Exercícios físicos melhoram desempenho de estudantes no Enem

Confira os benefícios físicos e emocionais que a prática de atividades e esportes traz para o Enem
Por Lorraine Vilela Campos

Esportes coletivos são os mais indicados para adolescentes e jovens
Esportes coletivos são os mais indicados para adolescentes e jovens
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A pressão sobre o estudante que vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de qualquer vestibular é muito grande. A cobrança pelo bom desempenho nas provas, que pode vir da família, do colégio ou do próprio aluno, gera uma carga de estresse alta. O momento envolve, ainda, a escolha pelo curso, decisão que muitas vezes gera dúvida e insegurança no vestibulando.

Focar apenas nos estudos e deixar de lado os momentos de lazer e exercícios físicos pode prejudicar o desempenho do estudante e afetar sua saúde. Por isso, acrescentar à rotina atividades voltadas para o relaxamento e estímulo da autoconfiança é algo recomendado. 

Qual exercício fazer?

A oferta de exercícios físicos é muito grande. Para quem curte o contato com a natureza, caminhar e correr em parques pode ser uma boa opção. Já quem busca manter a forma, aumentar a resistência física ou perder peso, as atividades desenvolvidas em academias são indicadas. Além disso, existem diferentes modalidades esportivas para os que desejam se movimentar. 

Segundo o preparador físico Diego Prado, o participante do Enem deve escolher o exercício com o qual mais se identifica e que dê mais prazer ao praticar, pois a pessoa tem que se sentir motivada e ter vontade de se exercitar. “Nessa fase as melhores opções são os esportes coletivos, pois o jovem tem contato com outras pessoas, fator que acredito ser de extrema importância”, ressalta. 

Relaxamento

Relaxar é algo que quem vai fazer o Enem não consegue com tanta facilidade. Buscar métodos que auxiliem na descontração e no relaxamento são importantes para o vestibulando. Especialista em Yôga, a professora Lana Melo atribui à prática um papel importante na vida de adolescentes e jovens, já que os exercícios auxiliam no controle do estresse, melhoram a concentração e a memória, além de despertar a criatividade e o autoconhecimento.

Prática milenar, o Yôga apresenta diferentes exercícios. Lana destaca as técnicas e a forma como cada uma é utilizada. Confira!

Corporais (Ásanas) - é o trabalho da consciência corporal, coordenação motora, alongamento e fortalecimento muscular. 

Respiratórias (Pránáyámas) - a técnica trabalha a respiração, aumentando a energia vital e a capacidade pulmonar, além de controlar as emoções. Já os mantras auxiliam na concentração. 

Relaxamento (Yôganidrá) - exercício voltado para o controle do estresse. 

Meditação (Samyama) - técnica com foco no autoconhecimento. 


Yôga proporciona relaxamento e melhora a memória e concentração Créditos: Lana Melo

Benefícios 

Praticar algum esporte ou exercício físico traz benefícios em aspectos físicos, emocionais e psíquicos. Segundo Diego, se exercitar reduz dores no corpo, principalmente o desconforto causado por longas horas de estudos em uma mesma posição, além de melhorar os níveis de atenção e o sono. 

A melhora nos quadros de ansiedade, nas dores pelo corpo e na resistência física está ligada a liberação de substâncias que atuam em tais aspectos, como é o caso da endorfina, popularmente conhecida como o hormônio do prazer. Vale ressaltar que os limites de cada pessoa devem ser respeitados para que os benefícios dos exercícios não se transformem em problemas causados pela prática em excesso.