A pressão sobre o estudante que vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de qualquer vestibular é muito grande. A cobrança pelo bom desempenho nas provas, que pode vir da família, do colégio ou do próprio aluno, gera uma carga de estresse alta. O momento envolve, ainda, a escolha pelo curso, decisão que muitas vezes gera dúvida e insegurança no vestibulando.
Focar apenas nos estudos e deixar de lado os momentos de lazer e exercícios físicos pode prejudicar o desempenho do estudante e afetar sua saúde. Por isso, acrescentar à rotina atividades voltadas para o relaxamento e estímulo da autoconfiança é algo recomendado.
Qual exercício fazer?
A oferta de exercícios físicos é muito grande. Para quem curte o contato com a natureza, caminhar e correr em parques pode ser uma boa opção. Já quem busca manter a forma, aumentar a resistência física ou perder peso, as atividades desenvolvidas em academias são indicadas. Além disso, existem diferentes modalidades esportivas para os que desejam se movimentar.
Segundo o preparador físico Diego Prado, o participante do Enem deve escolher o exercício com o qual mais se identifica e que dê mais prazer ao praticar, pois a pessoa tem que se sentir motivada e ter vontade de se exercitar. “Nessa fase as melhores opções são os esportes coletivos, pois o jovem tem contato com outras pessoas, fator que acredito ser de extrema importância”, ressalta.
Relaxamento
Relaxar é algo que quem vai fazer o Enem não consegue com tanta facilidade. Buscar métodos que auxiliem na descontração e no relaxamento são importantes para o vestibulando. Especialista em Yôga, a professora Lana Melo atribui à prática um papel importante na vida de adolescentes e jovens, já que os exercícios auxiliam no controle do estresse, melhoram a concentração e a memória, além de despertar a criatividade e o autoconhecimento.
Prática milenar, o Yôga apresenta diferentes exercícios. Lana destaca as técnicas e a forma como cada uma é utilizada. Confira!
Corporais (Ásanas) - é o trabalho da consciência corporal, coordenação motora, alongamento e fortalecimento muscular.
Respiratórias (Pránáyámas) - a técnica trabalha a respiração, aumentando a energia vital e a capacidade pulmonar, além de controlar as emoções. Já os mantras auxiliam na concentração.
Relaxamento (Yôganidrá) - exercício voltado para o controle do estresse.
Meditação (Samyama) - técnica com foco no autoconhecimento.
Yôga proporciona relaxamento e melhora a memória e concentração Créditos: Lana Melo
Benefícios
Praticar algum esporte ou exercício físico traz benefícios em aspectos físicos, emocionais e psíquicos. Segundo Diego, se exercitar reduz dores no corpo, principalmente o desconforto causado por longas horas de estudos em uma mesma posição, além de melhorar os níveis de atenção e o sono.
A melhora nos quadros de ansiedade, nas dores pelo corpo e na resistência física está ligada a liberação de substâncias que atuam em tais aspectos, como é o caso da endorfina, popularmente conhecida como o hormônio do prazer. Vale ressaltar que os limites de cada pessoa devem ser respeitados para que os benefícios dos exercícios não se transformem em problemas causados pela prática em excesso.