para computadores e celulares com o sistema Android. 

    • É simples, intuitiva, prática e fácil de mexer: nela, é possível que você coloque, dia a dia, tudo o que tem que estudar durante um certo horário. Por exemplo, você pode colocar “estudar Biologia das 15h às 16h”.       
    • Permite criar lembretes, eventos e compromissos: você pode colocar um som ou programar para receber uma notificação ou e-mail quando estiver próximo ao horário de começar determinado estudo.      
    • Possibilita montar mais de uma agenda: com isso, você pode compartilhar os calendários, caso, por exemplo, esteja estudando em grupo.       
    • Trabalha com cores: ao separar os eventos por cores, a visualização fica mais rápida e fácil. Você pode separar as disciplinas, como, por exemplo: rosa para Química, verde para História, amarelo para Matemática, etc.

Google Keep

No Google Keep, é possível trabalhar de forma prática e rápida

É um serviço, também conectado ao Google, criado para fazer anotações. Você também pode baixar o aplicativo para celular e tablet.

    • É dinâmico e fácil de usar: o aplicativo é excelente para quando se está no meio da rua e quer salvar algo de forma prática e rápida.       
    • Vai além das anotações: você também pode juntar imagens, separar links de sites, entre outros. Também é possível salvar áudios.       
    • É visual e auditivo: para quem está estudando para o Enem, é um aplicativo interessante porque não é só texto. Então, o estudante que é mais visual ou auditivo vai se beneficiar.      
    • Permite armazenamento: você pode salvar arquivos no Google Keep e, ao mesmo tempo, eles serão salvos no Google Drive – serviço de armazenamento com grande capacidade.

Evernote

Evernote é um aplicativo que funciona como banco de anotações

É um aplicativo para celular e tablet que é um banco de anotações no qual você fazer o que precisar no momento. 

    • Organiza seus arquivos: você pode salvar textos, artigos, notícias, vídeos, etc. Vale guardar assuntos da atualidade e que podem ser abordados no Enem.     
    • Armazena links: você pode salvar os links de assuntos que tem interesse e que não pode ler no momento, deixando-os para depois.      
    • Cria recursos inteligentes: no Evernote, você pode montar tabelas, gráficos, listas de verificação, fazer áudios, etc. É interessante para fazer revisões de matérias importantes que podem cair nas provas.       
    • Funciona offline: mesmo sem acesso à internet, você pode trabalhar neste aplicativo. Tudo o que fizer será salvo.       
    • Faz pesquisas: esta é uma das principais funcionalidades. Sempre que precisar encontrar algo, mesmo que seja em PDF ou em uma anotação à mão, você encontrará o arquivo. 

Trello

No Trello, você organiza tarefas por meio de listas

É um site por meio do qual você pode organizar seus estudos, trabalhos, projetos, ao montar listas. Também é possível baixar aplicativos.

    • Tem quadros: você vai preenchendo os quadros (ou boards, em inglês) com assuntos específicos e informações necessárias.       
    • Gerencia tarefas: por ser em formato de quadros e listas, permite fácil e rápida assimilação do que tem que ser feito, a curto, médio e longo prazo.